E-commerce deve faturar mais de R$ 9 bilhões no Dia das Mães

E-commerce deve faturar mais de R$ 9 bilhões no Dia das Mães

Varejo online deve superar 16 milhões de pedidos este ano

O Dia das Mães, considerada pelos varejistas como a data mais importante para o comércio no primeiro semestre, deve trazer impactos positivos para o e-commerce pelo sexto ano consecutivo. Segundo os dados da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm), a previsão é de um crescimento de 14,5% em relação a 2024, o que representa R$ 9,7 bilhões em faturamento para o período.

A projeção também indica 16,7 milhões de pedidos durante o período – um aumento de 5% ao ano anterior. Além disso, o ticket médio deve subir 9%, alcançando R$ 579,51. No panorama geral, a estimativa é que, em 2025, o faturamento do e-commerce no Brasil ultrapasse R$ 234 bilhões, resultado 15% superior comparado ao ano anterior.

Para aproveitar o momento, os lojistas devem estar atentos às tendências de consumo. “O Dia das Mães é a segunda melhor do ano, atrás apenas do Natal, especialmente no ambiente digital. É o momento ideal para aplicar estratégias eficazes, entender o comportamento do consumidor e estabelecer relacionamentos duradouros, que possam se refletir nas próximas datas, como Dia dos Namorados e Dia dos Pais, por exemplo”, comenta Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity na Iberia e no Brasil, empresa especialista em engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre os varejistas e seus clientes.

O executivo reforça ainda que além do preço, os consumidores buscam por mais vantagens na hora da compra. “Nesse sentido, as campanhas de retail media e os programas de benefícios podem ser grandes aliados das marcas”, completa.

Publicidade online como aliada

O retail media permite a criação de campanhas personalizadas alinhadas aos interesses dos consumidores. Já os programas de cashback e clubes de compras incentivam o retorno e fortalecem o vínculo com os clientes. Ao combinar essas práticas com as análises de comportamento, os lojistas podem explorar novas oportunidades de consumo.

Esparza aponta que “ferramentas como programas de fidelidade, opções de pagamento flexíveis e campanhas personalizadas – viabilizadas pelo retail media – são fundamentais para aprimorar a experiência de compra e fortalecer a conexão entre as marcas e os clientes. Essa abordagem atende às demandas imediatas e promove a fidelização, além de estabelecer relações de longo prazo e construir bases sólidas para o crescimento sustentável das empresas”, detalha.

Comportamento de compra do consumidor brasileiro

Para que as estratégias do varejo online sejam eficazes, é preciso ficar atento ao comportamento do consumidor brasileiro, que mostra:

  • Parcelamento: de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Serasa, empresa de proteção ao crédito e análise de riscos, no final de 2023, mais de 70% da população prefere parcelar as compras.
  • Preço: o relatório “Consumer Signals” da EY, empresa especializada em auditoria e transações, divulgado em 2024, aponta que 85% dos clientes acompanham a variação de preços dos produtos ao longo do ano, aguardando o melhor momento para comprar.
  • Cautela: já a Nielsen, empresa global líder em medição de audiência, mostrou em um estudo de 2024 que os brasileiros estão cada vez mais econômicos e cautelosos na hora de escolher onde gastar o dinheiro.

“Para se destacar no mercado, os varejistas precisam identificar padrões e necessidades específicas dos consumidores, especialmente em datas como o Dia das Mães. Nessas ocasiões, o público tende a se planejar, buscando vantagens por meio de parcelamentos, programas de pontos e benefícios agregados em cada compra”, finaliza Esparza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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