Páscoa 2025: mais de 70% das compras devem ser feitas pela internet

Páscoa 2025: mais de 70% das compras devem ser feitas pela internet

Comércio eletrônico deve liderar as preferências dos brasileiros em 2025

A Páscoa representa uma oportunidade estratégica para o varejo brasileiro, impulsionando as vendas no início do segundo trimestre. Conforme a Kantar, entre março e abril do ano passado, o volume de comercialização de chocolates cresceu 15% em relação a 2023. Já para este ano, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) projeta um crescimento entre 8% e 12% nas vendas em comparação a 2024.

Para alcançar esses resultados, varejistas vêm adotando estratégias para atrair consumidores tanto para lojas físicas quanto para plataformas de e-commerce. De acordo com o Instituto de Pesquisa Nielsen, empresa global de mensuração e análise de dados, 65% dos consumidores compraram seus produtos de Páscoa via e-commerce em 2024. A previsão para este ano é que essa participação ultrapasse 70%. Além disso, transações realizadas por dispositivos móveis, como smartphones e tablets, devem representar mais de 45% do total das compras para o período.

A importância da experiência omnichannel

Para Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity Ibéria e Brasil, companhia líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus públicos-alvo, o consumidor busca conveniência sem abrir mão da experiência. “Para a Páscoa de 2025, assim como em outras datas importantes para o varejo, é essencial que as empresas integrem suas operações físicas e digitais, em uma abordagem omnichannel. Ofertas atrativas vinculadas a programas de benefícios, como cashback e acúmulo de pontos, fortalecem as compras em todas as plataformas e garantem vantagens competitivas”.

A análise do executivo também é reforçada pelo relatório CX Trends 2025, realizado pela Octadesk, plataforma de atendimento com inteligência artificial, e a Opinion Box, empresa especializada em pesquisas de mercado online. O documento mostra que 75% dos consumidores que pesquisam produtos e serviços pela internet dão preferência a empresas que oferecem programas de benefícios.

Tendências para a Páscoa: além dos chocolates

O e-commerce também está na preferência de quem deseja festejar a Páscoa. Conforme os dados da Nielsen, além dos tradicionais ovos de chocolate, outros produtos como cestas temáticas, kits de presentes personalizados e artigos de decoração devem ter impacto nas vendas online, com um aumento estimado de 20% comparado ao desempenho de 2024.

“Este é um bom momento para a integração de estratégias de retail media, que permite que varejistas expandam suas fontes de receita, ao mesmo tempo, em que são capazes de melhorar a experiência do cliente”, detalha Eduardo.

O retail media é uma estratégia de publicidade digital personalizada, em que os varejistas utilizam seus próprios canais, como e-commerces e marketplaces, para anunciar produtos e marcas diretamente aos consumidores. “Ao levar em conta os interesses de seus clientes para exibir anúncios personalizados, essa estratégia transforma usuários pontuais em clientes fiéis, que voltam a comprar devido a uma boa experiência de compra”, conclui.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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