Setor de cobrança adota IA generativa para prever comportamentos de inadimplência

Setor de cobrança adota IA generativa para prever comportamentos de inadimplência

Uso estratégico de IA no combate à inadimplência transforma o risco em oportunidade

A inadimplência continua sendo um dos principais desafios para o setor de crédito no Brasil. Segundo dados de outubro de 2024, levantados pelo Indicador de Inadimplência realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), hoje já são  68,11 milhões de brasileiros inadimplentes, com quatro em cada dez brasileiros adultos (41,23%) negativados no período.

O cenário é agravado por uma média de R$ 4.846,15 por dívida por pessoa, o que coloca pressão sobre instituições financeiras e empresas que dependem de crédito para crescer, segundo dados do Serasa. A gestão da inadimplência é vista como um dos principais desafios após a concessão de crédito no Brasil por 26,4% dos executivos no país, segundo um estudo da Cinnecta. Para enfrentar essa realidade, empresas estão investindo em IA generativa para não apenas identificar perfis de risco, mas também antecipar comportamentos de clientes e personalizar ações preventivas.

“A inteligência artificial generativa permite simular cenários de pagamento com base em dados históricos, criar perfis dinâmicos que se ajustam em tempo real e gerar comunicações personalizadas para renegociação ou ajuste de prazos, reduzindo significativamente o impacto da inadimplência nas operações financeiras”, explica Thiago Oliveira, CEO e fundador da Monest, empresa de recuperação de ativos através da cobrança de débitos por uma agente virtual chamada Mia, conectada por inteligência artificial.

Cenários

Além disso, a IA generativa está revolucionando a criação de conjuntos de dados sintéticos, permitindo o treinamento de modelos preditivos de maneira mais robusta, eficiente e com maior respeito à privacidade dos dados originais. Esses conjuntos, gerados artificialmente, replicam padrões e características presentes nos dados reais, mas sem expor informações sensíveis ou identificáveis. Isso é especialmente útil em setores como saúde, finanças e RH, onde a privacidade é uma prioridade.

Na prática, a tecnologia também possibilita simular cenários complexos ou de difícil acesso no mundo real, como prever a demanda de produtos em mercados emergentes ou analisar comportamentos raros de consumidores. Além disso, a IA generativa se destaca por sua capacidade de fornecer explicações claras sobre os fatores de risco e variáveis mais influentes em seus modelos, facilitando uma interpretação transparente dos resultados. Por exemplo, em um ambiente de crédito, o modelo pode indicar que determinados padrões de comportamento financeiro são mais decisivos na concessão de empréstimos, ajudando as instituições a tomarem decisões mais eficazes e justas.

Essa combinação de respeito à privacidade, geração de dados diversificados e interpretação transparente torna a IA generativa uma ferramenta poderosa para otimizar processos de tomada de decisão em diferentes setores.

“O uso estratégico de IA no combate à inadimplência transforma o risco em oportunidade, permitindo que empresas construam relações mais saudáveis com seus clientes e aumentem sua rentabilidade no longo prazo”, complementa Oliveira.

Com a inadimplência em alta e a necessidade crescente de eficiência nas operações financeiras, o uso da IA generativa se consolida como um divisor de águas para o setor, ajudando a construir um mercado de crédito mais sustentável e seguro.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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