Saiba como a gestão do fluxo de caixa é importante para seu negócio

Saiba como a gestão do fluxo de caixa é importante para seu negócio

De acordo com pesquisas, 60% dos pequenos negócios encerram antes de completarem cinco anos de atividade

A gestão financeira é um dos maiores obstáculos enfrentados por empresas recém-estabelecidas. Conforme estatísticas da Secretaria de Governo Digital, 60% dos pequenos negócios fecham suas portas antes de completarem cinco anos de atividade. Além disso, 39% desconhecem o fluxo de caixa essencial para manter suas operações viáveis. Dentre os fatores que contribuem para esse panorama, destacam-se a dificuldade em definir o lucro líquido almejado e os erros na definição de preços dos produtos.

A gestão do fluxo de caixa tem se consolidado como um dos pilares fundamentais para a saúde financeira das empresas, especialmente em cenários de crise econômica. Nesse contexto, a contabilidade desempenha um papel estratégico ao monitorar e controlar as entradas e saídas de recursos, abrangendo contas correntes e aplicações de curto prazo.

A análise detalhada do fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para as empresas compreenderem os pontos críticos de gastos. Por meio de relatórios mensais, como, declaração de fluxo de caixa, DFC e DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), os gestores conseguem avaliar custos mais relevantes e identificar possíveis desperdícios. A comparação mensal dos fluxos financeiros possibilita uma análise aprofundada das variações nos custos, categorizadas por filial, segmento de produto ou outras divisões relevantes.

Na avaliação da diretora Executiva da NTW Belém Metropolitan Tower, Alzieth Almeida Vilhena, para melhorar o planejamento financeiro e evitar a insolvência, a implementação de ferramentas como o ERP (Enterprise Resource Planning) é indispensável. Esses sistemas centralizam e automatizam informações, oferecendo dados em tempo real para a tomada de decisões.

A adoção de um ERP eficiente permite que os gestores disponham, até o quinto dia do mês subsequente, de relatórios claros sobre receitas, custos e novas oportunidades, como expansão de mercados ou lançamento de produtos. Assim, o planejamento financeiro pode ser elaborado de forma precisa, alinhando metas de receitas e despesas às estratégias de crescimento.

A consultoria contábil também se destaca como um apoio indispensável para os empresários enfrentarem oscilações de mercado. Empresas que contam com assessoria especializada têm acesso a reuniões periódicas e orientações sobre as melhores práticas de gestão, além de análises detalhadas de indicadores como liquidez corrente, endividamento, EBITDA, alavancagem e ROI (Return on Investment).

”Em momentos de crise, a contabilidade vai além da organização financeira, atuando na reestruturação e implementação de processos internos para garantir a continuidade e o crescimento das empresas”, finaliza Alzieth.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *