4 dicas para quem deseja se preparar para carreiras de tecnologia

4 dicas para quem deseja se preparar para carreiras de tecnologia

Google for Startups estima que até 2025 o Brasil sofrerá um déficit de 530 mil especialistas

O mercado de tecnologia terá muita demanda por profissionais nos próximos anos, de acordo com dados do Google for Startups, que mostram que até 2025 o Brasil sofrerá um déficit de 530 mil especialistas no setor. Com a alta disponibilidade de vagas e poucos talentos qualificados, essa pode ser uma oportunidade para aqueles que desejam se preparar para a carreira.

No entanto, para mudar ou até mesmo se inserir no segmento, os profissionais precisam se atentar aos detalhes. “O mais importante para alguém que está começando e busca conquistar um destaque é ser proativo e disposto neste momento de inserção”, comenta Vitória Christo, Head de People & Culture da ilegra, empresa global de estratégia, inovação e tecnologia.

Pensando nisso, a especialista elencou quatro dicas para quem quer se preparar para iniciar a carreira em tecnologia. Confira:

1- Aprendizado Contínuo

“Busque aprendizado contínuo e trabalhe no desenvolvimento das suas soft skills. Um erro comum no momento de entrada no mercado é subestimar a relevância dessas habilidades. Hoje em dia já não basta somente um bom conhecimento técnico, se ele não vem acompanhado de soft skills que complementam o seu perfil”, afirma a executiva.

Além disso, participe de comunidades e eventos para construir seu networking e se fazer presente. “Estude, adquira noções de programação e fique atento às tecnologias emergentes para se manter relevante. Por fim, mantenha-se aberto e flexível para as mudanças, a única certeza que temos é que elas acontecerão”.

2- Mantenha-se atualizado

O mundo em que estamos inseridos tem se apresentado extremamente dinâmico e exigente e com o setor de tecnologia não é diferente. “Busque consumir conteúdos relevantes e de pessoas que são referência para a sua área de atuação, participe de comunidades que gerem e fomentem trocas de experiências e conhecimento e se mantenha aberto e curioso a tudo que é novo”, diz.

3- Pesquise sobre as diferentes áreas de atuação

O setor de tecnologia no Brasil possui uma demanda crescente por especialistas em diversas áreas. Algumas se sobressaem e, por isso, é interessante investir na sua capacitação em:

  • Inteligência Artificial (IA) e machine learning: um setor que está em franca expansão e investimentos crescentes;

  • Cibersegurança: não é novidade que as empresas estão cada vez mais preocupadas com a sua segurança e a demanda por especialistas cresce a cada dia;

  • Dados: é grande a busca por cientistas que consigam interpretar grandes volumes de informações e auxiliar na tomada de decisões estratégicas;

  • Cloud computing: a migração de serviços para a nuvem exige profissionais bem capacitados em plataformas como AWS, Azure e Google Cloud;

  • Blockchain e criptomoedas: diante do avanço das tecnologias descentralizadas, existe uma alta demanda por pessoas que entendam e sejam capazes de desenvolver e gerenciar soluções baseadas nesses setores.

4- Invista no desenvolvimento de soft skills

“Um profissional com um bom arsenal de soft skills com certeza está na frente de outros”, comenta. Algumas são de extrema importância como:

  • Comunicação: a pessoa que possui uma boa habilidade e clareza na sua comunicação tem ouro em suas mãos. Seja claro, direto e persuasivo na hora de expressar suas ideias e opiniões;

  • Adaptabilidade: entenda que a única certeza do mercado de tecnologia é que as coisas irão mudar o tempo todo. O especialista que está aberto e flexível para receber as mudanças está em vantagem;

  • Gestão do tempo: um bom executivo precisa conseguir fazer a gestão do próprio tempo, buscando uma maior eficiência e produtividade ao seu dia a dia;

  • Inteligência emocional: é essencial para os desafios que se apresentam no dia a dia, além de ajudar a lidar com a pressão natural deste mundo em constante mudanças.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *