Governo Federal assina contratos de concessão de rodovias do Paraná

Governo Federal assina contratos de concessão de rodovias do Paraná

Projetos dos Lotes 3 e 6 estão no Novo PAC e envolvem 1.231 quilômetros de rodovias federais e estaduais

O Governo Federal, por meio do ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou os contratos de concessão dos Lotes 3 e 6 de rodovias do Paraná, nesta segunda-feira, 28 de abril. Juntos, eles abrangem 1.231 quilômetros de rodovias federais e estaduais, em 51 municípios. A iniciativa, que envolve R$ 36 bilhões em investimentos, representa um marco no fortalecimento da infraestrutura logística do estado.

As novas concessões integram o Novo PAC e marcam uma nova etapa para o transporte rodoviário paranaense, com foco na ampliação da segurança viária, modernização da malha e eficiência logística. A expectativa é de uma redução de 40% nos acidentes e a geração de 330 mil empregos, entre diretos, indiretos e por efeito-renda. A vigência dos contratos é de 30 anos.

Renan Filho destacou a promoção de acordos pela atual gestão para aprimorar a infraestrutura do país. “O Governo Federal é um governo que faz parceria com os governos estaduais, independentemente das posições políticas dos governadores”, disse. Ele também ressaltou a ampliação dos investimentos.

“Em 2022, antes de qualquer concessão, ou seja, com todas as rodovias sob a nossa alçada, o Governo Federal investiu R$ 200 milhões. Neste ano, mesmo com as concessões que estamos fazendo, temos a disponibilidade de R$ 446 milhões para as rodovias que remanescerem federais. Então, nós teremos mais investimentos nas rodovias federais que foram concedidas e teremos também o fortalecimento dos investimentos nas rodovias federais que continuarão com o DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes] na sua administração”, declarou Renan Filho.

Lote 3

O Lote 3, concedido à empresa CCR S.A., cobre 569 quilômetros distribuídos entre as BRs 369, 373, 376 e as rodovias estaduais 170, 323, 445 e 090 — um eixo estratégico que liga o norte do estado ao Porto de Paranaguá, o segundo maior exportador de soja do país. Com R$ 16 bilhões em investimentos, estão previstas duplicações, pavimentações, novos sistemas de controle de tráfego, reforço na sinalização e outras melhorias. O pacote deve gerar mais de 143 mil empregos e trará benefícios diretos aos usuários, como descontos para motoristas frequentes e pagamento automático por tags.

Lote 6

Com 662 quilômetros de extensão e sob responsabilidade da empresa EPR, o Lote 6 é o maior contrato entre os novos editais de concessão e representa um investimento de R$ 20 bilhões. O trecho abrange as BRs 163, 277, 469 e as PRs 158, 180, 182, 280 e 483 — um corredor logístico que conecta a fronteira com o Paraguai e a Argentina até o litoral paranaense. As obras incluem a construção de novos trechos, viadutos, acessos e a completa modernização das vias, fortalecendo o transporte de cargas, o agronegócio e a indústria regional. Estima-se que o projeto gere mais de 183 mil empregos.

Outras obras

Além dos Lotes 3 e 6, em 2023, o Ministério dos Transportes levou a leilão os Lotes 1 e 2 do sistema rodoviário paranaense. Ao longo das próximas três décadas, os sistemas rodoviários serão administrados por duas empresas entrantes no setor: a Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A., vencedora do Lote 1 e que vai gerir o ativo como concessionária Via Araucária, e o Consórcio Infraestrutura PR, que arrematou o Lote 2 e o administrará como EPR Litoral Pioneiro. As empresas investirão R$ 30,4 bilhões nos 19 trechos de estradas que compõem os dois lotes, beneficiando moradores de 41 municípios da área de abrangência — cerca de 6 milhões de habitantes.

O governador do Paraná, Ratinho Júnior, enfatizou a importância de os governos estadual e federal terem se unido para juntar as rodovias estaduais com as federais para viabilizar os investimentos nas obras. “Esses seis lotes que nós fizemos, junto com o nosso time e com o time do Ministério dos Transportes, fez com que a gente criasse o maior pacote de concessão rodoviária da América Latina. São 3.300 quilômetros de rodovias concedidas, 1.800 quilômetros de rodovias duplicadas e mais de mil pontes e viadutos”, afirmou Ratinho Junior.

Próximos leilões

Em setembro deste ano, outros dois lotes de rodovias paranaenses irão a leilão. Os projetos são marcados pelo ineditismo de unir vias estaduais e federais. Nesta quarta-feira (30), o Ministério dos Transportes realiza na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, o 11º leilão de concessões rodoviárias desde 2023. O certame irá garantir R$ 8,84 milhões de investimento em melhorias na rodovia BR-040/495/MG/RJ.

Segundo o ministro Renan Filho, o governo prevê alcançar neste ano a marca de 15 leilões feitos na B3, o que representa “o maior ritmo de concessões rodoviárias e de atração de investimento privado da história recente do país”.

Crédito da foto: Jonathan Campos/AEN

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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