Os pilares do desenvolvimento econômico e social são as MPMEs

Os pilares do desenvolvimento econômico e social são as MPMEs

Falar sobre as micros, pequenas e médias empresas é ressaltar dois fatores de suma importância para todo e qualquer país: força motriz para o desenvolvimento econômico e geração de empregos. Tais fatores levaram as MPMEs a tornarem-se grandes empregadoras brasileiras e isso é retratado em dados, onde correspondem a mais de 90% das empresas no Brasil e contribuem com 30% do nosso Produto Interno Bruto (PIB).

Elas estão inseridas em todos os setores econômicos, desde o comércio e serviços até a indústria e agricultura, funcionando como um pilar indispensável para a diversificação econômica e a resiliência do mercado. Não é à toa que recebeu a data de 27 de junho para celebrar anualmente sua atuação e destacar este papel de forma nacional e internacionalmente.

Outro aspecto significativo é a contribuição para geração de empregos – o que entendo a fundo por profissão e experiência. Em pesquisas que realizei sobre o assunto, identifiquei que as MPMEs tiveram, aproximadamente, 70% do total de empregos formais gerados apenas no ano passado, criando cerca de 710 mil vagas, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Indo mais à fundo neste quesito, entendemos que a participação dessas empresas interfere, além de espaço em diversas áreas, a oportunidade do primeiro emprego para jovens e um retorno ao mercado de trabalho para profissionais mais experientes. Ainda, há uma função crucial na promoção do empreendedorismo, incentivando indivíduos a iniciar seus próprios negócios e, consequentemente, criar mais empregos.

Ainda no mercado de trabalho, as plataformas de empregabilidade também possuem atuação extremamente relevante, auxiliando no processo de recrutamento com sistemas tecnológicos para que facilitem a rotina dos microempreendedores, por exemplo. Nestas empresas, muitos não estabelecem uma área de recursos humanos, sendo uma dor constante o método de seleção de candidatos. Com ferramentas adequadas que façam parte das atividades e que proporcionem um melhor desempenho neste desafio, certamente veremos uma grande melhoria e MPMEs mais inovadoras.

Para alavancar os negócios, investimento em capacitação, foco no atendimento ao cliente, diversificação, networking, parcerias, planejamento financeiro, marketing eficiente e recursos para plataformas de empregabilidade são alguns tópicos que podem ajudar no procedimento.

Uma coisa é certa: as micros, pequenas e médias empresas são a espinha dorsal da economia brasileira. Essa valorização é não só pelo impulsionamento econômico e inovador, mas também pelo desempenho fundamental na criação de empregos e na inclusão social.

Reconhecer e apoiar essas empresas é saber que estaremos assegurando um futuro próspero e sustentável para o Brasil, reafirmando nosso compromisso em olharmos mais para elas para que continuem a crescer e prosperar. As PMEs são peças de transformação para um país mais forte, inclusivo e sustentável.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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