Alta da inflação impacta nos hábitos de consumo dos clientes em mercados

Alta da inflação impacta nos hábitos de consumo dos clientes em mercados

Especialista compartilha quatro soluções para contornar os indicadores e manter o fluxo de compras dos consumidores

Com um registro do aumento de 0,98% durante o mês de maio no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), o grupo de alimentos e bebidas puxou a alta do indicador no mês de junho, que considera a previsão de 0,39% de alta nos índices gerais. A subida nos valores reflete diretamente nos hábitos de consumo dos clientes, movimento esse que é notado no estudo divulgado este ano pela Opinion Box com a Neogrid, o preço influencia em 66% na decisão de compra dos consumidores.

Diante dessa situação, os mercados buscam compreender os hábitos de consumo dos clientes, para conseguirem alavancar as vendas e assim manterem o fluxo de compra acima da média. Guilherme Mauri, sócio-fundador e CEO da Minha Quitandinha, startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo, elenca quatro dicas para conquistar o consumidor em tempos de inflação, confira:

1. A importância do diálogo com o consumidor

O executivo recomenda uma comunicação direta com o cliente. “Quando esse aumento real chega nas gôndolas, os clientes buscam duas alternativas: seja os melhores preços alinhados a qualidade e variedade dos produtos ou buscam reduzir as compras. Por isso, é essencial compreender as necessidades do consumidor, a partir do mapeamento do perfil de compra feito anteriormente, que pode ser observado no histórico de vendas passadas, para diminuir o impacto do aumento ”.

2. Equilibrar os preços para que se mantenham competitivos

Na tentativa de driblar esse período, Mauri reforça que os preços dos produtos entram como um fator decisivo na hora da compra. “Usualmente, os consumidores  já realizam uma pesquisa prévia dos valores antes de ir ao mercado, seja o mercadinho de bairro ou mesmo os grandes supermercados, por isso, o preço é determinante neste momento, porque ele molda a experiência de consumo. Se o cliente encontrar a maior oferta de produtos, com variedades e valores atrativos, ele efetuará a compra”, afirma.

3. Diferenciais da conveniência e superproximidade

Entre as percepções de hábitos de consumo, o especialista também destaca a importância dos mercados de bairro como determinante para o consumidor colocar o produto no carrinho. “Ter a facilidade de encontrar o que precisa perto de casa também integra essa conta que o consumidor faz, principalmente se ele não precisa realizar deslocamento, que gera gasto de tempo e transporte, e ter essa comodidade próxima influencia na escolha final do cliente”.

4. Levar em consideração fatores decisivos para compra

Com essa perspectiva, o CEO da Minha Quitandinha traz também uma observação sobre tornar a experiência de compra mais alcançável para os clientes. “Mesmo com todo o preparo dos empreendedores para lidarem com esses tempos de altos e baixos, a decisão de compra do cliente é baseada na combinação de praticidade, preço justo (competitivo) e variedade. Tudo isso torna o ato de ir ao mercado menos impactante diante da inflação”, finaliza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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