Após auditoria, INC mantém certificação máxima do setor de saúde

Após auditoria, INC mantém certificação máxima do setor de saúde

O Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba) passou por uma visita de manutenção da Certificação de Acreditação Hospitalar pela metodologia ONA (Organização Nacional de Acreditação). O INC é certificado Nível 3 com Excelência desde o ano de 2014. Durante dois dias, 30 e 31 de outubro, avaliadoras do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) realizaram auditorias no hospital, que resultaram na recomendação à ONA para a manutenção da Certificação Nível 3 do INC.

Foram avaliados 19 setores do hospital, com o acompanhamento da equipe de Qualidade do INC. “O gestor de cada área respondeu aos questionamentos feitos e tudo fluiu de forma orgânica, porque nós já temos um processo de auditoria interna no hospital, com um cronograma anual que trabalha com os projetos deixados na visita anterior, com as recomendações realizadas pelo IQG”, informa Alessandra Baliski, coordenadora da Qualidade do INC.

De acordo com Baliski, as visitas de manutenção fortalecem as estratégias de gestão do hospital, que utiliza a governança clínica e a gestão por microssistemas, com foco no cuidado centrado na experiência do paciente. “O nosso hospital está preocupado em garantir a melhor assistência ao paciente, o que está dentro do nosso escopo de missão, visão e valores. A qualidade caminha junto com a gestão de riscos assistenciais, promovendo o melhor atendimento e de maneira mais eficiente dentro do que foi proposto no plano terapêutico do paciente”.

Importante ressaltar que, hoje, o INC possui seis processos de certificação (programas de qualidade): Acreditação Hospitalar (ONA), Programa Segurança em Alta (Unimed), Centro Internacional de Neuro-oncologia (DKG), Programa de Qualificação (Bradesco Saúde), Programa Nacional de Boas Práticas de Segurança do Paciente (Anvisa) e é reconhecido pela ANS como uma instituição com o grau máximo pela ONA.

Ainda segundo Baliski, os processos de certificação e programas de qualidade são viáveis e atingem os objetivos propostos. “O diferencial é o nosso time. Com certeza a equipe interdisciplinar é fundamental, fazendo a adesão aos requisitos dos processos, executando as rotinas de assistência direta ou indireta, de forma humana e eficaz. Nenhum programa seria possível sem o engajamento da equipe”, observa.

Acreditação ONA

registro da visita das avaliadoras da IQG.jpegCriada pela ONA, a certificação da acreditação hospitalar é um método de avaliação que visa promover segurança e qualidade no setor de saúde a partir de uma metodologia pautada na melhoria contínua com foco em resultados, que agregam valor na assistência do paciente. Para receber a certificação, a instituição hospitalar precisa atender a esses critérios e padrões, reconhecidos internacionalmente, sobre estrutura e segurança, processo e gestão integrada, e excelência em gestão (inclui processos técnicos, multiprofissionais, as rotinas e a prática da assistência). A última recertificação do INC ocorreu em outubro do ano passado e tem validade de três anos.

A certificação de Acreditação Hospitalar ONA se destaca como preferência entre as instituições hospitalares no Brasil e, no Paraná, o INC é uma das três primeiras que conquistou essa certificação. O hospital iniciou o processo com o diagnóstico em 2008 e já, no ano seguinte, conquistou a certificação Nível 1. No Nível 3 ONA, o INC já foi recertificado quatro vezes.

A avaliação é realizada de forma voluntária e reservada, e não tem caráter fiscalizatório. É um programa de educação continuada das prestadoras de serviço de saúde, que é revisado periodicamente.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *