Páscoa deve movimentar R$ 5,3 bilhões este ano

Páscoa deve movimentar R$ 5,3 bilhões este ano

Brasileiro deve gastar, em média, R$ 146

De acordo com pesquisa da Abecs, realizada em parceria com o Instituto Datafolha, a Páscoa deve movimentar R$ 5,3 bilhões em 2025, valor 26,8% mais alto se comparado a projeção feita no ano anterior. O estudo diz ainda que o brasileiro pretende gastar, em média, R$ 146 (R$156 em 2024), com produtos tradicionais da data.

Em comparação ao ano passado, cerca de 7 em cada 10 pessoas (67%) pretendem comprar chocolates ou outros produtos na Páscoa em 2025.

A região Sul reúne o maior número de entrevistados com disposição para compras nesta Páscoa (75%). Entre homens (69%) e mulheres (66%), a intenção fica quase igualada. No recorte por faixa etária, a população entre 18 e 24 anos aparece em primeiro lugar, com 79%, seguida de perto pelos entrevistados entre 25 e 34 anos, com 78%. As classes A/B (75%) e C (69%) trazem média acima da nacional.

Dados por região

As regiões Sul (R$ 178), Centro-Oeste (R$ 169) e Sudeste (R$ 158) apresentam a intenção de gasto médio acima da média nacional. Nessas regiões, a estimativa de movimentação é de R$ 984 milhões, R$ 501 milhões e R$ 2,3 bilhões, respectivamente. A região Nordeste apresenta média de gasto de R$ 109 e previsão de R$ 1 bilhão de movimentação. Com a menor média está a região Norte (R$ 108) e movimentação de R$ 414 milhões.

Os homens pretendem gastar mais nesta Páscoa (R$ 154), assim como consumidores da faixa etária de 18 a 24 anos (R$ 157) e das classes A/B (R$ 182).

Parcelamento é opção

Ainda de acordo com a pesquisa, 42% dos consumidores pretendem usar cartão de crédito ou débito para comprar os produtos da Páscoa neste ano. Outras formas de pagamento citadas pelos entrevistados são dinheiro (43%) e Pix (39%), enquanto 1% cartão/ vale alimentação e refeição.

No Sudeste (53%) e no Sul (47%) o cartão é o meio de pagamento escolhido por quase metade dos entrevistados. É também a preferência entre homens (43%) e mulheres (42%) e passa da metade entre os consumidores das classes A/B: 58%. No recorte de faixa etária, o cartão é preferência entre 25-34 anos com 45% e 18-24 anos com 44%.

Dentre os entrevistados, que pretendem comprar com cartão de crédito ou de loja, 45% pretendem parcelar. No recorte por gênero, as mulheres pretendem parcelar as compras mais do que os homens: 49% contra 38%. Entre os consumidores, as pessoas com mais de 60 anos têm maior disposição para parcelar suas compras, com 57%.

Ovo de Páscoa é preferência

O ovo de Páscoa é o produto pretendido mais citado (64%), seguido por bombons, caixa de bombons, trufas (36%) e barra de chocolate (34%). Brinquedos e cesta de Páscoa somaram 2% das intenções de compra cada. Roupas 1%. Outras respostas ou não sabem, 2%.

Loja física e estabelecimento comercial são mais citados

Segundo o levantamento, nove em cada dez entrevistados (91%) pretendem comprar produtos ou presentes de Páscoa em uma loja física, enquanto apenas 9% devem fazer as compras online. O resultado é similar a 2024.

A preferência por compras presenciais é maior também entre homens (92%) e mulheres (91%), assim como em todas as classes sociais (A/B e C: 90% e D/E: 94%). Vista pelo recorte de faixa etária, a preferência por lojas físicas é maior entre a população com mais de 60 anos (96%) e menor entre 25-34, com 89%.

Cerca de 8 em cada 10 pessoas entrevistadas (78%) pretendem comprar em um estabelecimento comercial e 26% de pessoa autônoma que vende por conta própria. Dois por cento não sabe ou não se decidiu.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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