É hora de adotar medidas para ter um Natal bem sucedido

É hora de adotar medidas para ter um Natal bem sucedido

Primeiro passo é definir um tema para a campanha de Natal

“Pode parecer precipitado, mas agora é a hora de começar os preparativos para garantir vendas realmente boas no Natal”, explica Haroldo Matsumoto, que é especialista em marketing e gestão, além de diretor da Prosphera Educação Corporativa – consultoria multidisciplinar especializada na gestão de negócios.

De acordo com o especialista, algumas medidas que podem ser tomadas agora vão ser decisivas para que varejistas e empresas em geral garantam vendas de Natal realmente bem-sucedidas. Uma delas tem relação com o planejamento para a data. “Esse é o momento ideal para começar a estruturar um bom plano, que contemple possíveis ações de marketing, parcerias com outras marcas, além de campanhas especiais para o final de ano. Esse Natal deve trazer excelentes oportunidades para distribuidores e fabricantes nacionais, que se tornaram mais competitivos com o aumento dos impostos para produtos importados em compras até US$ 50. Isso significa que, na prática, os importados se tornaram 47% mais caros, abrindo oportunidades para as empresas brasileiras”, aponta Matsumoto.

O diretor da Prosphera Educação Corporativa recomenda, por exemplo, que seja definido um tema para a campanha de Natal. Ele explica que é em torno desse tema que todas as ações e desdobramentos para a data festiva serão estruturados, tais como a definição de quais marcas podem ser parceiras e que tipos de ações podem ser realizadas para alavancagem de vendas, criação de comunicações inteligentes a serem usadas tanto no ponto de vendas quanto nas redes sociais, criação de ações promocionais e até um esboço de uma ação de premiação de clientes, como estímulo ao aumento do ticket médio da loja.

Outro ponto que vale ser trabalhado desde já, segundo Matsumoto, é o treinamento do time de vendedores da empresa, sejam eles fixos ou temporários. “No caso dos temporários, que só serão contratados por volta do mês de outubro ou novembro, é interessante deixar preparado um treinamento completo para o início das atividades”, orienta.

Já no caso dos vendedores fixos, o consultor recomenda que as ações sejam iniciadas de forma adiantada. “Esses profissionais precisam conhecer bem o mix de produtos disponível, saber explicar seu funcionamento e suas particularidades. Eles também devem estar preparados para receber os consumidores e atender as pessoas com qualidade para não perder oportunidades de vendas”, indica.

Além de todos esses aspectos, Matsumoto também instrui os gestores e empreendedores para uma avaliação completa do histórico de vendas feitas no Natal nos últimos anos e para uma análise dos produtos e serviços mais procurados nos últimos meses. Dessa maneira, segundo o consultor, é possível traçar uma média para definir qual será o investimento para a formação de um estoque adequado para atender à demanda no final do ano e não perder oportunidades importantes de engordar o caixa.

“Esse é um ponto extremamente importante, porque o varejista não pode perder a oportunidade de fazer boas vendas e atender ao consumidor de maneira adequada, mas não pode exagerar no pedido feito ao fornecedor e correr o risco de amargar um estoque enorme passada a data comemorativa”, finaliza o diretor da Prosphera Educação Corporativa.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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