Mercado de bebidas não alcoólicas no Brasil deve crescer de US$ 32 bi em 2024 para US$ 55 bi em 2034

Mercado de bebidas não alcoólicas no Brasil deve crescer de US$ 32 bi em 2024 para US$ 55 bi em 2034

Investimentos em marcas inovadoras mostram oportunidades para investidores

A Yourside apresenta seu mais novo Relatório Setorial Your Market, trazendo uma análise aprofundada do mercado de bebidas não alcoólicas — um segmento que não para de crescer. Este estudo completo oferece dados de mercado detalhados, tendências, canais de venda em ascensão, movimentações de fusões e aquisições, além de insights valiosos do time de Inteligência de Mercado da Yourside.

No Brasil, o mercado de bebidas não alcoólicas está projetado para crescer de US$ 32,75 bilhões em 2024 para mais de US$ 55 bilhões até 2034. O avanço é impulsionado principalmente por categorias como bebidas funcionais, cafés especiais e bebidas especiais, como mocktails, kombuchas e água de coco. Essas categorias lideram o crescimento entre 2023 e 2034, enquanto os soft drinks — que incluem refrigerantes tradicionais, águas saborizadas e bebidas à base de frutas — mostram um crescimento mais modesto, com um CAGR de apenas 1,10% no mesmo período.

Entre as 5 principais tendências desse mercado, destacam-se: a crescente demanda por bebidas funcionais e “better-for-you”, que promovem bem-estar e longevidade; o aumento do interesse por alternativas inovadoras ao álcool, como os populares “mocktails”; e o avanço das bebidas “ready-to-drink” (RTD), impulsionadas pelo estilo de vida acelerado e pela conscientização dos consumidores em relação à saúde. Esses produtos combinam praticidade e saudabilidade, atendendo às novas exigências do mercado.

O relatório também explora as movimentações estratégicas de fusões e aquisições no setor. Desde 2021, estas operações mantêm um patamar estável, refletindo a busca por inovação e a necessidade de atender às mudanças nos hábitos dos consumidores, cada vez mais atentos à saúde e ao meio ambiente. Segundo Lucas Murata, fundador da Yourside, “os investimentos em marcas de bebidas funcionais, energéticas, naturais e com ingredientes predominantemente vegetais indicam o potencial de crescimento das movimentações estratégicas neste setor e mostram como a indústria está se adaptando ao novo perfil do consumidor, abrindo oportunidades para investidores atentos às tendências globais.”

O relatório conta com análises e insights do time de Inteligência de Mercado da Yourside, que utiliza uma combinação de pesquisa de mercado, análise de dados e expertise setorial para fornecer insights estratégicos, agregando valor para seus clientes através de conhecimento de mercado para a maximização do valor de suas empresas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *