Comerciantes do Litoral colocam esperança no Carnaval para aumentar vendas

Comerciantes do Litoral colocam esperança no Carnaval para aumentar vendas

Para o comércio litorâneo, o verão e o feriado de carnaval representam uma parcela significativa da receita anual

O Carnaval é, para muitos brasileiros, o feriado mais aguardado do ano. Mas não são apenas os foliões que aproveitam a data – a época representa uma parcela significativa da receita anual dos comerciantes do litoral. Em 2025, a festa deve movimentar R$ 712 milhões na economia do Paraná. O valor representa um crescimento de 3,6% em relação a 2024, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em parceria com a Fecomércio Paraná.

Restaurantes, bares, supermercados, farmácias e indústrias são alguns dos estabelecimentos que experimentam um aumento considerável nas vendas, sendo comum que muitos comércios dessas regiões contratem funcionários temporários para lidar com o volume adicional de clientes.

No último verão, a Ripz, fábrica especializada na produção de papéis para higiene, registrou um aumento de 55% nas vendas para as cidades do litoral do Paraná, em comparação com o período de março a novembro. Segundo a empresa, o volume de vendas foi impulsionado por hotéis, pousadas, restaurantes e comércios locais que se preparam para receber o grande fluxo de turistas.

“A demanda por produtos de higiene cresce consideravelmente nessa época, especialmente em cidades turísticas. Os estabelecimentos se antecipam para garantir que o estoque seja suficiente para atender o aumento de fluxo, o que reflete em um crescimento expressivo nas nossas vendas”, diz Mirian Rieper, diretora comercial da Ripz.

Assim como a Ripz, outras empresas que desejam aproveitar o potencial de consumo no litoral durante o verão devem adotar estratégias específicas. “Planejamento de estoque, logística eficiente para garantir o abastecimento, e a contratação de mão de obra temporária são algumas das medidas que tomamos no período”, complementa.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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