Curitiba ganha em setembro seu primeiro Open Mall dedicado a Casa e Lazer

Curitiba ganha em setembro seu primeiro Open Mall dedicado a Casa e Lazer

Empreendimento do Grupo Macopa recebe investimentos de R$ 100 milhões

Curitiba ganha na primeira quinzena de setembro seu primeiro Open Mall – um conceito de empreendimento varejista que conta com lojas operando num espaço amplo que integra áreas indoor (fechadas) e outdoor ( abertas),  em proporcionalidade similar, e de fácil locomoção das pessoas e acesso facilitado de veículos. O Copa Open Mall, nome dado ao novo espaço comercial  da capital paranaense, está em fase de finalização de obras e vai comportar 80 operações em 11.000 m2 100% horizontal. O foco será a oferta de um mix de lojas especializadas na categorias de  Casa e Lazer. O open mall está situado na zona sul da cidade, em um dos cruzamentos mais movimentados da região:  entre a Linha Verde e a Rua Ipiranga, no bairro Pinheirinho.

O Grupo Macopa, dono do empreendimento, tem negócios na Capital desde 1955 quando iniciou sua atuação na área industrial de chapas de compensados em madeira. Hoje, a empresa atua em Logística, Real State e Varejo. Para colocar o Copa Open Mall em funcionamento a holding investe R$ 100 milhões em recursos próprios e usará o espaço e parte da estrutura predial de uma de suas primeiras indústrias. Quando em pleno funcionamento, a estimativa é que 2 mil empregos diretos e indiretos sejam criados em virtude da chegada do novo negocio a região.

“Estamos bastante confiantes na retomada da economia do brasileiro. O Grupo Macopa é curitibano e tem raízes nesta região que abrange o sul da capital. Com a transformação urbana, impulsionada nos últimos anos pela Linha Verde, crescemos juntos e agora com esse novo perfil econômico regional, temos a certeza de que vamos novamente construir mais um capítulo da história de desenvolvimento da nossa cidade”, comemora Waldemar Ens, presidente do Grupo Macopa.

O Copa Open Mall está situado em um terreno de 33 mil metros quadrados, sendo 11 mil de Área Bruta Locável (ABL). O estacionamento, que será gratuito, tem capacidade para 500 vagas cobertas e descobertas e atenderá de segunda a domingo.

Conceito Open Mall

Waldemar Ens e Vanessa Xavier.

O projeto arquitetônico e de paisagismo do Copa Open Mall oferece ambientes a céu aberto, os quais prezam pelo conforto das pessoas e o bem-estar dos seus clientes. É o primeiro empreendimento em Curitiba neste segmento e utiliza a estrutura de uma antiga indústria de compensados, que tem em sua arquitetura grandes arcos, preservando a identidade histórica do prédio com a região.

Algumas das vantagens deste conceito é a economia de energia na iluminação e na utilização de ar-condicionado na área comum, por exemplo, pois as lojas e as áreas de convivência são abertas. O projeto privilegiou também o ambiente verde ao entorno da construção, um mini bosque foi preservado e agora faz parte do empreendimento sendo possível as pessoas visualizarem de diversos pontos do mall. Anexada ao bosque, foi planejado um playground especialmente criado para receber crianças e também pets.

O Open Mall é um centro comercial que reúne lojas e serviços, mas se difere do conceito de Shopping Center e de Outlet. “Um Open Mall é um centro comercial  mais compacto, que combina produtos, serviços tradicionais, serviço de conveniência, a um espaço necessariamente com áreas indoor e outdoor, integrando espaços ao ar livre com lojas internas, proporcionando experiências de compras e lazer em ambientes amplos e de fácil deslocamento. E um custo muito atraente ao lojista, em função de dispensar uma infraestrutura pesada”, explica a gerente comercial do Copa Open Mall, Vanessa Xavier.

Já o Shopping Center é um centro comercial geralmente fechado em sua maior parte da edificação civil, com a utilização de ar-condicionado central, escadas rolantes em formatos verticais,  e com, no mínimo, 150 operações  ou superior e uma grande gama de operações. No Brasil, o Outlet,  por sua vez, é uma planta horizontal com algumas áreas abertas, porém tem na prerrogativa comercial  o compromisso de oferecer ao público, produtos e descontos de coleções anteriores. “Essas são diferenças significativas que impactam na experiência do cliente e do lojista. Por isso, os empresários que estarão conosco nessa jornada, terão oportunidade de criar suas operações dentro de um conceito inédito em Curitiba, num ambiente diferenciado,  e oferecer novas experiências para um público que, cada vez mais, busca escolher locais onde o bem-estar, o atendimento e a junção entre praticidade e lazer caminhem lado a lado”, destaca Vanessa.

Marcas

O Copa Open Mall terá 80 operações que estarão ofertando produtos e serviços sob o guarda-chuva de  “Casa e Lazer”. São cinco âncoras, oito megalojas e 66 lojas.  O empreendimento já conta com as lojas-âncoras confirmadas:  Balaroti (construção, decoração), CasaMart (utilidades domésticas), Ciello (móveis e decorações), Cobasi (pets e jardinagem)i, Kinder Park (entretenimento infantil indoor) e  Smartfit (academia) e outras dezenas delas que estão em fase e conclusão de contratos.

A estimativa do Grupo Macopa é inaugurar o empreendimento no próximo mês de setembro. “Estamos na fase de finalização das grandes obras e negociação com lojistas que estarão presentes no espaço”, conta a gerente comercial destacando ainda que: “a inauguração vai coincidir com o período bastante movimentado para varejo, que é o fim de ano. Será uma grande oportunidade para que as pessoas conheçam o Copa Open Mall aproveitando todo o conforto, mix e lazer que o espaço irá oferecer”.

E esses serviços são diversos. No Capa Open Mall será possível as pessoas terem acesso um elevador panorâmico para chegar ao mezanino reservado para uma megaloja, sendo o empreendimento 100% horizontal, estacionamento gratuito com cinco vagas para alimentação elétrica, farta luz natural e espaço com vegetação preservada.

O modelo de atendimento do empreendimento é tratado também como outro diferencial, com o conjunto de serviços, Toaletes e espaços de convivência confortáveis, comunicação visual de fácil entendimento e orientação. Equipes que estão sendo treinadas para prestar a melhor assistência com gentileza e proatividade. Hub Central de Convivência e Relax Playground para crianças, adolescentes, adultos e pets. Praça de Gastronomia integrada ao Hub Central de Convivência. Área dedicada a práticas outdoor ao longo do trajeto do bosque.

“Acreditamos muito nesse empreendimento e vamos trabalhar para oferecer a qualidade de serviços dentro de um ambiente diferenciado e uma nova proposta que é o open mall. Começamos na década de 50 do século passado, na região  sul de Curitiba e queremos continuar contribuindo com o desenvolvimento regional”, ressalva Waldemar Ens.

Crédito das fotos: Divulgação

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *