Paraná apresenta modelo de crescimento econômico sustentável nos EUA

Paraná apresenta modelo de crescimento econômico sustentável nos EUA

Governador Ratinho Junior participou, em Nova York, do evento Brazil and the World Economy

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quarta-feira (15), em Nova York, do evento Brazil and the World Economy, onde apresentou o modelo implementado pelo Governo do Estado que alia desenvolvimento econômico e proteção ao meio ambiente. Organizado pelo Banco BTG Pactual, o encontro reúne governadores brasileiros e executivos de empresas como a Arezzo, Parceiros da Educação, Motriz, Amigos da Poli e Fortress com o intuito de apresentar oportunidades de negócio no Brasil com foco no agronegócio.

Como tem feito em outras agendas internacionais, Ratinho Junior voltou a defender a estratégia de transformação do Paraná em uma espécie de grande supermercado do mundo por meio do incentivo à agroindústria. “O Paraná sempre foi um grande produtor e exportador de alimentos, mas o que fizemos foi estimular investimentos no beneficiamento e industrialização desses produtos para que tivessem mais valor agregado. Isso beneficia toda a cadeia produtiva, gerando mais empregos e renda à população”, afirmou o governador.

Um efeito prático disso foi o crescimento de 5,8% no Produto Interno Bruto (PIB) estadual em 2023, o dobro do resultado nacional, que cresceu 2,9% no último ano. O desempenho foi puxado principalmente pelos resultados da agropecuária, que cresceu 26,91% enquanto a média nacional foi de 15,1%. Ele também destacou o chamado PIB Verde do Paraná, que já tem 32% da economia totalmente voltada para a Agenda 2030.

A melhoria nos métodos de produção agrícola e a implementação de políticas públicas voltadas para o campo também pesaram, conforme Ratinho Junior, para que o Paraná se tornasse uma referência nacional e internacional em desenvolvimento sustentável. Ele lembrou que o Estado foi eleito por três anos consecutivos pelo Ranking de Competitividade dos Estados e por duas vezes pela consultoria Bright Cities o estado mais sustentável do Brasil, além de ser citado como exemplo no assunto pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Como exemplo, o governador citou um levantamento do Núcleo de Inteligência Geográfica e da Informação (NGI) do Instituto Água e Terra (IAT) que demonstrou que o Paraná teve um aumento significativo de cobertura florestal natural nos últimos anos. Ela passou de 54.856 km² em 2017 para 55.061 km² em 2022, um aumento de 205 km², o que equivale a uma área de 20,5 mil campos de futebol. No período, o Paraná também foi o único estado do Sul do País com aumento de cobertura vegetal no período.

Ele ainda destacou a transição energética em andamento. “Por meio do RenovaPR, também estamos oferecendo incentivos econômicos e condições facilitadas de financiamento para a instalação de sistemas de geração de energia solar e biogás nas propriedades rurais, o que aumenta o potencial de crescimento dos agricultores ao mesmo tempo que aumenta a proporção de energia produzida a partir de fontes limpas e renováveis”, expôs Ratinho Junior.

Parte desse reforço na produção de alimentos também é revertida em outras áreas do poder público. Uma das iniciativas destacada pelo governador é o programa Mais Merenda, que ampliou a oferta de alimentos adquiridos diretamente dos produtores nas escolas que compõem a rede estadual de ensino, com refeições em três turnos. “Agora, os alunos se alimentam bem quando chegam na escola, no almoço e antes de irem embora, o que facilita o processo de aprendizagem e reduz a evasão escolar”, argumentou.

Missão internacional

A participação do governador no evento do BTG integra a última etapa da mais recente missão internacional do Governo do Paraná, que também contou com agendas na França, Polônia e Canadá.

Nos Estados Unidos, onde permanece até sexta-feira (17) com o restante da delegação paranaense, Ratinho Junior também destacou as vocações econômicas do Estado durante participação no LIDE Brazil Investment Forum New York, que reuniu lideranças políticas e empresários brasileiros e norte-americanos. Ele também se encontrou com investidores no escritório do Alvarez & Marsal, empresa global de consultoria com atuação em diversos ramos. O governador ainda participa do Valor Econômico Summit, que tem como proposta discutir a economia brasileira e mundial.

Crédito da foto: Jonathan Campos/AEN

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *