Evento supermercadista foca na eficiência operacional e experiência do consumidor

Evento supermercadista foca na eficiência operacional e experiência do consumidor
Marcio Milan e Paulo Beal na abertura do Abras em Ação.

93% do que se consome no Brasil passa pelos supermercados

Com o foco de melhorar a eficiência operacional e a experiência do consumidor, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em parceria com a Associação Paranaense de Supermercados (Apras), se uniram para realizar o “Abras em Ação nas Estaduais – Paraná”, que aconteceu nesta terça-feira, em Curitiba. Com o tema “Colaboração entre o Varejo e a Indústria”, o evento reuniu supermercadistas de todo o Paraná.

Segundo o vice-presidente Institucional e Administrativo da Abras, Marcio Milan, 93% do que é consumido no Brasil passa pelos supermercados, que recebem diariamente cerca de 30 milhões de pessoas. Essa força aumenta a responsabilidade do setor para melhorar tecnologias, processos e eficiência. “Esse projeto nas regionais é um trabalho em equipe que faz a diferença, pois ajuda o setor a crescer e a se tornar mais representativo. Estamos no final do elo da cadeia, em contato direto com os consumidores. Por isso, eventos como esse são importantes para promover uma discussão mais próxima, aproximar todos os elos e, assim, melhorar o atendimento ao consumidor”, destaca o vice-presidente.

Sobre os dados dos supermercados, Milan explica que de maneira geral todos os estados estão alinhados e seguem a mesma média, porém o Paraná está com índices de furtos mais elevados. “A atenção que fica é mudar um pouco o olhar, porque ao focar muito na perda, acabamos deixando de focar em outras oportunidades. Então, é preciso buscar onde é possível melhorar e realizar algo que não se está sendo realizado hoje”, sugere.

Para isso, ele destaca o quanto é importante que os empresários busquem qualificação e que façam parte das entidades representativas. “Cada estado é independente e a Associação Paranaense de Supermercados foca muito em oferecer conhecimento para seus associados, assim como a ABRAS”, acrescenta Milan.

Para Paulo Beal, vice-presidente financeiro da Apras, esse evento é muito importante para discutir temas comuns e buscar soluções conjuntas. “Essa parceria da Abras com a Apras reforça o papel das entidades de representar a classe e promover a união do setor com a indústria. Inclusive, Galassi tem feito esse papel muito bem e alcançou um espaço político muito importante para os supermercados”, enaltece Beal.

O vice-presidente de marketing da Apras, Fabiano Szpyra, também ressaltou o papel das associações. “Vivemos em um momento de transformações constantes e a ABRAS, assim como a regional do Paraná, fazem esse papel de levar informação e conteúdo para manter os supermercadistas atualizados para enfrentar os desafios. Essa união gera força para levantar e lutar por pautas importantes, tanto para os supermercadistas quanto para o consumidor”, conclui Szpyra.

A programação contou com palestrantes de renome nacional, incluindo Marcio Milan, vice-presidente Institucional e Administrativo da Abras; Wesley Pinheiro, Executivo de Atendimento Senior da NielsenIQ; Rosana Carvalho, diretora comercial Advantage Group; Guilherme Peterssen da EY; Alexandre Ribeiro, CEO e fundador da R-Dias; e Rafael Haddad, da Fábrica de Líderes.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *