Pagamento via smartphones cresce 251% no Brasil

Pagamento via smartphones cresce 251% no Brasil

8 em cada 10 transações financeiras no Brasil são feitas por meios de pagamento digitais

Os canais digitais, como mobile banking, internet banking e aplicativos de mensagens, são usados em 8 a cada 10 transações bancárias no Brasil, segundo o 2° volume da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária. Ainda de acordo com a pesquisa, houve um aumento de 251% no número de transações feitas pelo smartphone, considerando o período de 2019 a 2023.

“Sair de casa sem a carteira já é uma realidade — o crescimento expressivo dos pagamentos digitais, muito impulsionado pelo Pix, mostra que os consumidores estão confortáveis em realizar transações diretamente pelo celular”, afirma Marlon Tseng, CEO da Pagsmile, gateway de pagamentos especializada em soluções que conectam negócios a mercados emergentes.

Dentre as razões pelas quais os meios de pagamento digitais ganharam aceitação entre os brasileiros estão a praticidade e segurança no cotidiano. Tanto que, ainda segundo o estudo, do número total de clientes ativos no mobile banking, 72% são considerados heavy users e realizam mais de 80% das transações por canais digitais.

A expansão desses meios de pagamento e a crescente confiança das pessoas em utilizá-los são resultados diretos dos avanços tecnológicos e da presença de gateways robustos no mercado. “Essas inovações tornaram o processo mais acessível, simples, rápido e seguro, superando a complexidade das transferências bancárias ou o uso de cartões de crédito. Tal aprimoramento é especialmente relevante no e-commerce, onde é essencial uma experiência de compra fluida, e qualquer complicação no processo de pagamento pode resultar na perda de interesse do usuário e no abandono”, continua Marlon.

Comércio eletrônico

No e-commerce, os meios de pagamento digitais devem ganhar ainda mais tração neste ano, visto que o setor de comércio online deve expandir em mais de 10% em 2025, segundo projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM). “De fato, as compras online favorecem o uso de meios de pagamento digitais, trazendo diversas vantagens para as empresas, como redução de custos e facilidade para gerenciar informações relacionadas às vendas e aos pagamentos em apenas um sistema”, analisa o CEO.

Ao reduzir o esforço necessário para processar operações, as empresas podem concentrar-se no seu crescimento e sua expansão global. Os meios de pagamento digitais ultrapassam fronteiras geográficas e possibilitam que as lojas atinjam consumidores em diversas regiões, ampliando mercados e tornando-os mais acessíveis — exemplo disso é a popularidade expressiva de e-commerces internacionais no Brasil nos últimos anos.

Além dos pagamentos por mobile e internet banking, a pesquisa da Febraban também indicou que as transações por aplicativos de mensagens instantâneas registraram um aumento de 76%, saindo de 70,9 milhões para 125,2 milhões de operações, embora a representatividade desse canal ainda seja menor quando comparada aos demais.

PIX

A mesma pesquisa ainda indica um crescimento de 50% nos pagamentos via Pix. Apesar da importância desse método, o cartão de crédito deve manter sua relevância, seja pelo sistema de segurança e chargeback diferenciados ou pelos benefícios associados, como programas de pontos, milhas aéreas e cashback. Sem contar que o cartão de crédito é usado como principal meio de pagamento das carteiras digitais, que devem seguir crescendo em 2025 — e fazendo as pessoas continuarem a sair de casa sem seus cartões físicos.

“Outro benefício de oferecer meios de pagamento digitais é tornar o processo de compra muito mais seguro, com criptografia e proteção contra golpes e fraudes que antes não eram possíveis. A conveniência também deve ajudar a fidelizar os clientes, sendo motivos suficientes para que as empresas se adaptem à nova realidade do mercado”, aconselha o executivo da Pagsmile.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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