Empresas investem cada vez mais em benefícios diferenciados para aumentar engajamento das equipes

Empresas investem cada vez mais em benefícios diferenciados para aumentar engajamento das equipes

Treinamento com mentoria de maratonistas, prática de surf, paraquedismo e até mesmo clube de férias são alguns dos projetos implantados por companhias de diversos setores

Uma pesquisa feita pela consultoria Robert Half para entender como empresas e trabalhadores se sentem em relação ao trabalho mostra que 89% das companhias reconhecem que bons resultados estão diretamente ligados à motivação e felicidade dos colaboradores. O estudo mostra que 79% dos profissionais se sentem, de modo geral, felizes com o trabalho. Entre os cinco principais fatores que promovem esse sentimento – além de gostar da profissão – é o bom equilíbrio entre a vida pessoal e profissional (62%). A “Pesquisa de Tendências de Benefícios 2023” também revelou que a competição por talentos no mercado tem feito as companhias aprimorarem cada vez mais os benefícios para atrair e reter bons colaboradores.

Nesse cenário, diversas empresas têm investido cada vez mais em projetos diferenciados que tenham relação direta com a melhoria de qualidade de vida dos colaboradores, o que influencia no engajamento entre as equipes e na felicidade para se manter na mesma empresa.

 

É o caso da InvestSmart XP, top 1 no G20 da XP Investimentos. A empresa lançou este ano o projeto ‘Smart em Movimento’, com o objetivo de promover a integração entre equipes e a saúde, estimulando a prática de exercícios físicos. Entre as ações, a empresa fechou parceria com a maratonista Thays Taboada, personal runner e maratonista experiente. A atleta já correu mais de 20 maratonas, inclusive as Six Star Major, percursos de 42km em Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova Iorque. Thays é uma das poucas detentoras da mandala que indica os corredores que conseguiram terminar as seis corridas. No programa da Invest, ela oferece treinamento gratuito para os colaboradores. “Hoje, na InvestSmart, a Thays treina gratuitamente 30 colaboradores para corrida, bicicleta e natação. O treinamento é feito online e temos encontros presenciais quando ela vem ao Rio de Janeiro”, conta o diretor da área de Grandes Eventos e Novos Canais da InvestSmart XP, Joy Oda. Segundo ele, o ‘Smart em Movimento’ nasceu da corrida de rua, mas o incentivo é para que os funcionários pratiquem atividades físicas, sejam elas quais forem. “Temos pessoas que jogam tênis, praticam kite surf, canoagem havaiana e até paraquedismo. Mas, também temos aqueles que frequentam academias e fazem musculação”, diz o executivo.

Além do projeto em si, o incentivo para que mais colaboradores da empresa invistam em qualidade de vida, saúde e bem-estar vem deles mesmos. Diariamente, os funcionários compartilham fotos das práticas que desempenham. “O exemplo puxa”, afirma o diretor da InvestSmart, e o consultor imobiliário da be. smart Imóveis, Marcio Nolasco, confirma: “Aos sábados, nos encontramos em diferentes pontos do Rio de Janeiro para treinarmos juntos. Gostei tanto da proposta, que passei a levar meu pai para se exercitar conosco”, conta Nolasco, que também é paraquedista profissional.

 

O projeto, que começou tímido no ano passado com o Diretor da be. smart, Marcelo Coutinho, e o Gerente Geral da be. smart Imóveis, Franklin Albano, vem ganhando cada vez mais adeptos. Para o futuro, a ideia é transformar o projeto em algo maior. “Já contamos com a participação de quase cem pessoas e o projeto não é exclusivo da sede, no Rio de Janeiro. Temos filiais em todo o Brasil e todos são muito bem-vindos”, destaca Joy, que completa: “Mais à frente, pensamos em realizar uma grande prova de corrida, como o Circuito Live Run, patrocinado pela XP. Ou, quem sabe, até montar ligas esportivas e mobilizar uma Olimpíada interna”, afirma o diretor.

Um outro exemplo é a Generali, uma das principais seguradoras do mundo, que também conta com alguns benefícios diferenciados para os colaboradores, destacando seu compromisso com as medidas ESG. Uma das medidas que a empresa tem como prática é o Programa de Amamentação, ação que incentiva as mães em período de amamentação a trabalharem de forma 100% remota. Ao retornar de licença maternidade, a colaboradora pode optar pelo benefício pelo período de até um ano após o nascimento do bebê.

ESG, por sinal, é um pilar importante na seguradora. A empresa também oferece treinamento sobre mudanças climáticas para seus funcionários, chamado “Climate Change Awareness”. Além disso, o Grupo também está empenhado em educação financeira, disponibilizando recursos educacionais para o planejamento financeiro responsável.

A Generali também lançou um programa de venda de ações para colaboradores. Caso a empresa atinja a meta global de ASG, os empregados serão beneficiados com duas ações adicionais, dependendo do número de ações adquiridas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *