Gastos em supermercados e restaurantes aumentam 23% em 2024

Gastos em supermercados e restaurantes aumentam 23% em 2024

Dados dos Índices de Consumo em Supermercados (ICS) e os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR), calculados pela Alelo, especialista em benefícios, gestão de despesas corporativas e incentivos, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apontam que, em agosto, houve alta na quantidade e no valor transicionados em supermercados e restaurantes feitos via cartão benefícios (vale-alimentação e vale-refeição).

Em relação às transações em supermercados, entre agosto e setembro de 2024, houve um aumento de 1% no número de transações e elevação de 1,2% no valor transacionado. O valor médio por transação variou apenas marginalmente (+0,2%). Já na comparação com o mesmo período de 2023, os resultados dos índices de setembro indicam um crescimento expressivo de 14,3% no número de transações, com gastos 22,8% superiores, justificado também pelo aumento do valor médio por transação, que registrou 7,4% em setembro de 2024 (em comparação com o mesmo mês do ano anterior).

Índice de Consumo em Supermercados (ICS)

  • Entre agosto e setembro de 2024, os supermercados registraram aumento de 1% no número de transações, além de uma elevação de 1,2% no valor transacionado. O valor médio por transação variou apenas marginalmente (+0,2%);
  • Já na comparação com o mesmo período de 2023, os resultados dos índices de setembro indicaram um crescimento expressivo de 14,3% no número de transações, em paralelo ao aumento de 22,8% no valor transacionado em supermercados. O valor médio por transação também exibiu uma variação bastante positiva no período (+7,4%);
  • Comparando-se o desempenho acumulado de 2024 (até setembro) com o do mesmo período de 2023, as transações em supermercados cresceram 11,6% em volume e 18,8%, em valor (faturamento). O valor médio por transação, por sua vez, registrou um avanço de 6,5% na comparação entre os dois intervalos temporais;
  • Finalmente, considerando os resultados acumulados nos últimos 12 meses e o desempenho no período precedente**, os supermercados exibiram um aumento de 11,6% nas transações efetivadas;
  • Já em termos de valor (faturamento), a expansão foi de 18,3%, enquanto o valor médio por transação no segmento cresceu 6,0%;
  • De acordo com o IPCA/IBGE, os preços da alimentação no domicílio registraram inflação de 0,6% em setembro. Em relação ao mesmo mês de 2023 (últimos 12 meses), o subgrupo acumula um aumento médio de 6,3% nos preços.

Movimento e índices semelhantes também foram identificados no foodservice: segundo cálculos da FIPE + Alelo, em setembro de 2024, houve uma leve alta de 1,2% no número de transações em comparação com agosto, com valor investido mantendo-se semelhante entre os meses. Mas, considerando setembro de 2023, houve alta de 11,6% no número de transações com o benefício refeição, com crescimento expressivo de 23,5% no valor das vendas.

Índice de Consumo em Restaurantes (ICR)

  • Na comparação com agosto, os restaurantes registraram um incremento de 1,2% no número de transações efetivadas em setembro de 2024*. Em paralelo, o valor transacionado nesses estabelecimentos praticamente se manteve estável, com discreto recuo (-0,2%), enquanto o valor médio por transação foi 1,5% inferior ao do mês anterior;
  • Ao comparar o desempenho de setembro de 2023 e o mesmo período de 2024, foi identificado um crescimento de 11,6% no número de transações efetivadas no segmento, além de uma alta expressiva de 23,5% no valor das vendas. Esse resultado aconteceu, em boa medida, em função do incremento de 10,6% no valor médio por transação;
  • Referente ao balanço parcial de 2024 (até setembro), os restaurantes registraram uma elevação de 2,6% no número de transações, além de uma alta de 12,1% no valor transacionado. O valor médio por transação cresceu 9,2%;
  • Finalmente, no acumulado nos últimos 12 meses**, os restaurantes sustentaram um avanço de 1,2% no número de transações efetivadas, contrastando com o aumento bem superior de 10,1% no valor transacionado (faturamento). A diferença entre os resultados é explicada pelo comportamento do valor médio por transação, que cresceu 8,7%;
  • Segundo o IPCA/IBGE, os itens de alimentação fora de domicílio (que incluem refeições em restaurantes) apresentaram inflação de 0,3% em setembro. Em 12 meses, os preços do subgrupo avançaram, em média, 4,8%.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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