Dólar e bolsa de valores iniciam semana em queda

Dólar e bolsa de valores iniciam semana em queda

Mercado está de olho nos juros dos Estados Unidos e do Japão

O dólar à vista chegou a operar em alta em relação ao real nesta segunda-feira (29), porém voltou a cair, pois os investidores estão mais cautelosos antes das decisões de política monetária em diferentes mercados nesta semana.

É que nesta quarta-feira (31), os comitês de política monetária do Brasil, dos Estados Unidos e do Japão definem o patamar de suas taxas. Enquanto os agentes de mercado esperam, no exterior, o dólar subiu ante a maior parte das divisas internacionais.

O dólar comercial caiu 0,57%, sendo cotado no fechamento desta segunda-feira a R$ 5,625 na compra e a R$ 5,626 na venda. No mês de julho, a moerda norte-americana acumula valorização de 1,80%.

A expectativa é que o banco central norte-americano mantenha sua taxa de juros entre 5,25% a 5,50% nesta quarta. Porém, os analistas estarão focados no que as autoridades sinalizarão sobre o futuro, uma vez que crescem as apostas de um corte de juros em setembro, com a possibilidade de outra redução até o fim do ano.

Quanto mais o banco central norte-americano cortar os juros, pior para o dólar, que se torna menos interessante quando os rendimentos dos Treasuries diminuem. Ainda nesta quarta-feira haverá uma atenção especial também em torno da reunião do Banco do Japão, que pode elevar sua taxa de juros. A especulação sobre um aperto monetário no país valorizou o iene na semana passada, gerando pressão sobre as moedas de mercados emergentes.

No Brasil, o Copom anuncia a nova taxa Selic.  A expectativa de economistas é de que a taxa Selic seja mantida no patamar de 10,50% ao ano pela segunda vez consecutiva. As autoridades do Banco Central seguem preocupadas com a desancoragem das expectativas de inflação do mercado em meio a um cenário global mais incerto.

Bolsa

O Índice  Bovespa caiu 0,42% nesta segunda-feira, somando 126.953,86 pontos, uma baixa de 538,63 pontos em relação ao fechamento de sexta-feira (26). Os grandes nomes do Ibovespa tiveram uma performance diversa. Os papéis da Vale subiram 0,18%, com minério de ferro em leve alta na China. As ações da Petrobras fecharam com baixa de 2,02%, refletindo a queda dos preços internacionais do petróleo.

 

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *