Copel lança desafio de inovação para avançar na excelência dos serviços aos clientes

Copel lança desafio de inovação para avançar na excelência dos serviços aos clientes

Iniciativa da companhia reúne a alta cúpula de companhias nacionais e multinacionais para a troca de ideias

A Copel lançou, nesta segunda-feira (19) um desafio aberto de inovação, com o uso de Inteligência Artificial e novas tecnologias, para ampliar a eficiência na prestação de serviços ao cliente em todo o Paraná.

“Nosso foco é o cliente. Se queremos nos estabelecer como referência entre as empresas de capital aberto temos que buscar inspirações para além do setor de energia. Quero pedir que olhemos com todo o carinho à questão da Inteligência Artificial. Estamos diante da maior revolução já vista desde a chegada da internet e no qual já estamos inseridos em larga escala em nossa rede inteligente”, afirmou o diretor-presidente da Copel, Daniel Slaviero, ao lançar o desafio.

O Desafio Copel abre a Semana de Inovação da companhia que reúne nesta semana, na sede da empresa, em Curitiba, a alta cúpula de companhias nacionais e multinacionais, representadas pelo CEO da Toyota, Evandro Maggi; do BTG Pactual, Roberto Sallouti; entre outros executivos e especialistas de ponta de segmentos distintos da economia para além do setor energético.

“A semana da inovação não é um fim em si mesmo.  A troca de experiências nos sinaliza referências para que possamos ver os gaps que a Copel tem como benchmark e fechar esses gaps.  O mais importante vem depois com a estruturação de projetos mensuráveis e tragam impactos relevantes para a companhia”, reforçou Slaviero.

Inteligência Artificial

Daniel Slaviero ressaltou que a energia, principal ativo da Copel, como empresa de geração, transmissão, distribuição e venda de serviço essencial, ancora a companhia no processo de evolução da Inteligência Artificial. “Alicerçada em datacenters, a IA tem foco no aumento da produtividade e o agronegócio e a energia irão puxar esse desenvolvimento. É um privilégio fazer parte e poder ser referência para ancorar esse processo”, ressaltou o diretor-presidente da Copel, Daniel Slaviero, ao lançar o desafio.

O presidente do Conselho de Administração da Copel e um dos fundadores da empresa Bematech, Marcel Martins Malczewski, abriu os painéis da Semana de Inovação reforçando a importância do uso da Inteligência Artificial como ferramenta de desenvolvimento.

“Daniel falou de IA. A energia é um dos setores mais relevantes do mundo e a Inteligência Artificial vai mudar o mundo muito mais rapidamente do que imaginamos. Para que a IA funcione, precisa de data-centers e, para se ter data-center, é necessário energia firme, conexão e temperatura amena para a refrigeração dos sistemas”, observou.

Marcel Malczewski destacou a inciativa do Desafio Copel como referência em intraempreendedorismo. “Toda empresa moderna tem essa prática. É um momento ímpar para a Copel, iniciar de fato um programa de inovação para ajudar companhia a se posicionar na vanguarda da inovação. Não tenho dúvidas que a Copel será referência nesse setor na América Latina como um todo”.

Desafio

As inscrições ao Desafio Copel estão disponíveis no site: https://www.copel.com/site/desafio/  e seguem até o próximo da 6 de junho.

“A premiação é para os copelianos. Os agentes externos terão a oportunidade de mostrar produtos e serviços e firmar contratos com a Copel”, explicou o vice-presidente de Estratégia, Novos Negócios e Transformação Digital, Diogo Mac Cord.

Para o desafio deste ano, a Copel elencou 13 temas de áreas de serviços da companhia como focos para a apresentação de projetos inovadores: Poda, Roçada e Limpeza de Faixa; O&M e Emergências na Rede de Distribuição, Geração e Transmissão; Multas, Condenações e Indenizações; Controle Patrimonial e Baixa de Ativos; Medição, Leitura, Entrega da Fatura e Cobrança; Atendimento Virtual e Presencial; Gestão de Frota e Equipamentos; Questões Regulatórias com Impacto Financeiro; TI – Gestão de Ativos, Software e FinOps; Telecomunicações; Gestão logistica e Rastreabilidade do Ativo Imobilizado em Curso; Centro de Serviços Compartilhados (CSC); Gestão de Compras e Fabricação Interna de Itens Estratégicos.

“Na timeline do desafio temos as fases de inscrições, maturidade da ideia, avaliação da banca até o final do processo, em setembro. É um período de oportunidade para mostrar que a ideia funciona e pode ser implementada como um business case. Vamos levar a ideia até o fim”, reforça Mac Cord.

Em 15 de agosto, serão confirmados os projetos finalistas. O certame seguirá até 19 de setembro quando haverá a prova de conceito.

O Desafio Copel é integrado ao Copel Beyond, a maior programa de transformação digital do setor elétrico brasileiro.

Palestrantes

Entre os palestrantes da Semana da Inovação da Copel, que segue até esta quarta-feira (21), estão o fundador da Bematech e presidente do Conselho de Administração da Copel, Marcel Malczewski; os CEOs do BTG Pactual, Roberto Sallouti; da Fu2re, André Sih; VP Latam da Viasat, Leandro Gauszer; o presidente da Toyota no Brasil, Evandro Maggio; o diretor-executivo da Rede Globo, Wanderley Baccala; o diretor da Nokia no Brasil, Rafael Mezasalma;  os diretores sênior da Databricks, Flavio Valiati e da Oracle, Davi Carvalho; o líder de Energia da Nvidia, Alaor Neto; o VP de Inovação e Transformação da Arcelor Mittal, Rodrigo Carazolli; o diretor-executivo da Aegea, Luiz Couto; o líder da Google Cloud, Leonardo Almeida; da GE Vernova, os líderes Maria Haro, em Soluções Digitais; e Douglas Junior, em Rede de Automação; o diretor de Digital Grid da Scheneider para a América Latina, João Carlos Marques; o diretor especialista da SAP, Sávio Marques; o diretor de dados e IA da Sales Force, Gabriel Dornella; o diretor Comercial e de Estratégia da PIX Force, Rafael Loureiro e o sócio de governo e Infraestrutura da EY, Alexandre Vidal.

Crédito da foto: João Paulo da Silva Gomes

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *