Sebrae/PR leva pequenas empresas de tecnologia para evento internacional

Sebrae/PR leva pequenas empresas de tecnologia para evento internacional
Rafael Tortato.

Empreendedores poderão apresentar produtos e serviços para o público do ERP Summit

Cerca de 100 empreendimentos paranaenses do ramo de tecnologia da informação e comunicação (TIC) vão participar do espaço do Sebrae/PR no ERP Summit, em São Paulo. O evento internacional reúne inovações tecnológicas, tendências de mercado, participantes do ambiente de negócios e será uma oportunidade de micro e pequenas empresas paranaenses apresentarem seus produtos e serviços. O ERP Summit acontece no Expo Center Norte, em 24 e 25 de março.

O coordenador de TIC e Startups do Sebrae/PR, Rafael Tortato, afirma que esta é uma oportunidade para as empresas apresentarem seus portfólios de soluções para novos públicos, além de acessar conteúdos, tendências e palestras para alavancar esses negócios.

“O nosso objetivo é levar essas empresas que já atendemos e apoiá-las, de modo que possam se conectar com especialistas do setor, potenciais clientes e parceiros, para acessar novos mercados, gerar negócios e parcerias. É uma oportunidade que temos para demonstrar todo o potencial inovador do setor de TIC paranaense”, destaca.

Um dos meios que o Sebrae/PR possui para auxiliar empresas do segmento é o Renova TIC, que oferece a pequenas empresas uma jornada de inovação e integração com o ecossistema de tecnologia do Paraná. Com inscrições abertas até 14 de março, o programa é destinado a empresas paranaenses de desenvolvimento de software, ERP e sistema de gestão, desde que sejam de pequeno porte e com pelo menos dois anos de CNPJ ativo.

Com sede em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, a Shooting House será uma das empresas participantes do ERP Summit, maior evento de software de gestão da América Latina, a convite do Sebrae/PR. Especializada em sistemas ERP para lojas, clubes e entidades de tiro, a empresa é líder no segmento no Brasil, atendendo mais de 1,3 mil clientes ao longo de seus nove anos de mercado.

Renan Amorin Morais Blecha. Foto: Leonardo dos Santos.

O sócio-proprietário Renan Amorin Morais Blecha destaca a importância da participação no evento. “O ERP Summit está totalmente alinhado ao nosso nicho. É uma oportunidade valiosa para networking, aprendizado contínuo e acompanhamento das necessidades do mercado”, afirma.

Com um time de 35 colaboradores, a empresa já participou do Renova TIC. O programa fomenta a inovação, a integração regional e o desenvolvimento de novos negócios.

“O Renova TIC foi um divisor de águas para o nosso crescimento. Nosso número de clientes dobrava a cada ano, e sentimos a necessidade de nos aprimorar como empreendedores, aprofundar conhecimentos e expandir nossa rede de contatos”, ressalta Blecha.

Soluções administrativas

Pela primeira vez, a Softcenter, especializada em software de gestão empresarial para transportadoras, que atua há 38 anos no mercado em Londrina, vai participar do evento. Um dos sócios, Bruno Eduardo Rocha, e a gerente de desenvolvimento de projetos da empresa, Sirlene Carvalho, integram a caravana organizada pelo Sebrae/PR.

“Considero o apoio ao Sebrae vital, pela organização da viagem, que torna muito mais fácil para a gente ir para o evento, basta fazer a inscrição. Além disso, teremos a oportunidade de trocar experiências com empresários de todo o Paraná”, afirma Rocha.

A empresa é parceira do Sebrae/PR de longa data, com participação em programas, consultorias, eventos e missões técnicas voltadas para a qualificação de empresas de tecnologia. No ERP Summit, o empresário diz que o foco vai além de se inteirar sobre as tendências de mercado e ver como os grandes players estão atuando.

“Estamos com um produto novo, um canhoto digital que elimina a assinatura da DANFE [Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica] nas vendas de empresas para empresas. No evento, quero prospectar parcerias e oportunidades de integrar o meu produto a novos sistemas de gestão e conectá-lo ao mercado”, revela.

Outra participante é a WebPublico Tecnologia Limitada, empresa com 13 anos de experiência no mercado, especializada em soluções inovadoras para a gestão pública e privada. Com sede em Maringá, atende clientes em todo o Brasil e também realiza ações na Argentina e no Paraguai. Atualmente, conta com 28 colaboradores diretos em Maringá e mais seis profissionais alocados fora da sede para atender clientes. Seu crescimento é de 18% ao ano, consolidando-se como uma referência no setor.

Com presença confirmada no evento, a empresa tem um relacionamento estreito com o Sebrae/PR, participando ativamente de programas, a exemplo capacitações e processos de certificação. O CEO, Robinson Patroni, ressalta também a importância do envolvimento na governança do setor, como presidente da Câmara Técnica de TI do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) e diretor financeiro da Software by Maringá (SBM).

“Participar dessa rede é importante. E estamos próximos do Sebrae nela. Desde o início, passamos por processos rigorosos de certificação e capacitação com apoio do Sebrae. E acessamos programas anuais que garantem a evolução dos nossos processos e produtos”, destaca o CEO.

Desta vez, a empresa estará presente no ERP Summit com o objetivo principal de ampliar sua atuação no mercado privado.

“Será uma oportunidade única para conhecer as soluções que estão sendo entregues e entender as tendências de evolução do setor. Nosso objetivo é fortalecer conexões com empresas privadas e expandir nossos negócios”, afirma Patroni.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *