Empresas investem cada vez mais em benefícios diferenciados para aumentar engajamento das equipes
Treinamento com mentoria de maratonistas, prática de surf, paraquedismo e até mesmo clube de férias são alguns dos projetos implantados por companhias de diversos setores
Uma pesquisa feita pela consultoria Robert Half para entender como empresas e trabalhadores se sentem em relação ao trabalho mostra que 89% das companhias reconhecem que bons resultados estão diretamente ligados à motivação e felicidade dos colaboradores. O estudo mostra que 79% dos profissionais se sentem, de modo geral, felizes com o trabalho. Entre os cinco principais fatores que promovem esse sentimento – além de gostar da profissão – é o bom equilíbrio entre a vida pessoal e profissional (62%). A “Pesquisa de Tendências de Benefícios 2023” também revelou que a competição por talentos no mercado tem feito as companhias aprimorarem cada vez mais os benefícios para atrair e reter bons colaboradores.
Nesse cenário, diversas empresas têm investido cada vez mais em projetos diferenciados que tenham relação direta com a melhoria de qualidade de vida dos colaboradores, o que influencia no engajamento entre as equipes e na felicidade para se manter na mesma empresa.
É o caso da InvestSmart XP, top 1 no G20 da XP Investimentos. A empresa lançou este ano o projeto ‘Smart em Movimento’, com o objetivo de promover a integração entre equipes e a saúde, estimulando a prática de exercícios físicos. Entre as ações, a empresa fechou parceria com a maratonista Thays Taboada, personal runner e maratonista experiente. A atleta já correu mais de 20 maratonas, inclusive as Six Star Major, percursos de 42km em Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova Iorque. Thays é uma das poucas detentoras da mandala que indica os corredores que conseguiram terminar as seis corridas. No programa da Invest, ela oferece treinamento gratuito para os colaboradores. “Hoje, na InvestSmart, a Thays treina gratuitamente 30 colaboradores para corrida, bicicleta e natação. O treinamento é feito online e temos encontros presenciais quando ela vem ao Rio de Janeiro”, conta o diretor da área de Grandes Eventos e Novos Canais da InvestSmart XP, Joy Oda. Segundo ele, o ‘Smart em Movimento’ nasceu da corrida de rua, mas o incentivo é para que os funcionários pratiquem atividades físicas, sejam elas quais forem. “Temos pessoas que jogam tênis, praticam kite surf, canoagem havaiana e até paraquedismo. Mas, também temos aqueles que frequentam academias e fazem musculação”, diz o executivo.
Além do projeto em si, o incentivo para que mais colaboradores da empresa invistam em qualidade de vida, saúde e bem-estar vem deles mesmos. Diariamente, os funcionários compartilham fotos das práticas que desempenham. “O exemplo puxa”, afirma o diretor da InvestSmart, e o consultor imobiliário da be. smart Imóveis, Marcio Nolasco, confirma: “Aos sábados, nos encontramos em diferentes pontos do Rio de Janeiro para treinarmos juntos. Gostei tanto da proposta, que passei a levar meu pai para se exercitar conosco”, conta Nolasco, que também é paraquedista profissional.
O projeto, que começou tímido no ano passado com o Diretor da be. smart, Marcelo Coutinho, e o Gerente Geral da be. smart Imóveis, Franklin Albano, vem ganhando cada vez mais adeptos. Para o futuro, a ideia é transformar o projeto em algo maior. “Já contamos com a participação de quase cem pessoas e o projeto não é exclusivo da sede, no Rio de Janeiro. Temos filiais em todo o Brasil e todos são muito bem-vindos”, destaca Joy, que completa: “Mais à frente, pensamos em realizar uma grande prova de corrida, como o Circuito Live Run, patrocinado pela XP. Ou, quem sabe, até montar ligas esportivas e mobilizar uma Olimpíada interna”, afirma o diretor.
Um outro exemplo é a Generali, uma das principais seguradoras do mundo, que também conta com alguns benefícios diferenciados para os colaboradores, destacando seu compromisso com as medidas ESG. Uma das medidas que a empresa tem como prática é o Programa de Amamentação, ação que incentiva as mães em período de amamentação a trabalharem de forma 100% remota. Ao retornar de licença maternidade, a colaboradora pode optar pelo benefício pelo período de até um ano após o nascimento do bebê.
ESG, por sinal, é um pilar importante na seguradora. A empresa também oferece treinamento sobre mudanças climáticas para seus funcionários, chamado “Climate Change Awareness”. Além disso, o Grupo também está empenhado em educação financeira, disponibilizando recursos educacionais para o planejamento financeiro responsável.
A Generali também lançou um programa de venda de ações para colaboradores. Caso a empresa atinja a meta global de ASG, os empregados serão beneficiados com duas ações adicionais, dependendo do número de ações adquiridas.