Vale a pena pedir empréstimo para garantir renda extra na Páscoa?

Vale a pena pedir empréstimo para garantir renda extra na Páscoa?

Crédito pessoal permite aproveitar oportunidades sazonais únicas, desde que devidamente organizado e planejado

Muito aguardada por crianças e chocólatras, a Páscoa deste ano chega com grandes expectativas para o mercado. Segundo a pesquisa Tendências de Consumo, da Globo, 77% dos consumidores pretendem presentear com algum produto para a data. Fica claro então, que a Páscoa não é apenas sobre chocolates e celebrações; é também uma oportunidade valiosa para quem busca gerar renda extra.

Com a demanda crescente por produtos temáticos e serviços relacionados à data, empreendedores podem capitalizar sobre essa época do ano de maneira inteligente e lucrativa. Muitas vezes, as finanças podem ser um desafio, principalmente quando se está com o nome restrito e buscando renda extra. A boa notícia é que, hoje, existem opções no mercado para quem quer impulsionar os negócios sob condições adversas; uma delas é o empréstimo pessoal.

“Pode parecer uma ideia absurda, ter ‘mais uma conta’ para pagar, quando o objetivo é fazer uma renda extra. Mas, quando planejado com cautela, pode ser uma solução inteligente para garantir o capital de giro necessário. Isso possibilita que os empreendedores aproveitem ao máximo as oportunidades de negócio durante essa época do ano”. comenta Ana Paula Oliveira, Executiva de Marketing da Simplic

O empréstimo possibilita expandir linhas de produtos para ampliar a produção, diversificar a oferta ou até mesmo investir em melhorias operacionais para aumentar a eficiência e a qualidade do serviço. Ana orienta que o ideal é pesquisar sobre a empresa credora, para assim obter a melhor solução e não cair em golpes.

A seguir, ela elenca algumas dicas para garantir a renda extra e aproveitar os benefícios dessa modalidade de empréstimo. Confira:

Planeje-se

Uma das grandes vantagens do empréstimo pessoal é saber o valor exato das parcelas mensais, já que tanto elas quanto os juros são fixos. Os valores ficam disponíveis desde a simulação, antes mesmo de aceitar o empréstimo, e serão os mesmos aplicados no fechamento do contrato e durante todo o prazo de pagamento. Desse modo, o cliente fica tranquilo, com a devida previsibilidade no orçamento, o que possibilita um planejamento financeiro preciso.

Mas é preciso sempre manter as contas organizadas para estabelecer metas e calcular os riscos. “O ideal é que, mesmo ao aderir a essa modalidade de crédito, o empreendedor continue cuidando das contas do seu negócio por meio de planilhas de gastos e controle de fluxo de caixa. A organização precisa ser levada a sério o ano inteiro”, orienta a executiva.

Garanta o capital inicial

Hoje, há diversos produtos financeiros que podem, em muitas situações, ser contratados pela internet, com processos simples e transparentes, como o empréstimo pessoal. Então, garantir o montante necessário para dar o pontapé não precisa ser um obstáculo. A aprovação costuma ser pouco burocrática e o dinheiro é disponibilizado rapidamente na conta do cliente.

No entanto, essa facilidade não deve ser tratada de forma imprudente. “Um empréstimo pode ajudar muito, mas é importante colocar as parcelas na ponta do lápis e ter certeza de que elas cabem no orçamento antes de contratar. Senão, o que deveria ser solução pode acabar se tornando mais um problema”, ressalta Ana Paula.

Encontre seu nicho

A Páscoa é o primeiro grande evento sazonal depois do Carnaval, momento oportuno para começar a temporada de renda extra, seja para pagar dívidas, conquistar uma meta financeira, investir ou ter como reserva de emergência. Ela serve como um pontapé inicial para tirar planos do papel.

Mas não se preocupe se você não tem habilidade para confeitaria, que é o destaque da temporada. Ainda há outros mercados para explorar utilizando a data comemorativa como pretexto de venda, como cestas temáticas, artesanato temático, festas e atividades familiares e decoração.

Precifique corretamente

O preço final do seu produto deve seguir tendências do mercado e pesquisa na concorrência, mas não pode deixar de lado os custos de produção e quanto de receita você deseja obter. Para fazer uma avaliação correta do valor do seu trabalho, considere sempre os gastos fixos e variáveis da sua produção.

“Qualquer empreendedor precisa entender e monitorar os gastos do negócio, pois isso permite um melhor controle financeiro e a tomada de decisões informadas para maximizar a rentabilidade. Precificar os produtos ou serviços de maneira correta é essencial para a saúde financeira do comércio, pois somente assim é possível criar estratégias para escalar”, finaliza Ana.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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