Geração Z: o desafio de recrutar estagiários e trainees

Geração Z: o desafio de recrutar estagiários e trainees

Jovens já representam 22% da população brasileira

Baby Boomers, Geração X, Millennials ou Geração Z, o conflito geracional continua existindo no mercado de trabalho. Segundo relatório mais recente realizado pelo Ecossistema Great People & GPTW, 51,6% das pessoas no meio corporativo afirmam ter dificuldade para lidar com as diferentes gerações e suas expectativas. O destaque está para a Geração Z, com 68,1%.

Nascidos entre os anos de 1995 e meados de 2010, os jovens já representam 22% da população brasileira, de acordo com dados do IBGE e possuem características específicas e críticas com relação às demais gerações. “Para atrair e reter os talentos da GenZ, é crucial que as empresas revisem seus programas de estágio e trainee para garantir que eles ofereçam as necessidades desta geração”, afirma Mariana Hermann, Gerente de Operações e CX do Bettha, startup brasileira de recrutamento e seleção por meio da inteligência artificial.

“Entre elas estão o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, ambientes de trabalho mais flexíveis entre horário, localização e formato de trabalho, valorização de feedbacks frequentes, o desenvolvimento contínuo e construtivo, além de estarem atentos às empresas com responsabilidade social corporativa alinhada aos seus valores”, complementa Hermann.

Neste cenário, plataformas de recrutamento como o Bettha desempenham um papel fundamental, oferecendo soluções que aprimoram a precisão do processo seletivo. Por meio de testes comportamentais prioritários, uma grande base de usuários cadastrados e o uso de tecnologia, a startup permite que os recrutadores identifiquem os candidatos que realmente correspondem às necessidades e cultura da empresa, garantindo mais de 90% de assertividade das contratações.

Ao implementar essas estratégias, as empresas aprimoram seu processo de seleção, fortalecem sua posição no mercado, atraem e retém talentos que são verdadeiramente adequados e comprometidos com o sucesso organizacional. Além disso, economizam recursos em até 70%, uma vez que o processo de seleção fica nas mãos de uma empresa especializada.

Dicas para os recrutadores de como se adaptar aos GenZ

1. Adaptação das Estratégias de Recrutamento:

Para captar a atenção da Geração Z, as empresas devem destacar suas políticas de responsabilidade social e oportunidades de rápido crescimento, integrando tecnologia avançada no ambiente de trabalho. As estratégias incluem o uso ativo de redes sociais e plataformas digitais para compartilhar valores corporativos de forma que ressoe com os jovens.

2. Evolução dos Programas de Estágio e Trainee:

Programas de estágio e trainee devem ser enriquecedores, promovendo desenvolvimento pessoal e profissional por meio de projetos estimulantes, mentorias com executivos e feedback constante. É essencial proporcionar flexibilidade de horários e local de trabalho.

3. Práticas Inovadoras de Integração e Retenção:

Empresas inovadoras estão implementando estratégias eficazes para engajar e reter talentos da Geração Z, como a gamificação do aprendizado, a formação de equipes diversificadas e programas de liderança juvenil que incentivam a responsabilidade e a iniciativa desde o início.

“Com iniciativas como essas e o RH como um aliado no negócio apoiando as contratações independentemente das gerações presentes na equipe e entendendo as especificidades de cada uma, o conflito geracional passa a ser secundário e todos podem passar a conviver em harmonia, aproveitando as skills de cada um”, finaliza Hermann.

 

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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