Relatório da Coca-Cola Femsa traz o amanhã para mais perto

Empresa engarrafadora apresenta seu progresso anual de negócios e sustentabilidade
A Coca-Cola FEMSA, S.A.B. de C.V. (BMV: KOFUBL; NYSE: KOF) (“Coca-Cola FEMSA”, “KOF” ou a “Companhia”), a maior engarrafadora do mundo por volume de vendas do Sistema Coca-Cola, apresentou seu Relatório Integrado 2024, no qual destaca o fortalecimento de seus princípios estratégicos por meio de objetivos claros que visam implementar um modelo de crescimento sustentável a longo prazo, preparando e construindo um futuro melhor.
Durante o ano, a empresa registrou um crescimento de volume de 4,4% em relação ao ano anterior, a receita total cresceu 14,2% e o lucro operacional aumentou 17,4%, refletindo o progresso feito na implementação de iniciativas para impulsionar os negócios.
“Em 2024, obtivemos resultados muito positivos na maioria de nossos mercados. Enfrentamos enormes desafios, como os furacões em Guerrero e as enchentes no sul do Brasil, que nos levaram a implementar ações imediatas e concretas para apoiar nossos funcionários, suas famílias e as comunidades onde operamos, e para garantir a continuidade de nossos negócios. Continuaremos a trabalhar com resiliência e adaptabilidade para criar o futuro, colocando nossos clientes no centro”, disse Ian Craig, CEO da Coca-Cola FEMSA.
O primeiro semestre do ano foi forte, impulsionado por condições macroeconômicas favoráveis e pela demanda dos consumidores. O segundo trimestre registrou um crescimento significativo do volume, batendo recordes de produção no México e um crescimento de dois dígitos nos principais mercados, como Brasil e Guatemala.
A segunda metade do ano apresentou diferentes desafios, como a recuperação do impacto dos fenômenos climáticos, especialmente no México e no Brasil, que testaram a capacidade de adaptação da empresa. Apesar desses desafios, foram obtidos bons resultados: O Brasil se destacou como um motor de crescimento e, na Colômbia, o compromisso com a escolha do consumidor foi mantido, oferecendo mais alternativas de bebidas com e sem açúcar, fechando o ano com crescimento de volume e EBITDA e melhorias na lucratividade.
Na Argentina, a volatilidade foi tratada com o aumento do acesso dos consumidores a opções econômicas. No terceiro trimestre, as tendências de participação de mercado melhoraram e, no final do ano, houve crescimento de volume.
A Guatemala continuou a demonstrar sua importância estratégica, posicionando-se como o terceiro maior contribuinte para o EBITDA, apresentando resultados consistentes e sólidos.
Sustentabilidade para o futuro
Como uma empresa preparada para o futuro, a Coca-Cola FEMSA reforça seu compromisso com práticas empresariais sustentáveis para criar valor a longo prazo para todos os seus grupos de interesse e, assim, contribuir para o progresso sustentável da comunidade e do meio ambiente.
Alguns destaques desse título em 2024 são:
– +118.600 toneladas de PET coletadas
– 100% da água é devolvida à natureza e às comunidades
– 84% da eletricidade proveniente de fontes renováveis
– 99% dos resíduos operacionais da fábrica são desviados de aterros sanitários
– +200.000 litros de água para apoiar emergências climáticas no México e no Brasil
– 30% de PET reciclado usado na embalagem
– 81% dos programas comunitários se concentram em projetos de acesso à água, saneamento e higiene
– 1.38 litros de água usados por litro de bebida produzida
– 55% das despesas de aquisição avaliadas com a EcoVadis
– 4.500 empregos garantidos durante a resposta a desastres climáticos
Durante o ano, a empresa atualizou sua Estrutura de Sustentabilidade e realizou um primeiro estudo de Materialidade Dupla. Com base no aprendizado e nas mudanças do ambiente, atualizou as metas de sustentabilidade, integrando-as mais profundamente ao planejamento estratégico de longo prazo. Nesse sentido, a colaboração com a FEMSA e a The Coca-Cola Company fortalece esse compromisso, aumentando o impacto das ações ao longo da cadeia de valor. Desde a gestão da água e a redução da pegada de carbono até a circularidade e a segurança no local de trabalho, a Coca-Cola FEMSA adota uma abordagem estratégica e adaptativa, equilibrando as aspirações com as realidades operacionais e ambientais.
Prioridades estratégicas
A estratégia da Coca-Cola FEMSA para 2025 continua em vigor com as seis prioridades estratégicas anunciadas em 2023, enfatizando a expansão de seus recursos digitais por meio de:
Inovação digital: continuar a impulsionar e investir em tecnologias e ferramentas digitais que melhorem a eficiência operacional e fortaleçam a interação com o cliente.
Consolidar sua posição como a plataforma comercial preferida: otimizando suas ferramentas digitais e potencializando o crescimento da Juntos+, a plataforma omnicanal que integra capacidades físicas com conectividade digital e estabelece um vínculo direto com clientes, consumidores e parceiros; a Coca-Cola FEMSA busca não apenas facilitar e agilizar as transações comerciais, mas também criar novas oportunidades de crescimento por meio de uma melhor compreensão e resposta às necessidades do mercado.
Na frente digital durante 2024, a Coca-Cola FEMSA levou sua plataforma omnicanal Juntos+ para o próximo nível, implementando ferramentas de inteligência artificial (IA). O Juntos+ atingiu 1,3 milhão de usuários ativos na América Latina, com mais de 1,1 milhão de usuários inscritos no plano de fidelidade Premia Juntos+. Além disso, iniciou a implementação no Brasil da nova ferramenta Juntos+ Advisor, cujos modelos de IA ajudam a melhorar as capacidades da força de vendas e a experiência do cliente.
Perspectivas para o futuro
A Coca-Cola FEMSA está posicionada para continuar criando valor econômico, social e ambiental, consolidando sua liderança de mercado e oferecendo uma proposta de valor que integra inovação digital, expansão operacional e uma cultura corporativa alinhada, demonstrando que sua visão de longo prazo é a chave para criar o futuro.