Relatório da Coca-Cola Femsa traz o amanhã para mais perto

Relatório da Coca-Cola Femsa traz o amanhã para mais perto

Empresa engarrafadora apresenta seu progresso anual de negócios e sustentabilidade

A Coca-Cola FEMSA, S.A.B. de C.V. (BMV: KOFUBL; NYSE: KOF) (“Coca-Cola FEMSA”, “KOF” ou a “Companhia”), a maior engarrafadora do mundo por volume de vendas do Sistema Coca-Cola, apresentou seu Relatório Integrado 2024, no qual destaca o fortalecimento de seus princípios estratégicos por meio de objetivos claros que visam implementar um modelo de crescimento sustentável a longo prazo, preparando e construindo um futuro melhor.

Durante o ano, a empresa registrou um crescimento de volume de 4,4% em relação ao ano anterior, a receita total cresceu 14,2% e o lucro operacional aumentou 17,4%, refletindo o progresso feito na implementação de iniciativas para impulsionar os negócios.

“Em 2024, obtivemos resultados muito positivos na maioria de nossos mercados. Enfrentamos enormes desafios, como os furacões em Guerrero e as enchentes no sul do Brasil, que nos levaram a implementar ações imediatas e concretas para apoiar nossos funcionários, suas famílias e as comunidades onde operamos, e para garantir a continuidade de nossos negócios. Continuaremos a trabalhar com resiliência e adaptabilidade para criar o futuro, colocando nossos clientes no centro”, disse Ian Craig, CEO da Coca-Cola FEMSA.

O primeiro semestre do ano foi forte, impulsionado por condições macroeconômicas favoráveis e pela demanda dos consumidores. O segundo trimestre registrou um crescimento significativo do volume, batendo recordes de produção no México e um crescimento de dois dígitos nos principais mercados, como Brasil e Guatemala.

A segunda metade do ano apresentou diferentes desafios, como a recuperação do impacto dos fenômenos climáticos, especialmente no México e no Brasil, que testaram a capacidade de adaptação da empresa. Apesar desses desafios, foram obtidos bons resultados: O Brasil se destacou como um motor de crescimento e, na Colômbia, o compromisso com a escolha do consumidor foi mantido, oferecendo mais alternativas de bebidas com e sem açúcar, fechando o ano com crescimento de volume e EBITDA e melhorias na lucratividade.

Na Argentina, a volatilidade foi tratada com o aumento do acesso dos consumidores a opções econômicas. No terceiro trimestre, as tendências de participação de mercado melhoraram e, no final do ano, houve crescimento de volume.

A Guatemala continuou a demonstrar sua importância estratégica, posicionando-se como o terceiro maior contribuinte para o EBITDA, apresentando resultados consistentes e sólidos.

Sustentabilidade para o futuro

Como uma empresa preparada para o futuro, a Coca-Cola FEMSA reforça seu compromisso com práticas empresariais sustentáveis para criar valor a longo prazo para todos os seus grupos de interesse e, assim, contribuir para o progresso sustentável da comunidade e do meio ambiente.

Alguns destaques desse título em 2024 são:

– +118.600 toneladas de PET coletadas

– 100% da água é devolvida à natureza e às comunidades

– 84% da eletricidade proveniente de fontes renováveis

– 99% dos resíduos operacionais da fábrica são desviados de aterros sanitários

– +200.000 litros de água para apoiar emergências climáticas no México e no Brasil

– 30% de PET reciclado usado na embalagem

– 81% dos programas comunitários se concentram em projetos de acesso à água, saneamento e higiene

– 1.38 litros de água usados por litro de bebida produzida

– 55% das despesas de aquisição avaliadas com a EcoVadis

– 4.500 empregos garantidos durante a resposta a desastres climáticos

Durante o ano, a empresa atualizou sua Estrutura de Sustentabilidade e realizou um primeiro estudo de Materialidade Dupla. Com base no aprendizado e nas mudanças do ambiente, atualizou as metas de sustentabilidade, integrando-as mais profundamente ao planejamento estratégico de longo prazo. Nesse sentido, a colaboração com a FEMSA e a The Coca-Cola Company fortalece esse compromisso, aumentando o impacto das ações ao longo da cadeia de valor. Desde a gestão da água e a redução da pegada de carbono até a circularidade e a segurança no local de trabalho, a Coca-Cola FEMSA adota uma abordagem estratégica e adaptativa, equilibrando as aspirações com as realidades operacionais e ambientais.

Prioridades estratégicas

A estratégia da Coca-Cola FEMSA para 2025 continua em vigor com as seis prioridades estratégicas anunciadas em 2023, enfatizando a expansão de seus recursos digitais por meio de:

Inovação digital: continuar a impulsionar e investir em tecnologias e ferramentas digitais que melhorem a eficiência operacional e fortaleçam a interação com o cliente.

Consolidar sua posição como a plataforma comercial preferida: otimizando suas ferramentas digitais e potencializando o crescimento da Juntos+, a plataforma omnicanal que integra capacidades físicas com conectividade digital e estabelece um vínculo direto com clientes, consumidores e parceiros; a Coca-Cola FEMSA busca não apenas facilitar e agilizar as transações comerciais, mas também criar novas oportunidades de crescimento por meio de uma melhor compreensão e resposta às necessidades do mercado.

Na frente digital durante 2024, a Coca-Cola FEMSA levou sua plataforma omnicanal Juntos+ para o próximo nível, implementando ferramentas de inteligência artificial (IA). O Juntos+ atingiu 1,3 milhão de usuários ativos na América Latina, com mais de 1,1 milhão de usuários inscritos no plano de fidelidade Premia Juntos+. Além disso, iniciou a implementação no Brasil da nova ferramenta Juntos+ Advisor, cujos modelos de IA ajudam a melhorar as capacidades da força de vendas e a experiência do cliente.

Perspectivas para o futuro

A Coca-Cola FEMSA está posicionada para continuar criando valor econômico, social e ambiental, consolidando sua liderança de mercado e oferecendo uma proposta de valor que integra inovação digital, expansão operacional e uma cultura corporativa alinhada, demonstrando que sua visão de longo prazo é a chave para criar o futuro.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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