Agroleite: fórum de debates mostra como o Paraná se tornou líder na produção leiteira brasileira

Agroleite: fórum de debates mostra como o  Paraná se tornou líder na produção leiteira brasileira

Evento deste ano aborda os desafios enfrentados pela cadeia do leite e pelo agronegócio

A cerimônia oficial de abertura do Agroleite 2024, o principal evento de tecnologia da cadeia do leite na América Latina, aconteceu na manhã desta terça-feira, 6 de agosto, na Praça Central do Castrolanda Expo Center, em Castro, PR. Com o tema “Horizontes em Sintonia”, o evento deste ano aborda os desafios enfrentados pela cadeia do leite e pelo agronegócio, enfatizando a importância da união e colaboração para encontrar novas soluções.

Organizada pela Cooperativa Castrolanda, a cerimônia contou com a presença do vice-governador do estado, Darci Piana, deputados estaduais e federais, líderes de entidades governamentais ligadas ao setor agropecuário, cooperados, representantes de empresas, produtores e imprensa.

Na abertura, o presidente da Castrolanda, Willem Bouwman, expressou seu orgulho pela constante evolução da cooperativa e pela participação em uma das maiores bacias leiteiras da América do Sul. “A força do Agroleite está na união e na conexão que ela promove entre os elos, uma cadeia do leite cada vez mais profissionalizada e eficiente, uma referência em tecnologia aplicada nas propriedades, buscando sempre a melhor qualidade de leite”, destaca Bouwman.

Um dos momentos marcantes da programação foi a inauguração do Marco da Imigração, que simboliza a travessia dos imigrantes da Holanda para o Brasil e eterniza essa história na Praça Central da Castrolanda Expo Center. A estrutura, uma escultura de vaca com um produtor, representa a ordenha manual de leite, evidenciando a evolução dos animais e das tecnologias ao longo de mais de 70 anos. Outro elemento destacado na escultura é um moinho, cujas pás dispostas no chão simbolizam uma mensagem de alegria, esperança e vida nova. A inauguração foi realizada pelo presidente da cooperativa, pelo vice-governador do estado e por um dos cooperados pioneiros, Lucas Salomons.

Durante seu discurso, o vice-governador Darci Piana ressaltou a importância das cooperativas na região do Paraná. “Somos uma referência para a América do Sul. É fundamental reconhecer o trabalho e o esforço dos imigrantes que nos trouxeram até aqui”. Piana também destacou os investimentos em infraestrutura, apontando 55 bilhões de reais aplicados em mais de três mil quilômetros de pavimentação, com foco na melhoria da infraestrutura do porto de Paranaguá, facilitando a logística e as negociações para as cooperativas.

Outro momento emocionante foi a homenagem póstuma à jornalista Leila Gomes, cofundadora do Agroleite e idealizadora do Castrolanda Expo Center. Familiares, amigos e colegas se reuniram para inaugurar um monumento na nova área da feira, que inclui uma placa com uma frase publicada nas redes sociais pela jornalista: “O Agroleite começou de um sonho, virou uma paixão e se tornou uma eterna conquista.”

Para encerrar a programação da manhã, foram inauguradas as Casas Phibro, Calpar e FAEP. O presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, destacou a importância dessa conquista para os produtores: “Essa casa é a casa do agricultor, feita para seu desenvolvimento. Essa casa é uma referência para os produtores da região e do estado do Paraná, e sempre estará à disposição de vocês”, pontua Meneguette.

Edição 2024

O Agroleite 2024, sob o tema Horizontes em Sintonia, será realizado entre os dias 06 a 09 de agosto em Castro-PR, a Capital Nacional do Leite, no Castrolanda Expo Center e Parque Dario Macedo. Na edição deste ano, contará com mais de 300 expositores, um crescimento de mais de 18% em relação a edição de 2023. A Castrolanda espera um público estimado de 120 mil visitantes durante os quatro dias de exposição, com uma agenda técnica robusta e de alta qualidade. Todas as informações da programação são divulgadas no site www.agroleitecastrolanda.com.br e nas redes sociais @agroleitecastrolanda. O evento é aberto ao público e gratuito.

Parceria e patrocinadores Diamante

O evento é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Castro e Governo do Estado do Paraná. Na cota diamante o Agroleite 2024 recebe a assinatura de Bouwman- Livestock & Agriculture, Cogent Brasil, Coonagro, Grupo Calpar, Hipra, Inpasa, Lely, MSD Saúde Animal, Nutron, Ourofino Saúde Animal, Pro Tork Agriculture, Sicredi, Tetra Pak, e Vence Tudo.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *