Google abre inscrições para programas de capacitação e treinamento em jornalismo

Google abre inscrições para programas de capacitação e treinamento em jornalismo

O Google anuncia a abertura de inscrições para dois novos programas de treinamento e capacitação em jornalismo: o Jornada de Desenvolvimento de Produto Digital, voltado a ajudar organizações de mídia de todo o Brasil – de startups a grandes redações – a lançarem produtos digitais de sucesso, e o Laboratório de Dados e Monetização, com foco em portais de notícias que queiram otimizar suas ferramentas de análise e monetização.

O programa Jornada de Desenvolvimento de Produto Digital está dividido em duas etapas. A primeira fase ocorrerá entre janeiro e março de 2025, será composta por uma série de webinars ao vivo, nos quais os participantes terão acesso a conteúdos exclusivos e poderão interagir com especialistas da área. A segunda fase, com início em março e término em abril de 2025, será dedicada a sessões de mentoria para as equipes selecionadas. As inscrições estão abertas até o dia 10 de dezembro.

Já o Laboratório de Dados e Monetização, em parceria com a empresa Monks, será um projeto exclusivo, direcionado para veículos de comunicação que desejam otimizar a utilização das plataformas Google Analytics 4 e Google Ad Manager. Através de uma análise aprofundada das configurações e do desempenho das contas, os participantes poderão identificar oportunidades de melhoria e receberão recomendações personalizadas. As inscrições já estão abertas.

Compromisso com a capacitação da mídia

Em 2024, um dos eixos de investimento do Google em jornalismo foi em programas de capacitação e treinamento de jornalistas e executivos de comunicação. Seu programa de aceleração, chamado Startups Lab, selecionou 15 startups de notícias com foco em cobertura local e cívica e promoveu uma imersão em desenvolvimento e aprendizado sobre temas cruciais para a sustentabilidade do jornalismo independente, incluindo entendimento de audiência, melhores práticas de modelos de negócios e criação de produtos.

Em outra frente, com o Instituto FALA!, criou uma rede de treinamento da Google News Initiative no Brasil, que levou conhecimento e prática sobre produtos digitais – como Busca Avançada, Google Trends, Pinpoint, Maps e Earth Studio – para profissionais da imprensa. O programa realizou mais de 10 mil treinamentos para jornalistas de todos os estados do Brasil, em mais de 240 cidades.

“Tivemos diversos casos de sucesso incríveis que mostram saltos impressionantes em audiência e crescimento de receita por meio da experimentação ou implementação de novos modelos de negócio com veículos menores ou de atuação local que participaram do Startups Lab, nossos treinamentos ou um dos nossos laboratórios oferecidos pelo Brasil”, diz Fabiana Zanni, do Google.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *