Cargo de liderança: Confira 6 dicas para se sair bem na hora da entrevista de emprego

Cargo de liderança: Confira 6 dicas para se sair bem na hora da entrevista de emprego

Ainda falta preparo dos executivos na hora de encarar o entrevistador

Receber uma ligação de um profissional de RH ou headhunter é motivo de felicidade e, comum até, já que é algo que muitos executivos e líderes passam ao longo de suas carreiras. Porém, ao mesmo tempo, a ansiedade toma conta, ainda mais em um país que tem a população mais ansiosa do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Muitos executivos sentem apreensão, com a cobrança de mostrar o seu melhor para conquistar a nova posição. No entanto, a falta de preparo para esse momento muitas vezes coloca a possibilidade de ter êxito por água abaixo. Lúcio Daniel, sócio da EXEC, empresa especializada na seleção e desenvolvimento de altos executivos e conselheiros, que, ao longo de 13 anos de mercado já entrevistou mais de 14 mil pessoas, em 90% das entrevistas os executivos não se preparam para isso.

“Grande parte deles não se prepara totalmente para a hora de estar frente a frente com o entrevistador, seja presencialmente ou online. É muito raro ver um executivo totalmente pronto. Muitas vezes a rotina corrida dificulta esse preparo, seja porque ele está saindo de uma reunião, pega trânsito no meio do caminho para chegar ao local da entrevista ou abre o link da entrevista em cima da hora quando a conversa é digital, deixando tudo para a última hora”, afirma.

De acordo com Daniel, é importante o executivo ter uma noção profunda com quem vai falar. “Além de cuidar da sua apresentação, com vestimenta adequada, ser pontual e simpático, o executivo deve fazer um mergulho na empresa, conhecer sua história, saber quem são seus investidores, organograma, histórico, quem está por trás dela, seus aspectos culturais, valores e propósito. Um estudo prévio sobre a organização é muito importante. Tudo isso soma para a pessoa ter a chance de fazer uma boa conversa e demonstrar claramente para o entrevistador a relação que ele pode ter com os valores da empresa e aspectos técnicos da posição”.

As empresas também falham nas entrevistas

O sócio da EXEC aponta ainda que, do outro lado do balcão, as empresas também estão cometendo alguns equívocos nos processos seletivos de posições de liderança executiva. “Vivemos em uma era no qual o aspecto comportamental tem um grande peso na hora de escolher um líder, além dos valores e princípios, o que chamamos de soft skills. No entanto, infelizmente hoje as empresas ainda têm um olhar muito voltado para as capacitações técnicas do candidato, que têm maior aderência nesse sentido, deixando mais de lado sua visão estratégica, por exemplo”, analisa.

O “novo líder” tem outras características

O perfil do líder sofreu grandes mudanças nos últimos anos, principalmente após a pandemia. E isso impacta diretamente na busca de candidatos para ocupar essas cadeiras. “Com o trabalho remoto, a saúde mental ganhando mais ênfase, o perfil do líder mudou. Com isso, as entrevistas para as posições de liderança executiva têm sido conduzidas de maneira muito diferente. Como headhunters, nós investigamos se o executivo evoluiu seu estilo de liderança para uma postura mais empática, aberta, inclusiva, baseada em propósito, se tem habilidade para lidar com a diversidade, incluindo a questão geracional, com jovens da geração Z e profissionais mais maduros trabalhando em uma mesma equipe, além da sua capacidade de engajar times que trabalham online, sem contato físico”, explica Daniel.

Outro aspecto mencionado pelo sócio da EXEC é o preparo do “novo líder” para lidar com profissionais da geração Z. “Os jovens da geração Z chegam ao mercado de trabalho com uma ansiedade muito maior do que os profissionais mais velhos, o que demanda do líder a capacidade de saber lidar com esse sentimento, transmitindo segurança, oportunidades de projetos, investir em trilha de carreira, deixando-os mais confortáveis”.

Dicas para se sair bem na hora da entrevista

Lúcio elencou e comentou seis estratégias importantes para ajudar os executivos se saírem bem na hora da entrevista.

  1. Faça uma pesquisa prévia sobre a empresa para conhecer seu contexto. Como dito anteriormente, demonstrar entendimento sobre a organização é fundamental. “Para isso, a pessoa deve buscar informações disponíveis em sites públicos sobre a empresa, ficar por dentro de quem são os acionistas ou qual é a sua história. Missão, visão e propósito aliado aos valores e princípios que regem a empresa também são dados importantes a serem absorvidos”, ressalta.
  2. Mostre a sua relevância. Destaque suas experiências e habilidades para a posição. “Aqui vale um ponto importante que não é feito pela maioria dos candidatos. Para destacar projetos e cases na história profissional, o executivo precisa traçar o cenário antes do projeto desenvolvido, qual foi seu papel e influência no desenvolvimento do projeto e resultado”, recomenda.
  3. Pratique uma boa comunicação. Seja claro e conciso ao expressar suas ideias. “Seja direto, evite respostas muito longas ou vagas, evitando cansar o entrevistador ou deixá-lo confuso sobre as ideias que você quer transmitir”, diz.
  4. Demonstre entusiasmo pela oportunidade oferecida. “Aproveite o ensejo e transmita contentamento pela oportunidade na empresa, valorizando os pontos fortes e destacando como você poderá contribuir para o seu crescimento”.
  5. Postura profissional é tudo! Lúcio aponta para a importância de mostrar confiança, mas sem ser arrogante. “A empatia também é fundamental. Se vista adequadamente, não atrase no momento da entrevista, seja gentil e seja um bom ouvinte. Traga seu discurso com energia”.
  6. Faça um follow-up após a entrevista. Envie um agradecimento pela chance de participar do processo seletivo, sem questionar sobre sua performance. Apenas se coloque à disposição para integrar os próximos passos”, conclui.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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