Mercado de licenciamento é oportunidade de negócio para investidores

Mercado de licenciamento é oportunidade de negócio para investidores

Conheça as diferenças que envolvem redes de franquias de marcas licenciadas e como o negócio pode ser promissor para quem busca empreender

Começar um negócio do zero requer muito mais empenho e trabalho e as chances do negócio não dar certo são ainda maiores. Um dos motivos das empresas fecharem as portas hoje em dia está ligado à falta de gestão e capital. Por isso, fazer uso de uma marca reconhecida é bem mais fácil, como o que ocorre com franquias e licenciamento de marca, que acabam trazendo mais segurança, principalmente a investidores de primeira viagem, e o suporte é o maior aliado para conduzir o negócio de forma mais assertiva.

Mas você sabe qual a diferença do formato de franquias para o de licenciado? O modelo de franquias requer uma padronização exigida pela franqueadora, desde usar a mesma identidade visual a forma com que o produto/serviço é oferecido ao cliente final, independente da região que está localizada a unidade. Isso possibilita o consumidor identificar a marca em qualquer lugar que esteja. Apostar no mercado de franquias também exige pagar a taxa de franquia e pagamentos mensais relacionados aos royalties e propaganda.

O mercado de franquias vem se apresentando favorável e com números satisfatórios, seja no faturamento ou em números de redes e unidades, até mesmo em tempos de crise econômica, como as enfrentadas até pouco tempo atrás. O investidor ao optar por esse formato tem que seguir à risca o padrão da marca, e para isso receberá suporte, treinamento e know-how da empresa para o desenvolvimento do negócio. Mas caso ele não tenha perfil para seguir padrões, investir em franquias pode não ser a melhor opção.

Brasil está entre os 10 maiores do mundo em licenciamento

Já investir em licenciamento é uma alternativa principalmente para quem dispõe de um capital menor, diferente das redes de franquias que requerem um investimento maior. Nele, o empreendedor compra uma licença para usar o nome da marca e comercializar seus serviços ou produtos. No caso da licença, a gestão do negócio fica a cargo do investidor, o que possibilita uma maior autonomia.

Um exemplo conhecido nacionalmente é o programa Masterchef, licenciado pela Endemol Shine Group, e disponível em vários países.

De acordo com a Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), o faturamento do setor no varejo saiu de R$ 12 bilhões em 2012 para R$ 23,2 bilhões em 2023, colocando o Brasil entre os 10 maiores do mundo em licenciamento.

Grupo Rissi

Um exemplo de licenciamento que vem dando muito certo é o Grupo Rissi, um hub com quatro frentes para serviços financeiros e administrativos, que em 2023 a empresa iniciou sua expansão através do modelo de licenciamento.

“O negócio é simples, onde o empreendedor adquire uma licença da Rissi pagando uma taxa de R$ 30 mil e passa a fechar contratos com o nome da marca, podendo oferecer os serviços das quatro marcas do Grupo. Toda operação é feita dentro do escritório da Rissi, ou seja, a única função do licenciado é conseguir novos clientes”, explica José Eduardo Rissi, fundador e sócio do grupo.

A remuneração do licenciado é feita através de comissão, mas de maneira recorrente, o que traz uma previsibilidade de ganho para o empreendedor, tendo o ponto de equilíbrio estimado entre 3 e 6 meses e um retorno financeiro previsto para 6 a 8 meses.

Atualmente, o Grupo Rissi tem uma carteira de 8 mil clientes e cerca de 30 licenciados espalhados pelos estados de Santa Catarina, Bahia, Sergipe, São Paulo, Minas Gerais e Tocantins. “Nós temos como meta, até 2026, expandir a rede para 1.000 licenciados, o que representaria um faturamento de cerca de R$ 80 milhões”, pontua Rissi.

Serviços

O hub de serviços do Grupo Rissi atua nos seguintes segmentos: contabilidade para empresas e profissionais da saúde, certificação digital, seguro, consórcio e plano de saúde; e terceirização de serviços financeiros. Apenas a Rissi Contabilidade de Saúde atua exclusivamente com profissionais da saúde, desta forma, as demais empresas também atendem a outros públicos, inclusive de pessoas físicas. Confira as especialidades de cada uma.

Rissi Contabilidade de Saúde: fundada como a primeira marca do grupo, a Rissi Contabilidade de Saúde se destaca por sua atuação focada no setor de saúde. Com a certificação ISO 9001 e o selo GPTW por cinco anos consecutivos, a empresa é reconhecida por sua excelência na gestão contábil para clínicas e profissionais da saúde. O selo GPTW atesta a qualidade do ambiente de trabalho, classificando a Rissi Contabilidade como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Rissi Seguros: oferece uma gama completa de seguros, consórcios e planos de saúde, proporcionando proteção e estabilidade financeira aos seus clientes. Com foco no atendimento ao público geral, a Rissi Seguros visa prevenir danos e imprevistos, trazendo tranquilidade e segurança para diversas situações da vida.

Autentic Certificadora Digital: a Autentic é especializada em certificação digital, simplificando trâmites burocráticos e proporcionando uma maneira eficiente de lidar com a documentação eletrônica. Com sua atuação voltada para advogados e outros profissionais que necessitam de certificação, a Autentic visa reduzir a papelada e facilitar processos.

RB Financial BPO: realiza o Business Process Outsourcing (BPO) financeiro, oferecendo uma análise estratégica de dados e diminuindo a burocracia para clínicas e empresas em geral. A RB Financial BPO busca economizar tempo e recursos, permitindo que seus clientes se concentrem em suas atividades principais.

José Eduardo explica que o papel dos licenciados é concentrar-se na captação de clientes, enquanto toda a operação e gestão são conduzidas pela sede do Grupo Rissi em São José do Rio Preto/ SP onde se encontra a matriz. Os licenciados passam por um treinamento e recebem apoio contínuo da licenciadora, consultoria de performance e análises estratégicas para o desenvolvimento do negócio.

Inclusive, o Grupo Rissi oferece um modelo de licenciamento exclusivo para médicos, visto que esses profissionais não precisam fazer a venda, apenas a indicação. “O médico tem bastante relacionamentos na área da saúde, e a confiança que um tem no outro passa uma credibilidade gigante. Com isso, ele consegue fazer este canal bem mais fácil para a gente”, finaliza José Eduardo.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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