Open Finance: Brasil supera 47 milhões de compartilhamentos e apresenta tendência de alta na adesão

Open Finance: Brasil supera 47 milhões de compartilhamentos e apresenta tendência de alta na adesão

Mudança da mentalidade do brasileiro sobre compartilhamento consentido de dados estimula a competitividade no ambiente digital

O Open Finance registrou recorde de compartilhamento de dados entre instituições financeiras em junho de 2024, superando 47 milhões de consentimentos ativos simultaneamente, segundo levantamento realizado pela Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net). A entidade, que integra a estrutura de governança do Open Finance Brasil e desempenha importante papel na formulação de políticas públicas para a construção de um ambiente digital seguro e inovador no país, avalia que os indicadores demonstram uma tendência de crescimento acelerado nesse intercâmbio de informações financeiras.

O balanço, realizado pela camara-e.net com base em dados da plataforma Open Finance Brasil, indica que, até 21 de junho, 47.314.352 consentimentos eram transmitidos ao mesmo tempo, representando uma alta de 33,1% em relação ao igual período de 2023 e de 10,5% em comparação a janeiro de 2024. Esses consentimentos ativos correspondem às autorizações dadas pelos usuários para o compartilhamento de seus dados entre diferentes instituições, considerando que um mesmo usuário pode ter múltiplos consentimentos.

O economista Leonardo Elias, presidente da camara-e.net, atribui o crescimento à mudança de mentalidade do brasileiro em relação aos benefícios do compartilhamento consentido de dados. “As pessoas passaram a entender que elas têm a liberdade de compartilhar suas informações quando e como quiserem, com o intuito de acessar serviços e soluções mais personalizadas em um sistema financeiro nacional amplo”, ressalta.

Segundo o levantamento, os consentimentos únicos – dados compartilhados pontualmente pelos usuários para necessidades específicas, como a obtenção de empréstimos ou financiamentos – ultrapassaram pela primeira vez a marca de 30 milhões (30.045.333) entre pessoas físicas. Para pessoas jurídicas, esse número foi de 260.499 no final de junho.

O executivo da camara-e.net explica que o crescimento de adesão ao Open Finance contribui também com a competitividade econômica e comercial no ambiente digital. “Vivemos em um mundo cada vez mais open e orientado ao livre comércio. A competição é fundamental para o aprimoramento dos serviços, produtos e do atendimento prestado às pessoas”, avalia Elias.

Entre os próximos passos do Open Finance no Brasil estão medidas para expandir as funcionalidades, incluindo a implementação do PIX por aproximação e o avanço do Open Insurance, o sistema de seguros aberto, que também tende a ter uma boa adesão dos brasileiros. “Sabemos que muitas pessoas ainda têm receio de compartilhar seus dados no mundo open, e, por isso, esses números tendem a ser ainda maiores com o tempo. Para isso, seguiremos engajados na conscientização do usuário e na capacitação dos principais agentes envolvidos nos avanços do Open Finance e do Open Insurance”, completa o presidente da camara-e.net.

Camara-e.net na governança do Open Finance

Reconduzida à Estrutura de Governança do Open Finance, conforme a Instrução Normativa nº 485/2024 do Banco Central do Brasil publicada em julho, a camara-e.net reforça seu papel na definição de políticas que promovem um ambiente digital inovador e seguro, incluindo nas ações que moldam o futuro do Open Finance no Brasil.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *