Governador anuncia projeto para construir terminal de cruzeiros no Porto de Paranaguá

Governador anuncia projeto para construir terminal de cruzeiros no Porto de Paranaguá

Objetivo é garantir uma estrutura fixa voltada ao embarque e desembarque de passageiros na cidade visando atrair novos cruzeiros turísticos para o Litoral

Paranaguá ganhará um novo terminal específico para embarque e desembarque de passageiros de cruzeiros nos próximos anos. O projeto, que deve impulsionar ainda mais o turismo nos municípios litorâneos, foi anunciado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em uma visita ao maior tipo de estrutura deste tipo no mundo, em Miami, durante a mais recente missão internacional do Governo do Estado aos Estados Unidos.

“Nos próximos meses, teremos a conclusão do projeto do terminal de passageiros, que será o primeiro da história do Porto de Paranaguá”, anunciou Ratinho Junior, enquanto conhecia as instalações do PortMiami, que é chamado da Capital Mundial dos Cruzeiros. Pelo local, que serve como uma das referências para o Governo do Estado, passam anualmente cerca de 6 milhões pessoas indo ou retornando do Caribe e de outros destinos turísticos internacionais.

Tradicionalmente voltado ao transporte de cargas, o Porto de Paranaguá recebeu dezenas de escalas de cruzeiros da MSC nos últimos dois anos.

A expectativa é de que a construção de uma estrutura fixa possa atrair novos navios de passageiros e outras empresas do ramo. 

Segundo o governador, essa diversificação nas operações no Porto do Paranaguá pode servir como indutor da economia estadual, gerando mais empregos e ampliando a renda na região litorânea. “As atividades turísticas do Paraná têm crescido acima da média nacional nos últimos anos, com o Estado se tornando um destino cada vez mais frequente de visitantes de outros estados e países. A construção do terminal de passageiros do Porto de Paranaguá é mais uma medida que busca consolidar este grande potencial econômico”, declarou.

O projeto caminha em paralelo com a ampla revitalização do centro histórico de Paranaguá, às margens do Rio Itiberê, prevista para os próximos anos. O objetivo é promover requalificação urbana da região, o que deverá garantir mais conforto e acessibilidade aos moradores e visitantes, assim como reforçar o potencial turístico da cidade litorânea, conhecida pela sua relevância cultural e histórica.

Projeto

O trabalho para viabilizar o novo empreendimento no Porto de Paranaguá foi iniciado em agosto de 2024 pela Portos do Paraná e é acompanhada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (Seil). A empresa pública estadual contratou, via licitação, uma empresa especializada na área de engenharia para a elaboração do projeto básico de implantação do futuro terminal a um custo de aproximadamente R$ 386 mil.

Pelo documento firmado entre as partes, a previsão é de que empresa entregue o projeto básico pronto ainda no primeiro semestre de 2025. Na sequência, a Portos do Paraná iniciará o processo de obtenção das licenças ambientais necessárias para a instalação da estrutura junto ao Ibama.

Além do terminal de passageiros, a Portos do Paraná também está elaborando um projeto para um berço de atracação preferencial aos navios de cruzeiro. Além do Porto de Paranaguá oferecer infraestrutura para o navio atracar também estão sendo feitos estudos de dragagem do canal e da bacia de evolução do navio de passageiro.

A contratação inclui projetos de implantação e de estruturas, dragagem e sinalização náutica, bem como estudos de modelagem hidrodinâmica e morfodinâmica, dimensionamento dos acessos náuticos, calado seguro, atracação, amarração, análise preliminar de riscos e simulações de manobras de navios.

“É possível aproveitar uma região em que já existe operação portuária, um berço onde recebemos os navios ro-ro, compatibilizando com o recebimento dos navios de cruzeiro”, explicou o diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo. 

Além do berço para atracação, o projeto também prevê uma área marítima para embarcações que farão o transporte dos passageiros do terminal até as áreas turísticas. Todos os projetos serão desenvolvidos utilizando a metodologia BIM (Building Information Modeling), tecnologia que permite criar e gerenciar modelos digitais de construção.

Como parte deste trabalho, a Portos do Paraná realizou em março a primeira simulação de manobras e estudos náuticos com navios de cruzeiro. Uma equipe de engenheiros participou do estudo e resultados serão incorporados ao projeto básico para implantação do berço de Cruzeiros de Paranaguá. Os testes ocorreram no Tanque de Provas Numérico da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (TPN-USP), em São Paulo.

O simulador utilizou informações coletadas na Baía de Paranaguá, como marés, correntezas e rajadas de vento, com cálculos e projeções em tempo real para diferentes cenários de manobras dos navios.

Cruzeiros

A primeira temporada de navios de cruzeiro da MSC em Paranaguá aconteceu entre dezembro de 2023 e março de 2024, com 16 paradas, nas quais mais de 39 mil turistas foram recepcionados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR), na Praça Mario Roque, e com apoio da Portos do Paraná. Ela movimentou mais de R$ 25 milhões na economia local.

A segunda temporada também teve receptivo montado pelo turismo do Estado, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Foram movimentadas mais de 19 mil cruzeiristas em 8 paradas no Litoral do Paraná. Além delas, diferentes navios de cruzeiro atracaram e fundearam em Paranaguá fora das temporadas. Além disso, em 2025 um cruzeiro de luxo passou pela Ilha do Mel. Pela primeira vez turistas desembarcaram diretamente na Unidade de Conservação a partir de um navio fundeado na Baía de Paranaguá.

Turismo

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o turismo paranaense registrou um crescimento de 13,6% no volume de atividades em 2024, o que inclui as empresas de hospedagem, alimentação, lazer, transportes e agências de viagem. A variação ficou 4,4 pontos acima da média brasileira, que foi de 9,2% no mesmo período.

Para 2025 os números apontam para um cenário ainda mais promissor no Paraná, com o Estado alcançando o maior aumento nacional das atividades turísticas em fevereiro. A alta no período, de 6,5%, representa mais do que o dobro da variação do País, que ficou em 2,9% no mês mais recente analisado pelo IBGE.

Crédito da foto: Jonathan Campos

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *