E-commerce brasileiro deve faturar mais de R$ 224 bilhões em 2025

E-commerce brasileiro deve faturar mais de R$ 224 bilhões em 2025

Setor registra o sétimo ano consecutivo de crescimento, com estimativa de mais de 400 milhões de transações no comércio eletrônico

O e-commerce brasileiro segue em ritmo acelerado e promete mais um ano de resultados expressivos. Com a projeção de crescimento de 10% em relação a 2024, o setor deve faturar R$ 224,7 bilhões em 2025, representando um incremento de quase R$ 20 bilhões em apenas um ano. Os dados são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Veja abaixo os principais dados do relatório:

● Crescimento contínuo: Em 2025, a expectativa é que o país alcance o 8° ano consecutivo de expansão do setor. Desde 2018, este avanço é impulsionado principalmente pela transformação digital e mudanças nos hábitos de consumo.

● Aumento no ticket médio: A previsão é de um crescimento de 4,7%, alcançando R$ 515,80.

● Mais compradores: O número de consumidores deve crescer e chegar a 94 milhões, três milhões a mais do que em 2024.

● Mais transações: o volume de pedidos deve crescer 5%, totalizando 435 milhões de compras online.

“Os números mostram como o e-commerce já se consolidou como uma parte essencial do varejo brasileiro. A integração de estratégias inovadoras, como a personalização da experiência do cliente e a implementação de programas de benefícios, tem contribuído para o crescimento do setor”, comenta Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity Ibéria e Brasil, companhia líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus públicos-alvo.

Omnichannel: o novo padrão de consumo

Para Eduardo, os varejistas precisam investir em estratégias que fortaleçam a presença no digital e ampliar o contato com os consumidores, para gerar novas oportunidades de negócios.

“O investimento em canais omnichannel tem se destacado como essencial para oferecer aos consumidores uma jornada de compra mais integrada. Isso significa que a experiência de comunicação do cliente no meio online deve ser equivalente à de uma loja física”, explica o executivo.

Retail media: a nova fronteira do marketing digital

Uma das estratégias-chave recomendadas por Eduardo é o retail media, que permite expandir e diversificar ainda mais os anúncios no ambiente digital.

Vantagens do retail media:

● Personalização: Utilizando dados do relacionamento no e-commerce, varejistas podem direcionar promoções com maior afinidade para seus clientes.

● Canais integrados: A conexão entre espaços online e offline proporciona uma experiência de compra mais fluída e imersiva.

● Renda extra: o retail media possibilita novas fontes de receita, com anúncios estratégicos, como marketplaces, aplicativos e outras plataformas digitais.

Segundo o relatório Latin America Retail Media Trends 2024, da Emarketer, foram investidos R$ 3,8 bilhões nessa modalidade em 2024. “A expectativa é de que esse valor cresça de forma significativa nos próximos anos”, conclui Eduardo.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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