Startup de Cianorte exporta tecnologia para o setor da moda para 60 países

Startup de Cianorte exporta tecnologia para o setor da moda para 60 países

Grupo IRRAH atua na oferta de soluções que impulsionam o segmento, fortalecendo pequenos e médios negócios nacionais e gringos também

O setor de confecção, têxtil e artefatos em couro no Paraná é um dos maiores geradores de empregos do estado, posicionando-se como o terceiro maior, atrás apenas dos setores alimentício e de construção civil, segundo dados da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). No coração deste segmento está Cianorte, conhecida como a Capital Nacional do Vestuário, que não apenas abriga importantes indústrias, mas também desponta como um polo de inovação tecnológica para o mercado de moda no Brasil e no mundo.

Um dos principais expoentes dessa revolução tecnológica é o Grupo IRRAH, fundado há 20 anos em Cianorte. O grupo tem se destacado no desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas, que são exportadas para mais de 60 corporações globais, um feito notável considerando que apenas 0,13% das empresas brasileiras atuam no mercado de exportação, segundo a Secretaria de Comércio Exterior do Governo Federal.

Especializado em produtos digitais para o mercado da moda, o Grupo IRRAH oferece soluções que automatizam processos, aumentando a eficiência em áreas estratégicas como vendas, atendimento ao cliente e marketing. Sua matriz está em Cianorte, com unidades em Maringá e Dover, nos Estados Unidos e desponta na vanguarda da transformação digital na indústria da moda, com seis soluções inovadoras que são utilizadas por mais de 25 mil usuários em todo o mundo, incluindo grandes players do mercado digital, varejistas, big techs de CRM e influenciadores digitais.

Entre as principais inovações do Grupo IRRAH está o GTP Maker, uma ferramenta que utiliza Inteligência Artificial para criar atendentes virtuais personalizados, otimizando o atendimento ao cliente em múltiplos canais, como WhatsApp, Instagram, Mercado Livre e Facebook. Outra solução inovadora é o Dispara Aí, que facilita a execução de campanhas e promoções no WhatsApp, fortalecendo a comunicação e o marketing digital.

O portfólio do Grupo IRRAH inclui ainda o Kigi Sistema, um ERP voltado para a gestão de lojas físicas; o E-vendi, um e-commerce integrado ao ERP; o Z-Api, uma ferramenta que integra sistemas com o WhatsApp; e o Plug Chat, que centraliza o atendimento via WhatsApp.

Somente o Kigi movimentou, nos últimos cinco anos, mais de R$11 milhões, registrando a marca de 5 mil usuários e 1.800 empresas clientes.

Miriã Plens, CMO do Grupo IRRAH, destaca a importância de suas raízes: “É um orgulho para nós sermos de Cianorte e levar nossa expertise para empresários em todo o mundo. Nosso objetivo é facilitar a jornada empreendedora, tornando-a mais eficiente e rentável. Estamos sempre prontos para apoiar a comunidade local enquanto expandimos nossas soluções globalmente.”

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *