Morana e Todomoda anunciam fusão estratégica

Morana e Todomoda anunciam fusão estratégica

 Empresas líderes no segmento de acessórios no Brasil e na América Latina unem forças para ampliar presença

A Morana, principal marca de acessórios brasileira, e Todomoda, maior marca de acessórios da América Latina, acaba de anunciar uma fusão estratégica que vai movimentar o mercado de moda no Brasil.

A união tem como objetivo fortalecer a presença da Todomoda no território brasileiro e implementar o plano de internacionalização da marca Morana, passos estratégicos para ambas as marcas, que se potencializam com a complementariedade das companhias nesta fusão.

Operando sob o guarda-chuva do Blue Star Group (BSG), também dono da marca Isadora, a Todomoda foi fundada na Argentina em 1995 e hoje tem uma presença consolidada em diversos mercados da América Latina. No total, o grupo tem 900 lojas em operação e mais de 5 mil funcionários.

Depois da Argentina, o México é atualmente o principal mercado, onde o grupo ingressou em 2001. O país responde por 30% do faturamento global do BSG, que também está presente no Chile, Peru e Brasil e pós pandemia chegou ao Paraguai, Uruguai, Colômbia, Panamá, Guatemala e El Salvador. Sua meta é chegar a 60 países até 2030.

No Brasil, a Todomoda tem atualmente 10 lojas em São Paulo, mercado no qual ingressou 2019.

A fusão com a Morana, marca consolidada no mercado nacional com mais de 300 lojas, permitirá à Todomoda usar a expertise da marca no modelo de franquias para alcançar novos públicos no Brasil, assim como também permitirá à Morana desenvolver sua internacionalização de forma estruturada aproveitando todo know-how e presença internacional da marca argentina.

Com isso, as duas marcas planejam abrir 300 novas lojas Todomoda no país nos próximos 5 anos e o início de uma expansão internacional de Morana com passos firmes também no mesmo período.

“Esta aliança representa a integração com um aliado estratégico de grande importância como a Morana. Na Blue Star Group, estamos muito entusiasmados, pois nos proporcionará a oportunidade de alcançar novos públicos, além de impulsionar nossa expansão no mercado e fortalecer nossa competitividade” – Martin Castelli, Presidente da Blue Star Group.

“A fusão vai nos permitir acelerar a expansão no Brasil”, afirma Adriano Magalhães, CEO da operação da Todomoda no Brasil. “O mercado brasileiro tem particularidades e exige conhecimento local, e a experiência da Morana será fundamental nesse processo.”

Jae Ho Lee, fundador da Morana, comenta que as lojas a serem franqueadas da Todomoda serão inicialmente ofertadas aos atuais franqueados da Morana, mas não se restringirão a esse grupo. “Nosso objetivo é expandir para todo o Brasil” explica Jae.

Ele destaca ainda as similaridades entre as duas marcas, que embora atendam públicos diferentes, compartilham valores e estratégias que facilitam a união.Enquanto a Todomoda se destaca entre consumidores com até 25 anos, a Morana tem uma clientela mais madura, com o público 30+.

Ambas as empresas, de origem familiar, se especializaram em oferecer produtos acessíveis e atualizados com as últimas tendências. Cada uma com seu foco nesta proposta de valor, promovendo uma grande sinergia que proporcionará uma oferta de produtos completa e ágil na interpretação da moda global para todos os gostos, estilos e bolsos. Dentro desse conceito, a gestão eficiente de estoque, segundo Jae Ho Lee, é chave para o sucesso das vendas em ambas as marcas.

Outro ponto de sinergia entre as empresas é a equipe de design própria, responsável pela criação das novas coleções, e a rede de fornecedores locais e internacionais, que garante a produção ágil dos acessórios que encantam os consumidores.

Estes pontos serão fundamentais na estratégia de expansão do BSG e Morana internacionalmente, pois além de proporcionar uma grande atratividade ao portifólio de ambas as marcas aos consumidores, poderão juntas oferecer uma proposta completa de negócios no segmento de acessórios de moda e lifestyle para o mix de marcas dos diversos shoppings internacionalmente, complementa Claiton Santos, Diretor de Expansão Global do BSG.

Com a fusão, Todomoda e Morana iniciam uma nova era no mercado de acessórios da América Latina, combinando expertise, inovação e alcance para conquistar ainda mais os brasileiros.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *