Com novo modelo de negócios, clientes da Copel podem economizar 15%

Com novo modelo de negócios, clientes da Copel podem economizar 15%

Clientes que aderem ao programa assinam um contrato para utilizar os créditos da geração da energia

Com a entrada em operação da nova usina solar de Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, a Copel concluiu a construção dos três complexos de geração fotovoltaica projetados para a Copel Solar. A iniciativa compreende um novo modelo de negócios da companhia, por meio da qual os clientes podem economizar até 15% na conta de luz ao adquirir créditos da geração solar das usinas. Das cerca de 1.000 vagas disponíveis no programa, 90% já foram preenchidas.

A Copel instala e opera as unidades geradoras de energia renovável. Os clientes que aderem ao programa assinam um contrato para utilizar os créditos da geração da energia, resultando em economia na conta de luz. A adesão pode ser feita através do site oficial. Para participar, os consumidores não precisam fazer investimentos.

“Em pouco tempo o número de vagas disponíveis para os clientes economizarem com a Copel Solar praticamente se esgotou”, ressalta o diretor de Novos Negócios da companhia, Cássio Santana da Silva. Ele destaca que a iniciativa oferece aos consumidores a possibilidade de consumir energia limpa e, ao mesmo tempo, economizar na conta de luz. “O consumidor não precisa investir em placas solares. O investimento, a manutenção das usinas e a geração são garantidos pela Copel”.

Primeiramente, a iniciativa está disponível em toda a área de concessão da companhia (394 municípios do Paraná e Porto União, em Santa Catarina) para clientes comerciais do grupo B (atendidos em baixa tensão, classe que abrange a maioria dos consumidores) que pagam cerca de R$ 400,00 por mês ou mais na conta de luz. Outro requisito é que, na unidade consumidora, o cliente não tenha geração solar própria com módulos fotovoltaicos em telhados. As adesões serão aceitas enquanto houver disponibilidade da capacidade instalada.

Nova usina

A nova Usina Solar de Santo Antônio da Platina possui 6,4 MWp (megawatt-pico, unidade que mede a produção máxima da geração solar), de capacidade instalada e vai atender aproximadamente 450 clientes. Ao longo do ano, deverá produzir 13,5 GWh (gigawatts-hora).

A nova usina solar é formada por 9.280 painéis fotovoltaicos de silício monocristalino e ocupa uma área de 12 hectares, equivalente a cerca dez campos de futebol. Além disso, 80 rastreadores solares ajudam a otimizar a geração de energia, ajustando os painéis conforme o movimento do sol.

Funcionando no regime de geração distribuída compartilhada, a usina permite que unidades consumidoras de uma mesma pessoa física ou jurídica dentro da área de concessão da distribuidora sejam beneficiadas pela energia gerada.

Crédito da foto: Copel

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *