Dia das mães: mais de 92% dos brasileiros pretendem comprar presentes de até R$ 200

Dia das mães: mais de 92% dos brasileiros pretendem comprar presentes de até R$ 200

Pesquisa revela mudança no comportamento de consumo para a data com foco em equilíbrio entre custo e valor afetivo

Mais de 92% dos brasileiros pretendem presentear no Dia das Mães, celebrado em 11 de maio. A informação foi revelada por uma pesquisa proprietária do Mission Brasil, plataforma líder em serviços recompensados, que, buscando entender o comportamento do público em uma das datas mais importantes do ano para o varejo nacional, ouviu mais de mil participantes de todos os estados do país e do Distrito Federal.

A pesquisa revelou ainda uma mudança importante no comportamento de compra: a maioria dos consumidores pretende gastar até R$ 200. Entre os entrevistados, 33% dos entrevistados projetam gastar entre R$ 101 e R$ 200; já 30% entre R$ 50 e R$ 100,  e 10% até R$ 50. Do restante dos entrevistados, quase 14% estão dispostos a custear uma lembrança entre R$ 201 e R$ 300, cerca de 7% desejam gastar entre R$ 301 e R$ 400 e outros 6% pretendem arcar com produtos acima de R$ 400.

Entre as categorias de presentes citados, lideram “Produtos de beleza” (33%) e “Roupas e acessórios” (28%) são as preferidas, demonstrando uma procura por itens que favoreçam o cuidado pessoal e a autoestima. Já presentes considerados tradicionais, como “Flores” (6%) e “Decorações para casa” (3%), perderam espaço entre as escolhas, sinalizando mudanças nos hábitos de consumo.

Para Alyne Carvalho, líder de marketing da Mission Brasil e do Mission Insights,braço de pesquisa da companhia, a pesquisa mostra que o consumidor brasileiro está mais estratégico e emocional nas suas escolhas. “O brasileiro busca hoje o equilíbrio entre custo, qualidade e significado afetivo na hora de escolher o presente” avalia.

Jovens puxam o consumo

O perfil dos entrevistados destaca a influência das novas gerações no consumo. A maioria dos respondentes pertence à geração Z (45%) e aos millennials (31,2%), grupos reconhecidos pelo forte impacto das redes sociais nas decisões de compra. Entre os demais participantes, 15% têm entre 36 e 42 anos e 7% estão na faixa de 43 a 51 anos.

Em termos de renda, 47% ganham até um salário mínimo, 40% entre um e três salários, 9% entre três e cinco salários e apenas 3% recebem acima de cinco salários mínimos.

O recorte socioeconômico também ajuda a explicar o foco em estratégias de preço e a preferência pelo pagamento à vista, revelando um consumidor atento ao orçamento. Para Alyne, esse retrato do estudo ajuda a explicar a nova geração de consumidores, “quando olhamos para esses públicos da geração Z e millennials fica muito claro que eles querem muito mais do que um produto: eles buscam experiências, valores e um propósito claro em cada compra. Para o varejo, entender essa jornada é essencial para aproveitar a data, construir relevância e fidelização”, conclui a especialista.

Atendimento e experiência em loja física

Para a escolha do presente, o estudo aponta a qualidade do produto como fator mais relevante na decisão de compra, sendo destacado por 28,4% dos entrevistados. O atendimento ao cliente vem na sequência, sendo considerado essencial para 20,5% dos consumidores.

A agilidade na entrega ou no atendimento também desponta como elemento determinante, sendo apontada como altamente importante por 91% dos participantes. Mas um fator chama atenção: apesar da forte presença digital das gerações mais jovens, a preferência pela compra presencial se destaca, com 56% pretendem ir às lojas físicas, enquanto  43% optam pelo onlline.

Segundo a líder da área de marketing e do Mission Insights, a conexão emocional proporcionada pela experiência de escolher pessoalmente o presente para alguém tão significativo parece pesar mais do que a praticidade do online. “Nossa pesquisa aponta que a experiência de compra presencial ainda gera uma conexão emocional muito forte, principalmente em datas comemorativas. A agilidade, combinada à sensação de proximidade, influencia diretamente a decisão do consumidor”, comenta Alyne.

Outro dado importante diz respeito às estratégias de incentivo ao consumo: 76,8% dos respondentes preferem desconto a cashback. Além disso, 66,7% indicam a intenção de pagar à vista, comportamento que reforça uma tendência de maior responsabilidade e planejamento financeiro no momento da compra, comportamento que já é observado entre as novas gerações. Entre as formas de atração mais valorizadas, 42% destacam preço baixo e descontos, enquanto 25% priorizam bom atendimento.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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