Cotton On celebra 10 anos no Brasil com apoio de R$ 3 milhões à Gerando Falcões e ambicioso plano de expansão

Cotton On celebra 10 anos no Brasil com apoio de R$ 3 milhões à Gerando Falcões e ambicioso plano de expansão

A marca global de moda e lifestyle, Cotton On, nascida na Austrália, celebra seu 10º aniversário no Brasil, com uma estratégia orientada pelo crescimento sustentável e por fazer uma diferença positiva na vida das pessoas. Os planos de expansão no país incluem atingir a marca de 100 lojas nos próximos 10 anos e, por meio de sua frente filantrópica, a Cotton On Foundation, uma inédita parceria com a ONG Gerando Falcões, em uma contribuição que totalizará R$3 milhões nos próximos três anos.
 

Como um dos primeiros varejistas australianos a chegar de forma independente no Brasil em 2014, a Cotton On adotou uma mentalidade de crescimento na região desde o seu primeiro ano de operação, concentrando-se em aprofundar seu conhecimento do mercado e do consumidor brasileiro. Em 2020, a empresa operava 10 lojas no país e, desde então, seguiu crescendo, atingindo 29 unidades físicas e um e-commerce com mais de quatro mil produtos de três de suas oito marcas globais de moda casual: Cotton On, Cotton On Body e Cotton On Kids.
 

Com uma equipe local de 260 colaboradores, na última década a Cotton On injetou mais de R$50 milhões na economia brasileira e alcançou uma receita bruta de R$150 milhões, que mais do que triplicou desde 2019. A marca vê um potencial significativo de crescimento no Brasil, dada a densidade populacional e as semelhanças entre os consumidores australianos e brasileiros, aproveitando o estilo mais descontraído e litorâneo.
 

“O Brasil é um mercado estratégico para a Cotton On, e não é à toa que buscamos crescimento a longo prazo. Tenho orgulho de dizer que nosso impacto vai além de apenas vender produtos que nossos clientes amam. Trata-se também de criar oportunidades de carreira para talentos locais, além de desenvolver nossa equipe, apoiando a economia local e fazendo a diferença por meio da Cotton on Foundation”, comenta Pierre Schrappe, country manager da Cotton On no Brasil.
 

“Estamos entusiasmados com o crescimento de nossas marcas e de todo o time no Brasil, especialmente com os planos de expansão multi-canal. Atualmente, 6% das vendas são feitas por meio do e-commerce, com potencial de representar 20% de toda a receita da empresa no país. Os consumidores brasileiros valorizam as compras online que proporcionam agilidade e praticidade de acesso a todo momento e em qualquer lugar do Brasil, enquanto as lojas físicas proporcionam uma experiência de marca e de produto inigualável”, completa Pierre.
 

Com foco em fazer o bem e gerar um impacto positivo por meio de seus negócios e da Fundação, a Cotton On está comprometida em se tornar carbono neutro (escopos 1 e 2) e migrar todas as suas operações até 2030 para energia renovável. Cada vez mais, os produtos são fabricados com utilização de fibras e materiais com atributos sustentáveis, como algodão orgânico e algodão reciclado, fibras sintéticas recicladas, e métodos de produção de denim que reduzem o consumo de água. As embalagens com material plástico e papelão também utilizam fontes recicladas para reduzir o impacto ambiental.

 

Nas lojas, os consumidores podem contribuir para estas ações de impacto positivo, com 100% da renda obtida através da venda de itens de conveniência do dia a dia, como ecobags, água e balas de menta, destinados a projetos sociais apoiados pela Cotton On Foundation em todo o mundo. É por meio de ações com foco no impacto social combinando a moda, que torna a marca tão valorizada pelos consumidores.

 

“Tem sido uma jornada incrível, ao longo desses últimos 10 anos, trazer o estilo australiano casual para os consumidores brasileiros. E mal posso esperar para ver o que a estratégia de crescimento com propósito da empresa, por meio das marcas presentes no Brasil, reserva na próxima década para nossa equipe e clientes. Os produtos modernos e acessíveis são feitos para serem vividos e amados todos os dias, nos concentramos em estar onde nossos clientes estão, ouvindo, prevendo e atendendo às suas necessidades, a fim de superar suas expectativas”, diz Bianca Gins, diretora de marca Cotton On.

 

Crescimento com propósito

Os planos de crescimento da empresa no Brasil vão além da expansão de suas lojas. Com uma reputação de varejo orientado por propósito, a empresa busca impactar positivamente a vida das pessoas nas comunidades onde atua.

 

Foi isso que impulsionou a criação da Cotton On Foundation em 2007, que desde então arrecadou mais de R$ 500 milhões com o apoio da equipe de colaboradores e dos consumidores em todo o mundo. Inicialmente com foco em colaborar para a redução da pobreza global, capacitando crianças e jovens por meio da educação, seguindo uma demanda dos clientes, a Fundação expandiu seu apoio global para incluir também projetos com foco na saúde mental e em prol ao meio ambiente. Nos últimos 12 meses, a Fundação financiou R$ 64 milhões para apoiar seus projetos globais em diversos países, principalmente no continente africano, e agora está expandindo seu trabalho de impacto no Brasil.

