Mercado brasileiro de bebidas deve continuar ciclo de crescimento nos próximos anos

Mercado brasileiro de bebidas deve continuar ciclo de crescimento nos próximos anos

Principais soluções, inovações e equipamentos para o setor serão apresentadas durante a drinktec 2025

O Brasil possui uma forte indústria de alimentos e bebidas líquidas e tem apresentado bons resultados tanto em exportações de máquinas para processamento e embalagem de alimentos, como no consumo de bebidas não alcoólicas e alcóolicas. Os dados sobre o mercado foram apresentados por Richard Clemens, Diretor Executivo da VDMA, durante o Roadshow da drinktec 2025, principal feira mundial do setor, promovido em São Paulo, pela Yontex e Messe Muenchen do Brasil, em parceria com a VDMA.

Em 2024, o país chegou à 6ª posição no mercado de bebidas não alcoólicas, com 29 bilhões de litros. A expectativa de crescimento até 2028 é de 10%, segundo a Euromonitor. Na América Latina, o mercado alcançou mais de 115 bilhões de litros, sendo que os refrigerantes respondem por mais da metade do consumo, com 63 bilhões de litros, seguidos pela água engarrafada, com 33 bilhões de litros, e pelos sucos, com 12 bilhões de litros. Na região, a liderança é do México.

No caso do setor de bebidas alcoólicas, o Brasil ocupa o terceiro lugar, atrás da China e dos Estados Unidos, com pouco menos de 16 bilhões de litros, sendo a cerveja a bebida alcoólica mais popular, com 15 bilhões de litros, e de maior participação (mais de 90%). A América Latina é a terceira maior região em consumo de bebidas alcoólicas, com 42 bilhões de litros.

No caso dos equipamentos, o Brasil é o principal mercado na América do Sul e está entre os 20 maiores do mundo. As exportações globais de máquinas para processamento e embalagens de alimentos para o país somaram 749 milhões de euros em 2023, o que corresponde a um aumento de 18,5% em relação ao ano anterior. A Itália é o principal fornecedor, seguido pela Alemanha. Já o volume de máquinas exportadas pelo Brasil para o mundo, em 2023, alcançou 260 milhões de euros, sendo os principais mercados: os Estados Unidos, Paraguai, Argentina, Bolívia, México e Colômbia.

Sobre a drinktec

Mais de 170 países estarão presentes, entre os dias 15 a 19 de setembro, em Munique (Alemanha), na drinktec 2025, para conhecer principais tendências, lançamentos e inovações que moldarão o futuro do mercado global de bebidas e alimentos líquidos. Serão mais de 1200 expositores, de 60 nações, divididos em 11 pavilhões, que levarão mais de 1000 soluções inovadoras, que estão em fase de desenvolvimento, em projetos pilotos ou finalizadas.

“As principais empresas da cadeia de valor do setor de bebidas e alimentos líquidos, desde matérias-primas até logística, participarão do evento. Não existe outro ambiente no mundo como a drinktec, pois é possível ver os equipamentos em funcionamento, comparar tecnologias, ter contato com profissionais e companhias, conhecer lançamentos, conversar e compartilhar experiências e conhecimento com pesquisadores e especialistas em P&D, além da realização de negócios”, destacou Susanne Blüml, Especialista em Comunicação e Imprensa na YONTEX, parceira da Messe Muenchen, durante Roadshow da drinktec.

De acordo com pesquisa realizada pela Yontex, entre 93% a 99% dos visitantes avaliam que a drinktec adiciona valor aos seus negócios, principalmente pela ampla gama de soluções expostas que atendem pequenas, médias e grandes empresas e pela internacionalidade da feira. Outro destaque do evento, segundo Susanne, é o Liquidome, programa de apoio, que recebeu novo formato, com diversas apresentações de pesquisas e inovações, participação de startups e degustações, possibilitando maior intercâmbio de informações e comunicação entre pesquisadores, visitantes e expositores.

Sobre os temas principais do evento: Economia Circular e Gestão de Recursos, Data2Value e Estilo de Vida e Saúde, Richard Clemens, da VDMA, explicou que o foco da indústria está em sistemas de reciclagem inteligentes e gerenciamento sustentável de recursos tanto no processo de produção quanto no de embalagem, o que inclui, por exemplo, tratamento integrado de processos e águas residuais e recuperação de energia de materiais residuais, que contribuem para conservar recursos e promover a economia circular.

No caso do uso de dados par criar valor, Clemens ponderou que transformação digital levou as empresas a criar novos usos para os dados, buscando novos modelos de negócios. Em relação à saúde e estilo de vida, afirmou que as tendências estão mudando e o consumidor pensa na saúde de forma holística, o que significa integrar nutrientes adicionais nas dietas, por exemplo. “Um componente desse mercado é pensar em bebidas funcionais com adição de aminoácidos, probióticos. As dietas de alta proteínas estão cada vez mais associadas à saúde”, explicou.

O Roadshow foi aberto por Karin Schutz, Gerente de HR and Outbound Business da Messe Muenchen do Brasil, moderado por Wallace Bruno, responsável pelo setor de marketing da Messe Muenchen do Brasil, e contou ainda com as palestras de Roberto Giampietro, Diretor Geral da KHS Brasil e Silvio Rotta, Diretor Comercial da Krones do Brasil, que trouxeram informações sobre o mercado brasileiro e latino-americano de bebidas, especialmente, cerveja, refrigerantes e água.

Giampetro ressaltou que é drinktec é mais do que uma feira. “É momento de entender o mercado, pois recebemos em nosso estande decisores de compra e de planejamento e isso é muito importante”, disse. Com essa mesma visão, Rotta enfatizou que a drinktec vai além da apresentação de equipamentos e máquinas. “Podemos pensar em conceitos para se ter um mundo melhor. É o local para nos relacionarmos, nos encontramos e festejarmos”, finalizou.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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