Maioria dos consumidores pretende comprar eletrônicos nos próximos meses

Setor tem um público potencial de mais de 75 milhões de pessoas
Produtos eletrônicos estão entre as intenções de compra de 68% dos consumidores das classes C, D, e E nos próximos 12 meses. Esses dados estão na pesquisa “Mercado da maioria – Como a força da população de baixa renda está transformando o setor de varejo e consumo no Brasil”, realizada pela PwC Brasil e pelo Instituto Locomotiva, que demonstra um público potencial de 75,7 milhões de pessoas para este segmento no próximo ano.
Este é um mercado que já vem crescendo nos últimos anos, 45% dos consumidores ouvidos pela pesquisa disseram que compraram mais eletrônico nos últimos dez anos. Para o futuro, a tendência é que o mercado se mantenha aquecido, 34% disseram que pretende consumir mais produtos desta categoria.
O levantamento também aponta que as dificuldades no acesso ao crédito restringem o acesso das classes C,D e E a produtos eletrônicos, 20% dos consumidores comentaram que gostariam de comprar, mas não terão condições nos próximos meses. Além disso, 36% afirmam que comprariam mais produtos da categoria se tivessem mais acesso a crédito.
Dividido entre as classes C, D e E, o mercado da maioria representa 76% da população brasileira e responde por quase metade do consumo do país. A pesquisa foi realizada com mais de 2,3 mil pessoas e contou ainda com entrevistas por vídeo com lideranças de grandes empresas do setor de varejo e consumo.