Cartão de crédito é causa de endividamento de quase 90% das famílias brasileiras

Cerca de 76,4% das famílias brasileiras se encontram endividadas
No dia 15 de março, é comemorado o Dia do Consumidor, data em que marcas e varejistas aproveitam para impulsionar suas vendas. O período se tornou um ponto estratégico, sendo considerado a “Black Friday do primeiro semestre”. No entanto, para o consumidor, a oportunidade de adquirir bens deve ser realizada de forma consciente, já que segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), produzido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, do mês de fevereiro de 2025, cerca de 76,4% das famílias brasileiras se encontram endividadas, destas, 28,6% se encontram com contas em atraso.
Entre as dívidas mais comuns dos brasileiros, estão o cartão de crédito, com 83,8%, em primeiro lugar, os carnês, com 17%, e créditos pessoais, com 10,5%. Para Fernando Lamounier, educador financeiro e sócio executivo da Multimarcas Consórcios, por mais que a data possa trazer boas oportunidades, quitar dívidas sempre deve ser o foco do consumidor.
“É preciso ter uma visão em longo prazo do que realmente vale a pena e, principalmente, do que está dentro do seu orçamento. Está tudo bem comprar algo que não seja extremamente necessário para suprir um desejo pessoal, desde que você não fique endividado por este motivo. Lembre-se: antes de sair comprando, se você tem dívidas, elas devem ser priorizadas”, comentou.
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), apontou que a expectativa para 2025 para o dia do consumidor é otimista, estando previsto um aumento de 10% em relação ao ano passado, podendo alcançar um faturamento de R$224,7 bilhões. Embora estimativas variem, elas refletem a intenção de compra do brasileiro, por isso, caso o consumidor já tenha muitas compras parceladas ou dívidas em aberto, é aconselhável que se evite ainda mais o comprometimento de sua renda, ainda mais se estamos falando de bens que podem ser adquiridos em outras oportunidades. De acordo com Peic, cerca de 29,9% da renda dos entrevistados se encontra comprometida com dívidas, o que resulta em um orçamento com pouca folga para imprevistos.
Não é momento para contrair dívidas
É necessário lembrar que, para controlar a inflação, a taxa básica de juros, a Selic, está em 13,25%; isso altera o spread dos bancos, elevando-os até 40%. Havendo uma inibição de créditos oferecidos ao cidadão. Portanto, este não é um bom momento para contrair dívidas. Além disso, o preço dos insumos aumentou muito desde 2023, fazendo com que as pessoas gastem mais.
No entanto, caso o consumidor esteja mais organizado financeiramente e queira realizar compras na data é preciso ficar atento a alguns quesitos para assim não realize compras de forma impulsiva ou que prejudiquem seu planejamento. Confira abaixo:
Defina um orçamento: em primeiro lugar, define-se um orçamento e, posteriormente, faz-se uma lista de desejos que esteja dentro do cálculo. “Agir pela impulsividade, não colocando a dívida em perspectiva de longo prazo, é o principal erro em datas como essa”, revela Fernando Lamounier.
Pesquise valores com antecedência: pesquisar valores com antecedência e acompanhá-los durante a Semana do Consumidor é o ideal para saber se a promoção pode ser considerada válida já que muitos sites e lojas aumentam o preço dos produtos semanas antes do Dia do Consumidor e, no dia do evento, oferecem um “desconto” dando ao cliente uma falsa sensação de economia.
Use com cautela o cartão de crédito: o meio de pagamento deve ser usado com cuidado. A dica para não entrar no vermelho é mapear a renda total, separar as despesas fixas no orçamento e esquematizar as despesas variáveis. Lamounier alerta: “O cartão de crédito é visto como uma extensão do orçamento mensal. O parcelamento leva o consumidor a acreditar que dividir uma compra faz a dívida ficar menor quando, na realidade, antecipa as dívidas do próximo mês. Se você tiver algum imprevisto e não conseguir pagar a fatura, ainda terá como desvantagem o pagamento de juros”.
Atenção ao custo do frete
Preste atenção às condições de fretes: outro ponto de atenção que o consumidor deve ter é quando se barateia o custo de produtos em “promoções”, e tendem a recuperar o valor do desconto por meio da cobrança de um frete abusivo para envio da compra.
Procure a procedência dos locais em que será realizada a compra: essa dica vale principalmente para as compras online. É importante que o consumidor fique atento a autenticidade de sites, principalmente, quando estes vêm por meio de redirecionamento de links, fazendo com que o consumidor seja enviado para sites fraudulentos que podem aplicar golpes, sendo importante ler “as avaliações de outros compradores e, quando em contato com um atendimento, observe comportamentos suspeitos, sempre tendo calma e paciência para finalizar quaisquer aquisições”, finaliza Lamounier.