Volkswagen estreia no Brasil selo ambiental para concessionárias

Volkswagen estreia no Brasil selo ambiental para concessionárias

Ação está alinhada à estratégia global Way to Zero, que tem como meta ser neutra em carbono até 2050

A Volkswagen do Brasil estreia no País a certificação ambiental goTOzero RETAIL, do Grupo Volkswagen. A certificação é concedida, após auditoria, às concessionárias que contribuem com a declaração da missão ambiental goTOzero, do Grupo Volkswagen, reduzindo seus impactos nas áreas de mudanças climáticas, ecossistemas, conformidade ambiental e uso de recursos. Com a sua estratégia global Way to Zero, a Volkswagen tem a meta de ser neutra em carbono até 2050 e foi a primeira fabricante de automóveis do mundo a assinar o Acordo de Paris.

“A Volkswagen do Brasil reforça seu compromisso com as pessoas e o planeta ao trazer para o País a certificação ambiental goTOzero RETAIL, do Grupo Volkswagen. A iniciativa demonstra que a responsabilidade ambiental da Volkswagen vai além das atividades da empresa, sendo multiplicada junto à Rede VW de concessionárias. Estamos trabalhando junto aos nossos parceiros de negócios para criar um ecossistema sustentável, rumo à neutralidade de carbono”, afirma Roger Corassa, vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil.

A certificação goTOzero RETAIL conta com quatro níveis: Platinum (padrões ambientais excepcionais), Gold (excelentes padrões ambientais), Silver (elevados padrões ambientais) e Bronze (padrões ambientais adequados). O Brasil foi o primeiro mercado do mundo a conquistar a certificação máxima nível Platinum na Rede de Concessionárias do Grupo Volkswagen. A auditoria envolve desde aspectos físicos das lojas e questões ambientais gerais, como gestão de resíduos, por exemplo, até a avaliação de treinamento ambiental das equipes e interação com os clientes com relação ao tema, sendo válido por loja certificada.

Na estreia da auditoria ambiental goTOzero RETAIL no Brasil foram seis concessionárias participantes, sendo todas aprovadas:

Carbel Prado: Belo Horizonte (MG) – Platinum
Importadora Veículos: Maceió(AL) – Platinum
Belcar Veículos Portal: Goiânia(GO) – Gold
Caraigá Morumbi: São Paulo (SP) – Gold
Luson Tarumã: Curitiba (PR) – Gold
Germânica Volkswagen: São João da Boa Vista (SP) – Silver

“Temos muito orgulho de colocar a Rede de Concessionárias da Região América do Sul entre as primeiras com os maiores níveis de redução de CO2 no mundo. Uma rede que já está se preparando para o futuro e é comprometida com o planeta”, afirma Thereza Cristina de Oliveira, Head de Desenvolvimento da Rede SAM (América do Sul) da Volkswagen.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *