Programa de Desenvolvimento de Talentos da Siemens completa 40 anos

Programa de Desenvolvimento de Talentos da Siemens completa 40 anos

O segundo ciclo do Programa de Desenvolvimento de Talento tem inscrições abertas até o dia 23 de abril

O Programa de Desenvolvimento de Talentos (PDT) da Siemens celebra 40 anos e oferece 41 vagas de estágio no seu 2º ciclo de contratações de 2025. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas neste link até o dia 23 de abril. São oportunidades, nas mais diversas áreas, para atuação nas cidades de São Paulo (SP), Jundiai (SP), Joinville (SC), Goiânia (GO), Recife (PE) e Belo Horizonte (MG). Além deste marco, a empresa também comemora os 120 anos da abertura do primeiro escritório da empresa no Brasil, na cidade de São Paulo.

Com um forte compromisso com a diversidade, o programa é aberto para todas as idades e 50% das vagas são destinadas às mulheres. Essa é uma das iniciativas da Siemens na promoção de um ambiente de trabalho aberto e flexível para todas as pessoas, independentemente de histórico-cultural, etnia, origem, idade, orientação sexual, identidade de gênero, expressão ou características.

“A Siemens sempre acreditou no potencial dos talentos formados pelo PDT, e nesses 40 anos, inúmeros profissionais ingressaram pelo programa e deixaram um impacto significativo nos nossos negócios. O PDT da Siemens é, acima de tudo, um programa socialmente responsável: buscamos o crescimento deles tanto nas suas áreas de atuação quanto nos valores e propósitos que norteiam suas vidas. Acreditamos que, ao criar um ambiente onde todos têm a oportunidade de crescer, não apenas fortalecemos talentos, mas também impulsionamos a sociedade como um todo”, afirma a head de Recrutamento e Seleção da Siemens Brasil, Adriana Lima.

Intermediado pela empresa 99Jobs, o processo seletivo dispõe das seguintes etapas: inscrições e testes (março), dinâmica em grupo e entrevistas (abril), admissão (maio e junho) e início do estágio na segunda quinzena de julho.

Para se inscrever no programa, é necessário que os candidatos estejam cursando ensino superior (gradução/licenciatura/tecnólogo), com previsão de formação entre julho de 2026 e julho de 2027. Além disso, é preciso ter disponibilidade para estagiar por 30 horas semanais, em um modelo híbrido e flexível adotado pela empresa.

Áreas de atuação

As áreas de vagas do PDT estão disponíveis no site e estão distribuídas nas cidades de São Paulo (23 vagas), Jundiaí (12 vagas), Joinville (1 vaga), Belo Horizonte (2 vagas), Goiânia (1 vaga) e Recife (2 vagas).

Benefícios

  • Curso de Inglês – Learnlight: curso de inglês custeado pela Siemens em uma plataforma própria da empresa, com professores online e que oferecem cursos para todos os níveis. O programa é gratuito para estagiários e funcionários.
  • Trilha de desenvolvimento personalizada: aprendizados técnicos e comportamentais, com treinamentos especializados e mentoria de profissionais experientes.
  • Projetos especiais: oportunidade de atuar em iniciativas que impactam o futuro da tecnologia.
  • Flexibilidade: modelos de trabalho híbrido, respeitando o seu estilo de vida. 3 dias no escritório e 2 dias home-office.
  • Bem-estar: ambiente e benefícios que cuidam de você e da sua saúde.
  • Entre os benefícios para os participantes, estão: uma bolsa-auxílio com valor acima da média do mercado, auxílio transporte, vale-refeição, seguro de vida, convênio farmácia, Gympass, programa de apoio à saúde mental, entre outros.

“Eu ingressei na Siemens como PDT em janeiro de 2024, diretamente na área de gerenciamento de projetos de média tensão. Na época, eu não só tive a oportunidade de auxiliar nos projetos da área, como também fui desafiada, junto a mais três estagiários, a automatizar um processo do departamento. Esse projeto nos permitiu proporcionar uma solução para toda a área, com a total liberdade de escolher a melhor forma de implementação. Essa oportunidade acabou nos proporcionando reconhecimentos internos na empresa. Fico muito feliz em dizer que, depois de um ano, enxergo um crescimento pessoal e profissional significativo. Hoje, efetivada, tenho a oportunidade de trabalhar com uma tremenda equipe e com projetos cada vez mais desafiadores”, conta a ex-PDT e atual assistente administrativo na Smart Infrastructure da Siemens Brasil, Natalia Lima.

Diversidade e inclusão

A Siemens acredita que a inovação nasce da diversidade de ideias e experiências. Os selecionados farão parte de uma cultura que celebra a individualidade, o respeito e o crescimento mútuo. Por meio do programa DiverSifica, a empresa reforça nosso compromisso em construir um futuro mais plural, considerando os pilares de Gênero, Raça e Etnia, Geracional, Pessoas com Deficiência e LGBTQIAP+.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *