Dificuldades financeiras e preços altos afetam a Páscoa de 38% dos brasileiros

Dificuldades financeiras e preços altos afetam a Páscoa de 38% dos brasileiros

Estudo especial da Serasa mostra os impactos do momento econômico do país na celebração do próximo domingo

 O ritual cristão de celebrar o domingo de Páscoa com ovos e chocolates está sendo alterado na casa de 38% dos consumidores, conforme mostra uma pesquisa especial produzida pela Serasa, para avaliar impactos do momento econômico na data do coelhinho. Por falta de dinheiro, estes brasileiros não pretendem fazer compras alusivas à data, desta vez.

As dificuldades não são exclusividade de 2025, pois 73% dos entrevistados disseram que já deixaram, em algum outro momento, de comprar itens de Páscoa justamente pela ausência de recursos financeiros. O estudo, realizado em parceria com o Instituto Opinion Box, explica que 26% dos consumidores tiveram de priorizar despesas essenciais, como aluguel, contas básicas e alimentação – e 11,8% relatam que o desemprego ou a falta de renda foi o impeditivo.

Entre os 38% que admitiram que não vão adquirir chocolates, ovos e outros produtos típicos da celebração neste ano, 14,4% apontam exclusivamente a “falta de condições financeiras”, mas 11,7% creditam ao que consideram “preços altos”. Outros 10,4% admitiram que têm “outras prioridades” de despesas no momento.

Renda extra

Embora 52% dos entrevistados tenham admitido que não se planejam para compras de Páscoa, 43,3% dos que já decidiram comprar ovos e chocolates pretendem gastar até R$ 150,00, com 18% deles afirmando que esse valor é maior comparado aos gastos da Páscoa do ano passado. Com relação ao pagamento, 20% informaram que aproveitam para comprar quando há promoções de crédito, como, por exemplo, parcelamento sem juros.

Realizada entre 3 e 14 de abril, a pesquisa revela também que 13% dos consumidores enxergam na Páscoa uma oportunidade de renda extra, comercializando especialmente ovos, trufas e bombons artesanais. Pelo menos 3,3% deles sentiram necessidade de reforçar o orçamento, enquanto 2,9% dos entrevistadores pretendem usar o dinheiro extra para quitar dívidas.

Metodologia

Pesquisa realizada pelo Instituto Opinion Box entre 3 e 14 de abril de 2025, com respondentes de todo o país. Entre os ouvidos, 47% foram homens e 53% mulheres.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *