Link de pagamentos: por que essa solução digital se tornou indispensável para PMEs?

Link de pagamentos: por que essa solução digital se tornou indispensável para PMEs?

Recurso elimina a necessidade de integrações complexas ou de máquinas

No cenário atual de transformação digital acelerada, a adoção de soluções ágeis e acessíveis tem sido um diferencial competitivo para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Entre essas soluções, o link de pagamentos se destaca como uma ferramenta que traz praticidade, tanto para as organizações, quanto para os consumidores, que desejam cada vez mais experiências tecnológicas. De acordo com os últimos dados divulgados pelo Banco Central (BC), no primeiro semestre de 2024, as transações por meios digitais de pagamento no Brasil atingiram 64,9 bilhões, totalizando R$ 54,4 trilhões. Esse valor representou um crescimento de 30,9% em relação ao mesmo período de 2023.

“O link de pagamentos oferece simplicidade e segurança em transações financeiras, o que elimina a necessidade de integrações complexas ou máquinas”, explica Fernando Nunes, CEO da Transfeera, fintech que fornece soluções de pagamentos para empresas. “Com apenas um clique, é possível gerar um link personalizado, que pode ser compartilhado via e-mail, WhatsApp ou redes sociais, facilitando a vida dos clientes”, completa o executivo.

Essa funcionalidade se tornou ainda mais relevante no contexto pós-pandemia, em que o e-commerce e as vendas digitais cresceram exponencialmente. O comércio eletrônico brasileiro movimentou cerca de R$ 450 bilhões entre 2019 e 2022, segundo dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Além disso, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em 2023, o e-commerce brasileiro alcançou um faturamento recorde de R$ 205,1 bilhões, consolidando-se como uma parte significativa do varejo nacional.

“Para pequenas e médias empresas que frequentemente enfrentam desafios de integração com múltiplos canais de venda, o link de pagamentos representa uma solução eficiente, de baixo custo e ainda garantindo que as transações sejam protegidas com sistemas robustos de criptografia”, diz Nunes.

O link também pode ser aplicado em diversos cenários, desde cobranças recorrentes, como mensalidades, até pagamentos à vista. Essa versatilidade tem atraído não apenas pequenos empreendedores, mas também grandes empresas que buscam modernizar seus processos financeiros. “Com o aumento da exigência por experiências rápidas e descomplicadas, o link de pagamentos desponta como uma catalisador que centraliza todas as formas de transações para atender o cliente moderno e também para fortalecer a estrutura operacional e estratégica de empresas de diversos tamanhos”, finaliza o CEO da Transfeera.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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