Jogos Olímpicos movimentam pequenas e médias empresas

Jogos Olímpicos movimentam pequenas e médias empresas

Empresas investem em estratégias para alavancar os negócios com as Olimpíadas

Os Jogos Olímpicos atraem milhões de espectadores e entusiastas de todo o mundo. Esse período agrega na divulgação dos esportes, servindo de vitrine para diversas modalidades. Com essa exposição, as PMEs têm uma oportunidade única para alavancar as empresas, aumentar a visibilidade, expandir a base de clientes e a chave para o sucesso pode estar em boas estratégias. Para Lucien Newton, vice-presidente da vertical de Consultoria da 300 Ecossistema de Alto Impacto, negócios relacionados a esportes, entretenimento e lazer são segmentos que podem aproveitar estrategicamente as Olimpíadas, criando ações direcionadas e dentro da temática.

“Existem muitas oportunidades de explorar esse momento esportivo, seja com decoração, campanhas, e até mesmo gincanas, com foco na competição e no espírito olímpico. Por outro lado, os negócios relacionados ao varejo de alimentação e produtos, também podem ganhar com licenciamento de imagens de atletas em campanhas, aproveitando o calor do momento e se planejando para lançar ações de consumo, com premiação e campeonatos que estimulem a fidelização. Esses eventos viabilizam iniciativas  para incremento de faturamento, assim como acontece com a Black Friday, Natal e Dia dos Namorados, a vantagem é que as Olimpíadas têm um período mais longo e não acontecem todos anos, então é possível tirar melhor proveito”, comenta Newton.

Uma das empresas que está explorando essa oportunidade é a Fast Tennis, rede de academias de tênis que traz uma proposta inovadora e se dedica a transformar a prática do esporte em uma experiência única e divertida. Com planejamento pensado especialmente para esse período, a franquia dividiu as estratégias de captação e retenção de clientes em etapas que contemplam novos usuários, alunos já matriculados e público interno, como  unidades franqueadas e próprias.Com esse plano estratégico sazonal, a rede prevê aumento de 15% na procura por aulas, o que pode ser ainda melhor, de acordo com o desempenho das equipes brasileiras no torneio.

Os jogos vão além de apenas um evento esportivo, servem também como catalisador para o crescimento e a inovação em diversos setores. “Como é um torneio mundial e histórico, entendemos como uma oportunidade para engajar os diversos públicos da rede. Como uma forma de promover a cultura e o conhecimento do esporte, vamos convidar escolas locais para trazerem as crianças para uma experiência na Fast Tennis. Dessa forma, vão permitir um contato, muitas vezes o primeiro, com a modalidade e o despertar do interesse deste público. Além disso, para novos clientes, será gerado um cupom que concederá um mês em dobro. Ou seja, quem comprar o plano de uma vez por semana, poderá treinar duas vezes”, explica a Head de Marketing da rede, Cristiane Marques.

Com unidades em Belo Horizonte (MG) e em São Caetano do Sul (SP), a rede possui quadras que contam com 180 a 200 clientes recorrentes por mês cada uma. Com o foco em quem já faz parte do time de alunos, a estratégia para esses alunos é de bônus gerados a cada partida do Brasil no torneio. “A cada jogo que os atletas brasileiros de tênis vencerem, a base de clientes pode ganhar créditos extras. Também temos programadas ações pontuais de engajamento nas redes sociais com premiações relâmpago”, afirma o CEO, Lucas André.  Além do foco nos consumidores, o plano é contemplar também franqueados com a campanha de superação de limites e recordes. As unidades que melhor performarem no que tange incremento de base em comparação ao seu melhor resultado histórico serão premiadas, assim como os atletas olímpicos, que buscam a superação a cada dia.

Atualmente com 16 unidades, a meta é fechar o ano com faturamento de R$ 5 milhões e, em até 2028, estar presente em todos os estados do país, com 300 unidades, e assim consolidar-se como a maior do mundo no seu segmento.

Crédito da foto: Freepik

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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