Restaurantes investem em estética e economia circular para atrair clientes

Restaurantes investem em estética e economia circular para atrair clientes

Estética, conforto e apelo visual são elementos estratégicos para fidelizar o público

Você já ouviu alguém dizer: “Eu como pelo lugar”? Essa frase resume uma tendência crescente no setor de alimentação fora do lar: a ambientação dos estabelecimentos tem se tornado tão importante quanto o sabor dos pratos. Estética, conforto e apelo visual são agora elementos estratégicos para atrair e fidelizar o público — especialmente em tempos de redes sociais.

Mais do que seguir tendências visuais, muitos restaurantes estão aproveitando o momento para modernizar seus espaços de maneira sustentável. Práticas de economia circular, como o uso de mobiliário reutilizado, têm ganhado força como alternativa para reduzir custos, gerar receita com ativos ociosos e reforçar o compromisso ambiental.

Mercado aquecido e consumidor mais exigente

Os números confirmam a força do setor: segundo a Associação Nacional de Restaurantes (ANR), em janeiro de 2024 o segmento registrou um aumento de 7,5% na receita real em relação ao mesmo período de 2023. Já a Abrasel aponta que o setor movimentou R$ 107 bilhões apenas no primeiro trimestre do ano, crescimento de 3,3% na comparação anual.

Esse avanço é impulsionado também pelo comportamento dos consumidores: dados da MindMiners indicam que 63% dos brasileiros consomem refeições feitas fora de casa, e 29% preferem comer em restaurantes — mais do que por conveniência, por experiência.

“A experiência gastronômica envolve muito mais do que o paladar. O ambiente, a iluminação e até o mobiliário criam conexões emocionais. Isso influencia diretamente a decisão de retorno do cliente”, explica o arquiteto e designer de interiores, Miguel Freitas.

A estética que vende e se recicla

“A economia circular não é só ambientalmente correta, ela é economicamente inteligente”, afirma Thiago da Mata, CEO da Kwara, plataforma que conecta empresas interessadas em vender ou comprar ativos de forma digital. Segundo ele, cresce a demanda por equipamentos e mobiliários utilizados, especialmente entre pequenos empreendedores e redes em expansão.

Dados da ONU apontam que a economia circular pode movimentar até US$ 108 bilhões globalmente até 2050. No Brasil, bares e restaurantes começam a ver nisso uma forma de se reinventar com menor impacto ambiental e maior retorno financeiro.

“É possível um restaurante, por exemplo, adquirir mais de 80% do mobiliário em leilões de ativos de outros estabelecimentos. Essa decisão pode reduzir em até 60% o custo do projeto”, detalha o profissional.

Estética, memória e propósito

Além do apelo visual, a valorização da comfort food — aquela comida que traz memórias afetivas — também se fortalece, indicando que o consumidor busca experiências completas: que emocionem, engajem e tenham propósito.

“A jornada do cliente começa antes do cardápio e termina depois da sobremesa. Tudo comunica: da fachada ao garfo”, conclui Miguel.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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