 

A Cotton On Foundation arrecadou fundos em maio e junho deste ano para ajudar diretamente na segurança alimentar das vítimas das enchentes no Sul do Brasil, e agora anuncia sua primeira parceria nacional de grande escala no país com uma das mais respeitadas ONGs locais, a Gerando Falcões. A Fundação contribuirá com R$ 3 milhões nos próximos três anos para o projeto Favela 3D na Favela Cidade de Deus, localizada em Ferraz de Vasconcelos, São Paulo, expandindo e aprimorando o trabalho já realizado pela organização sem fins lucrativos para impactar positivamente a vida de crianças, jovens e adultos em situação vulnerável.

 

“Estamos animados com as oportunidades de crescimento que temos pela frente e entusiasmados por embarcar em uma nova parceria com a Gerando Falcões, promovendo o compromisso da Cotton On com mudanças positivas. Trabalhando com nossos parceiros, consumidores e equipe de colaboradores, poderemos começar a fazer uma diferença mais significativa no Brasil e alinhar ainda mais o mercado à nossa estratégia global – crescimento sustentável para fazer cada vez mais o bem. Estamos comprometidos em ajudar a construir um futuro melhor para os jovens e, juntamente com nossos novos parceiros da Gerando Falcões, mal podemos esperar para ver o impacto que seremos capazes de promover”, reforça Pierre.

 

A Rede Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social para apoiar crianças, jovens, líderes e moradores das favelas e periferias. A organização promove mudança na vida dessas pessoas em vulnerabilidade por meio da combinação de educação socioemocional, capacitação profissional, e acesso ao trabalho e programas de transformação sistêmica que utilizam tecnologias sociais.

“Atualmente, a Gerando Falcões impacta mais de 5.500 favelas, alcançando mais de 740 mil pessoas nos 26 estados do país. Isso foi possível graças a união de diferentes atores sociais como governo, ONGs, sociedade civil e empresas privadas. Parceria e apoios como o da Cotton On são essenciais, porque nos possibilitam derrubar muros e construir pontes para reduzir a pobreza no país”, afirma Edu Lyra, CEO e Fundador da Gerando Falcões.

Cotton On no mundo

Com o propósito de fazer uma diferença na vida das pessoas e a visão de ser líder global em moda casual, os negócios da Cotton On são impulsionados por mais de 20 mil colaboradores em 22 países, 1.500 lojas, uma plataforma de e-commerce global operada localmente em dez países, e uma Fundação, que muda vidas.

Os negócios globais da Cotton On ultrapassam R$ 8,5 bilhões em receita, sendo que sua atuação internacional representa 49% da receita. Entre sua presença global, os principais mercados da empresa são Austrália, EUA, Cingapura, Malásia, África do Sul e Nova Zelândia.

A varejista global existe para fazer uma diferença positiva na vida das pessoas e espera acelerar seu crescimento no Brasil, proporcionando experiências incríveis para sua equipe e consumidores, sempre norteada por fazer o bem a cada passo dessa jornada.

Sobre a Cotton On

O propósito da Cotton On é fazer uma diferença positiva na vida das pessoas. Uma varejista global de moda e estilo de vida com oito marcas em 22 países e 1.500 lojas. Com 20 mil membros da equipe, que, junto com nossos consumidores, estão causando um impacto positivo por meio de uma Fundação que muda vidas.

Levando o estilo de vida australiano para o mundo e fazendo o bem ao longo do caminho, as marcas Cotton On oferecem moda casual sem esforço e produtos de estilo de vida em roupas femininas, masculinas e infantis, acessórios pessoais e artigos de papelaria. Para saber mais, acesse cottonongroup.com.

Sobre a Cotton On Foundation

O braço filantrópico da Cotton On, a Cotton On Foundation, está contribuindo para um mundo onde todos os jovens possam prosperar. Com programas de alcance em diversos países, sobretudo em Uganda, África do Sul, Tailândia e Austrália, a Fundação em seus 15 anos de existência arrecadou mais de R$500 milhões para investimentos em programas sociais. Juntamente com a equipe de colaboradores da Cotton On e nossos consumidores, estamos criando um impacto duradouro em três áreas principais: Educação Holística, Saúde Mental e Meio Ambiente.

Sobre a Gerando Falcões

A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua na superação da pobreza nas favelas. Nosso trabalho é realizado com força de uma Rede de ONGs. Ou seja, somos uma ONG que apoia e acelera o trabalho de outras ONGs e líderes sociais que atuam em periferias e favelas em todo o Brasil. Estamos unidos por uma missão audaciosa: transformar a pobreza das favelas em peça de museu antes de Marte ser colonizado. Fazemos isso por meio de programas e tecnologias sociais escaláveis e de alto impacto, capazes de gerar resultados de longo prazo como a Falcons University, Favela 3D, Decolagem e ASMARA. 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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