Com estratégia inédita, marcas do Grupo Boticário investem em centralidade no cliente

Com estratégia inédita, marcas do Grupo Boticário investem em centralidade no cliente

Plano de ação pautado em tecnologia e uso de recurso humano resulta em mais de 88% da base de consumidores satisfeitos

Pautadas na centralidade no cliente, marcas do Grupo Boticário complementam a capacitação de mais de 80% da base de colaboradores internos sobre o tema, para proporcionar melhorias na maior rede omnichannel de beleza do país. A iniciativa faz parte de um projeto da área de experiência e valor do consumidor, amplamente premiado este ano, pelas estratégias de melhoria nos índices de qualidade em atendimento.

Para além dos recursos humanos utilizados em capacitação, o setor também alocou esforços em tecnologia e inovação, de forma a garantir otimizações e melhorias na jornada de compra. Juntas, as novas iniciativas, associadas ao forte histórico de políticas de atendimento qualificado do grupo, resultam em um raro indicador para uma empresa de abrangência nacional, onde mais de 88% dos clientes da base se consideram satisfeitos no atendimento.

“O grande diferencial na forma como as marcas do grupo trabalham está justamente na capacidade de mesclar o nosso potencial humano à nossa profundidade tecnológica. Vemos na relação entre pessoas uma matéria prima primordial para a execução desse trabalho que, em suma, lida com a análise de dados. Essa relação entre pessoas e tecnologia precisa ser e é o ponto central de qualquer estratégia da nossa área.”, afirma Natália Calixto, Diretora de Gestão de Valor do Consumidor, Grupo Boticário.

Uso assertivo do relacionamento humano

Com o desejo de otimizar a gestão da satisfação dos consumidores, proporcionar o encantamento e gerar fidelização, as marcas do grupo têm como objetivo central gerar mudanças de mentalidade e atendimento dentro do maior ecossistema de beleza do Brasil. Mesmo diante da dimensão da corporação, foram implementadas medidas capacitadoras que expandiram e simplificaram o entendimento do conceito de experiência do consumidor, e sua contribuição para o negócio.

A iniciativa responsável por capacitar a maioria dos colaboradores das marcas se tornou possível graças aos conteúdos sobre centralidade no cliente, disponibilizados nas plataformas exclusivas de educação online do Grupo Boticário, de forma a disseminar conhecimento para os times, pluralizando o entendimento da experiência do consumidor.

“Simplificar o conhecimento sobre customer experience e conseguir êxito em difundí-lo para uma extensa cadeia de colaboradores, é realmente um feito. Foi preciso aculturar esses profissionais sobre a área e mostrar que ela tem verdadeira relevância para mover os ponteiros do negócio, impactando diretamente no dia a dia de cada um deles”, complementa Calixto, responsável pelo projeto.

Paralelo a isso, as marcas também investiram em outras estratégias de treinamentos voltados ao atendimento, cujo objetivo é aplicar etapas de encantamento durante toda a jornada em loja, gerando conexões reais com nossos consumidores. Chamado de “Botileza“, esse modelo de atendimento já alcançou 92% da força de venda em loja do grupo e convoca os colaboradores a assumirem o papel tático de agentes das mudanças propostas pela instituição, estabelecendo uma jornada clara e encantadora no atendimento em lojas físicas, por meio de passo a passo centralizado na percepção de experiência em cada uma das etapas da jornada de consumo.

Tecnologia aprimora relacionamento com consumidor

Complementar ao que tem sido feito na frente humana de atendimento, o Grupo Boticário segue se destacando em inovação e tecnologia no varejo nacional, utilizando novas soluções para otimizar a percepção assertiva do sentimento do consumidor nos atendimentos online. Além disso, a empresa também aposta em “machine learning” para construir uma base de dados que reconhece padrões e identifica necessidades de alteração nos processos, em todos os canais de venda.

Natália Calixto ressalta como as soluções digitais transformam percepções qualitativas em números, ajudando a medir a saúde do atendimento. “A curto prazo, o grupo pretende expandir o uso de tecnologias para gerenciar a satisfação nos canais de venda, captar padrões de comportamento e continuar otimizando a qualidade do serviço prestado”, finaliza.

Reconhecimento do mercado aos cases

Com essas e outras estratégias de fidelização do consumidor, a marca O Boticário ganhou, pela terceira vez consecutiva, o ouro nas categorias “Franquias” e “Beleza e Cosméticos” no Prêmio Experience Awards, a maior premiação de satisfação do consumidor (NPS) no Brasil.

Anteriormente a esse feito, o Grupo Boticário venceu a Premiação Smart Customer, na categoria “Customer Experience”, também relevante para o setor.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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