Itaú Unibanco alerta para golpe do falso fornecedor e dá dicas de prevenção

Itaú Unibanco alerta para golpe do falso fornecedor e dá dicas de prevenção

Conhecimento é a melhor forma de prevenção ao golpe

Os crimes digitais estão cada vez mais sofisticados, e o Itaú alerta para uma nova modalidade que está crescendo: o golpe do falso fornecedor. Ele consiste no anúncio de prestadores de serviço em plataformas online, que cobram um valor superior ao anunciado no momento da transação. As operações são realizadas via Pix ou cartão.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) estima que o dinheiro perdido com golpes no Brasil alcançou R$ 10,1 bilhões, representando um crescimento de 17% de 2023 a 2024. “No caso do golpe do falso fornecedor, especificamente, as vítimas mais comuns são pessoas físicas e microempreendedores que buscam contratar um serviço ou comprar um produto de forma simples e descomplicada. É necessário sempre avaliar o histórico do fornecedor para evitar prejuízos”, explica Richard Bento, superintendente de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco.

O executivo reforça que a conscientização sobre essa modalidade ajuda na prevenção e destaca o trabalho de educação realizado pelo banco para reduzir a incidência desse golpe entre os clientes. “Os golpistas são engenhosos e estão sempre à espreita, buscando oportunidades para captar vítimas. No Itaú Unibanco, além de investir em tecnologias para reforçar a proteção dos nossos clientes, investimos na educação para ajudá-los a identificar golpes em diversos contextos”, conclui.

O Itaú Unibanco dá cinco dicas para ajudar na prevenção contra o golpe do falso fornecedor:

  1. Pesquise sobre o prestador de serviços

Ao encontrar o fornecedor para comprar um produto ou contratar um serviço, pesquise sobre o histórico dele e consulte os feedbacks de outros consumidores em plataformas de avaliação.

  1. Consulte o CNPJ do fornecedor no site da Receita Federal

Acesse o site de consultas por CNPJ da Receita Federal e digite o número da empresa que deseja consultar para obter o comprovante de inscrição e situação cadastral, verificando a regularidade do prestador de serviços.

  1. Ao realizar uma operação, cuidado com o cartão

Não entregue o cartão na mão de outra pessoa. Prefira o pagamento por aproximação ou por meio de carteira digital.

  1. Atenção com a maquininha

Sempre verifique se o visor está funcionando corretamente e, caso identifique qualquer defeito na maquininha, recuse o pagamento. Caso a maquininha não apresente defeito, ao prosseguir com a operação, verifique se o valor que consta no visor está correto.

  1. Reforce a atenção no pagamento via Pix

Atenção ao nome do beneficiário e ao valor que está sendo transferido para evitar cobranças superiores ao acordado com o fornecedor.

Para orientar a população sobre boas práticas de segurança, o Itaú desenvolve materiais de conscientização e disponibiliza um canal com informações sobre prevenção que pode ser acessado pelo site oficial. Além disso, oferece uma série de funcionalidades em seu aplicativo, reunidas no Hub de Segurança, que incluem os seguintes recursos: iToken, localização, reconhecimento facial e ajustes de senhas e acessos, suporte 24h por dia, e o Alerta Pix, que aparece automaticamente no momento da transferência, somente em situações em que transações atípicas forem identificadas.

Amigos e familiares podem ajudar no bloqueio de contas e cartões pós roubo ou furto

Você sabia que qualquer pessoa pode solicitar o bloqueio da conta ou cartões de um amigo ou parente que passou por uma situação de roubo ou furto? Basta ligar para a nossa Central de Atendimento com o CPF da vítima em mãos e seguir o passo a passo. O processo é simples e rápido e você contribui com a prevenção contra golpes e fraudes.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *