Open Finance: Brasil supera 47 milhões de compartilhamentos e apresenta tendência de alta na adesão
Mudança da mentalidade do brasileiro sobre compartilhamento consentido de dados estimula a competitividade no ambiente digital
O Open Finance registrou recorde de compartilhamento de dados entre instituições financeiras em junho de 2024, superando 47 milhões de consentimentos ativos simultaneamente, segundo levantamento realizado pela Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net). A entidade, que integra a estrutura de governança do Open Finance Brasil e desempenha importante papel na formulação de políticas públicas para a construção de um ambiente digital seguro e inovador no país, avalia que os indicadores demonstram uma tendência de crescimento acelerado nesse intercâmbio de informações financeiras.
O balanço, realizado pela camara-e.net com base em dados da plataforma Open Finance Brasil, indica que, até 21 de junho, 47.314.352 consentimentos eram transmitidos ao mesmo tempo, representando uma alta de 33,1% em relação ao igual período de 2023 e de 10,5% em comparação a janeiro de 2024. Esses consentimentos ativos correspondem às autorizações dadas pelos usuários para o compartilhamento de seus dados entre diferentes instituições, considerando que um mesmo usuário pode ter múltiplos consentimentos.
O economista Leonardo Elias, presidente da camara-e.net, atribui o crescimento à mudança de mentalidade do brasileiro em relação aos benefícios do compartilhamento consentido de dados. “As pessoas passaram a entender que elas têm a liberdade de compartilhar suas informações quando e como quiserem, com o intuito de acessar serviços e soluções mais personalizadas em um sistema financeiro nacional amplo”, ressalta.
Segundo o levantamento, os consentimentos únicos – dados compartilhados pontualmente pelos usuários para necessidades específicas, como a obtenção de empréstimos ou financiamentos – ultrapassaram pela primeira vez a marca de 30 milhões (30.045.333) entre pessoas físicas. Para pessoas jurídicas, esse número foi de 260.499 no final de junho.
O executivo da camara-e.net explica que o crescimento de adesão ao Open Finance contribui também com a competitividade econômica e comercial no ambiente digital. “Vivemos em um mundo cada vez mais open e orientado ao livre comércio. A competição é fundamental para o aprimoramento dos serviços, produtos e do atendimento prestado às pessoas”, avalia Elias.
Entre os próximos passos do Open Finance no Brasil estão medidas para expandir as funcionalidades, incluindo a implementação do PIX por aproximação e o avanço do Open Insurance, o sistema de seguros aberto, que também tende a ter uma boa adesão dos brasileiros. “Sabemos que muitas pessoas ainda têm receio de compartilhar seus dados no mundo open, e, por isso, esses números tendem a ser ainda maiores com o tempo. Para isso, seguiremos engajados na conscientização do usuário e na capacitação dos principais agentes envolvidos nos avanços do Open Finance e do Open Insurance”, completa o presidente da camara-e.net.
Camara-e.net na governança do Open Finance
Reconduzida à Estrutura de Governança do Open Finance, conforme a Instrução Normativa nº 485/2024 do Banco Central do Brasil publicada em julho, a camara-e.net reforça seu papel na definição de políticas que promovem um ambiente digital inovador e seguro, incluindo nas ações que moldam o futuro do Open Finance no Brasil.


