Black Friday 2024: como proteger seu negócio e consumidores de fraudes online

Black Friday 2024: como proteger seu negócio e consumidores de fraudes online

São grandes as chances de se deparar com uma empresa falsa

A Black Friday já se tornou uma data importante no Brasil e deve movimentar, nesta 14ª edição, R$ 9,3 bilhões, gerando um faturamento para o varejo 9,1% maior do que em 2023, de acordo com a Confi.Neotrust. Muitas empresas estão realizando suas ações desde agora, embora o grande dia aconteça apenas em 29 de novembro, e essa movimentação tem gerado certa preocupação.

Além de consumidores, buscando preços mais baixos e empresas criando ofertas, outro grupo está de olho em toda essa movimentação: os criminosos.

Além de prestar atenção nos preços, o consumidor precisa estar atento para não cair em golpes através de sites e mensagens falsas, especialmente pelo WhatsApp, como explica Ediney Giordani, especialista em comunicação da KAKOI Comunicação.

“As chances de alguém se deparar com uma empresa falsa são grandes. Antigamente, isso também acontecia, mas o layout e os erros grosseiros de português entregavam que se tratava de um site falso. Agora, até mesmo as URLs, que são os endereços www, estão bem feitas. As páginas falsas, inclusive, replicam cores, imagens e logos para iludir os consumidores, além de utilizarem mensagens para confundir ainda mais” alerta Ediney.

O que as empresas podem fazer?

As grandes marcas já apostam em uma comunicação mais centralizada, em que a página oficial é amplamente divulgada nas redes sociais. Muitos marketplaces possuem seus próprios aplicativos, o que é uma camada extra de segurança. Ediney ressalta que manter essa comunicação é uma maneira eficaz para os canais oficiais:

“A inteligência artificial está sendo utilizada para copiar toda a comunicação de algumas empresas, incluindo famosos. Lojas online que vendem smartphones, brinquedos e videogames, só para citar alguns dos produtos mais buscados, precisam redobrar o cuidado e pedir para que seus clientes verifiquem a veracidade da promoção. Criar campanhas para avisar sobre possíveis fraudes através de banners no site oficial, com dicas e mostrando quais são os canais oficiais, fortalece esse laço de confiança”, conclui.

Outro mecanismo de defesa é manter um canal aberto de comunicação pelas redes sociais, para tirar dúvidas de clientes que suspeitarem de possíveis irregularidades, além de criar sites robustos para evitar invasões.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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