Mercado de beleza registra faturamento de quase R$ 2 bilhões no 1º semestre

Mercado de beleza registra faturamento de quase R$ 2 bilhões no 1º semestre

Levantamento realizado pela Circana indica crescimento de 11% em unidades vendidas

O primeiro semestre de 2024 foi positivo para o mercado brasileiro de fragrâncias e cosméticos de prestígio. Segundo dados da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, o setor atingiu um faturamento superior a R$ 1,8 bilhões, com mais de 5 milhões de peças vendidas. Em comparação com o mesmo período do ano passado, isso representa um aumento de 18% em valor e 11% em unidades vendidas.

As lojas físicas continuam a desempenhar um papel crucial, registrando um crescimento de 20%, em relação ao primeiro semestre de 2023. Ao mesmo tempo, as vendas online também continuam a expandir, com um aumento de 13%. “As lojas físicas voltam a se fortalecer em 2024, também com uma movimentação de abertura de novas portas no mercado, porém, a combinação de ambos os canais demonstra como os consumidores estão buscando a conveniência do online sem abrir mão do toque pessoal das lojas físicas”, afirma Ana Seccato, Diretora Comercial e Thought Leader da Circana.

Todas as categorias de produtos de beleza de prestígio apresentaram crescimento em dois dígitos, mas foi maquiagem que realmente se destacou, com um crescimento de 25% no período. De acordo com a Circana, produtos para o rosto, como blushes e corretivos, juntamente com itens para lábios, como batons e gloss, lideraram o crescimento da categoria. Este aumento é amplamente impulsionado por tendências populares nas redes sociais, especialmente no TikTok, além de novos lançamentos que capturaram a imaginação dos consumidores.

A categoria de skincare também se destacou, superando a média do mercado com um crescimento de 18% em relação a 2023. Produtos de cuidado corporal são destaque, seguindo em linha com as tendências globais. Além disso, a categoria de Proteção Solar é outra que ganha importância, impulsionada por produtos que oferecem, além da proteção FPS, benefícios adicionais focados em cuidados específicos.

A categoria de fragrâncias apresentou um crescimento de 15% em comparação ao ano anterior. Embora um pouco abaixo da média do mercado, o desempenho ainda é robusto, impulsionado principalmente por lançamentos de novos produtos. De acordo com a Circana, os lançamentos de 2024, junto com os de 2023, foram responsáveis por 80% do crescimento no período, com as novidades deste ano contribuindo com 31%. A Circana observa que o aumento nos preços médios das fragrâncias, de 10%, também impactou o crescimento, afetando especialmente o canal online. Em contraste, as categorias de maquiagem e tratamento tiveram um aumento de preço 62% menor.

Destaques de lançamentos

Entre os principais lançamentos de fragrâncias de 2024 estão o Good Girl Blush Elixir de Carolina Herrera, 212 VIP Rosé Elixir também de Carolina Herrera, MYSLF da Yves Saint Laurent, Miss Dior Parfum da Dior, e Paradoxe Intense da Prada. Já os lançamentos de 2023 que mais contribuíram para o crescimento em 2024 foram Invictus Victory Elixir e Phantom Parfum, ambos da Rabanne, Goddess da Burberry, Le Male Elixir de Jean Paul Gaultier, e Fame Parfum da Rabanne.

Na categoria de maquiagem e tratamento, os lançamentos de 2024 que se destacaram incluem o M.A.Cximal Silky Matte da M.A.C, Studio Fix Fluid da M.A.C, Backstage da Dior, Dior Rouge também da Dior, e Revitalessence Skin Glow da Shiseido.

Para Ana Seccato, o desempenho do mercado de beleza de prestígio no Brasil no primeiro semestre de 2024 é relevante já que supera o ritmo de crescimento global. “A América Latina uma vez mais performa acima da média global e o Brasil e o Mexico (maiores mercados da região) foram fundamentais para sustentar os resultados, apoiados pelas inovações da indústria”, finaliza.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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